Dúvida - Motherboard, memória e gráfica

Evolva

Banido
Boas

Tenho uma motherboard intel D915PCY, mas estou a pensar em trocar por outra melhorzita.

Mas a minha dúvida é em relação à motherboard que tenho ainda. Ela tem slot pci-e e a placa gráfica que lá está é pci-e. Ora como vou vender a placa foi-me perguntado se dava para pci-e 2.0. E foi aqui que fiquei com a dúvida. Todos os slots pci-e dão pra 2.0? Ou só os mais recentes? Há alguma maneira de ver isso sem ser no manual, com um programa ou coisa do género?

Já agora aproveito e esclareço outra dúvida. Neste momento tenho 1gb ddr2 mas estou algo confuso em relação à velocidade. No programa cpu-z indica:

Dram frequency: 266mhz
Nas timing tables indica: 200mhz, 266mhz, 266mhz

Isto significa o quê? Que é ddr2 a 800mhz ou a 400mhz?

Por fim, estou também a pensar em comprar uma nova gráfica. Nada de muito caro. Estava a pensar na Saphire ATI Radeon HD 4850 1gb Gddr3. A dúvida consiste em:

A diferença de performance da 4850 512mb para a 4850 1gb é muito grande? Vale apena os euros a mais?

E a diferença destas duas para a Saphire ATI Radeon HD 4870 512mb Gddr5?

Obrigado desde já pelas respostas.

Abraços
 
Última edição:
PCI 1.0 e 2.0 sao retrocompactiveis apenas ficam limitados á velocidade mais baixa ou seja grafica 2.0 funciona em board 1.0 a --> 1.0

a tua ram 266 significa que é DDR2 533 - DDR que dizer Double Data Rate ou seja é multiplicada por 2

compensa ter comprar 4850 1gb se usares resoluçoes muito elevadas caso contrario ou o teu monitor nao as suporte fica-te pela 512 que faz o mesmo serviço em baixas resoluçoes.

em relaçao á 4870 , esta no andar de cima.
se tiveres € investe nela.

cumps.
 
Última edição:
Agradeço imenso a resposta.

Mas e em relação à 4850 e a 4870? Eu sei que a 4870 é melhor mas os ganhos serão assim tão grandes que se justifique o euros a mais?

É que apesar de não querer gastar muito numa placa gráfica queria uma que se mantivesse actualizada por algum tempo.
 
Boas, na minha opinião justifica - se..mas é relativo a diferença de performance é de cerca de 30 porcento em alguns casos..se vais jogar em resoluções acima de 1680 deves ir para a HD4870.
 
Back
Topo