[Dúvida] Mudar fibra para outra divisão da casa

MQueiros

Power Member
Olá!

Vou ter que mudar a box de divisão, porque vão haver obras cá em casa e tenho que passar tudo temporariamente para o andar de baixo.

Já ia lançado nessa operação de mudança, mas deparei-me com esta geringonça:

Teria que cortar e passar o cabo de fibra preto para o andar de baixo. Mas depois teria que refezer a ligação da imagem. Ou seja, descarnar o cabo preto para ficar só com o fio de fibra e depois, de alguma forma, unir ao fio que vai para o conector sc/apc (?)

Alguém já passou pelo mesmo processo e tem sugestões? Há algum adaptador que facilite a tarefa de unir aqueles 2 fios de fibra óptica?
 
Olá!

Vou ter que mudar a box de divisão, porque vão haver obras cá em casa e tenho que passar tudo temporariamente para o andar de baixo.

Já ia lançado nessa operação de mudança, mas deparei-me com esta geringonça:

Teria que cortar e passar o cabo de fibra preto para o andar de baixo. Mas depois teria que refezer a ligação da imagem. Ou seja, descarnar o cabo preto para ficar só com o fio de fibra e depois, de alguma forma, unir ao fio que vai para o conector sc/apc (?)

Alguém já passou pelo mesmo processo e tem sugestões? Há algum adaptador que facilite a tarefa de unir aqueles 2 fios de fibra óptica?
Acho que não tens grandes opções. A menos que com muito jeito consigas passar o actual conector para o novo local se cortares nada acho que terás que chamar um técnico.
 
Pois, se percebi bem também há umas emendas mecânicas à venda, mas não me quero aventurar nisso.

Vou optar por chamar o técnico, ou então aguentar umas semanas sem internet e TV em casa.

Obrigado!
 
Pois, se percebi bem também há umas emendas mecânicas à venda, mas não me quero aventurar nisso.

Vou optar por chamar o técnico, ou então aguentar umas semanas sem internet e TV em casa.

Obrigado!
Sim existem mas mesmo esses conectores exigem algum cuidado e "saber" para serem usados.
 
Olá!

Vou ter que mudar a box de divisão, porque vão haver obras cá em casa e tenho que passar tudo temporariamente para o andar de baixo.

Já ia lançado nessa operação de mudança, mas deparei-me com esta geringonça:

Teria que cortar e passar o cabo de fibra preto para o andar de baixo. Mas depois teria que refezer a ligação da imagem. Ou seja, descarnar o cabo preto para ficar só com o fio de fibra e depois, de alguma forma, unir ao fio que vai para o conector sc/apc (?)

Alguém já passou pelo mesmo processo e tem sugestões? Há algum adaptador que facilite a tarefa de unir aqueles 2 fios de fibra óptica?
Tens ont em separado, ou não?
Se tiveres em separado, e um cabo de rede a ligar ao router, podes (e deves ) comprar uns metros de cabo de rede, e assim evitas deslocar essa caixa de ficar de fibra....

Se for ont junto com o router e mais dificil...

De qualquer forma já cabos de fibra a venda com o tamanho k queres.... Eu comprei um de 10mts e não notei diferenças.

De qualquer das formas , vais me desculpar esta pergunta:
O fio da fibra vem-me tido diretamente por um tubo na parede ou vem por exemplo por algum buraco que eles fizeram na parede...
Se ela não vier por uma tubagem própria ele tentava descolar o fio até junto duma janela ou ou assim, e depois tentava levar o sinal para andar debaixo, com aquele cabos da fibra ou cabo de rede...
 
Última edição:
Tens ont em separado, ou não?
Se tiveres em separado, e um cabo de rede a ligar ao router, podes (e deves ) comprar uns metros de cabo de rede, e assim evitas deslocar essa caixa de ficar de fibra....

Se for ont junto com o router e mais dificil...

De qualquer forma já cabos de fibra a venda com o tamanho k queres.... Eu comprei um de 10mts e não notei diferenças.

De qualquer das formas , vais me desculpar esta pergunta:
O fio da fibra vem-me tido diretamente por um tubo na parede ou vem por exemplo por algum buraco que eles fizeram na parede...
Se ela não vier por uma tubagem própria ele tentava descolar o fio até junto duma janela ou ou assim, e depois tentava levar o sinal para andar debaixo, com aquele cabos da fibra ou cabo de rede...
Obrigado pela resposta!
O ONT é em separado e a fibra vem de um buraco feito na parede.

Pois, poderia passar o cabo de fibra para o andar de baixo por uma janela (teria de confirmar primeiro se tem comprimento suficiente) ou então passar um cabo de rede pelos buracos nas paredes ou janelas.

Mas, de qualquer forma, vou-me conformar em deixá-lo onde está. Ainda apanho algum sinal no andar de baixo (mais com replicador) e pode ser que o router, apesar das obras, possa permanecer ligado a maior parte do tempo.

O facto de a fibra ter que ser unida com uma máquina própria (ou com algum tipo de emenda) apanhou-me de surpresa e já fiquei esclarecido com este tópico. Obrigado a todos!
 
Back
Topo