Duvida - Mudar ou não de emprego

manelele

Membro
Bom dia. Ando à 1 semana a tentar decidir algo, mas está complicado. Sou developer back-end

Actual emprego:
- Recebia 1300 brutos, ao dizer que me ia embora, ofereceram-me 1700 brutos, mais um bonus que pode chegar aos 4000€ dependendo dos objectivos atingidos
- Sou o único developer
- Gosto do ambiente da empresa e dou-me bem com o pessoal
- Trabalho sempre no mesmo projecto (disseram que ia ter mais projectos no futuro, que há muitas ideias)
- Progressão na carreira sem grandes perspectivas
- demoro até ao escritório cerca de 30 minutos de transportes publicos



Nova Proposta:
- 1900 brutos - ( Em 6 meses passaria a 2100 brutos)
- Equipa de ~20 developers
- Vários Projectos, em várias tecnologias, todas back-end
- demoro até ao actual escritório cerca de 15 minutos a pé ( Há a possibilidade de mudarem de escritório e de ter de ir de carro e demorar 1 hora)

Ao inicio estava certo na mudança, mas após a contra-proposta, e ver que fizeram um esforço para que eu ficasse, tenho andado indeciso.

O que fariam na minha posição ?
 
Se não existirem assim backside issues... aceitava a proposta da actual empresa.

Como tás de formação? eles fazem formação ou é para inglês ver? Carrega nisso. Faz cursos, aumenta o teu curriculum e passa mais um ano.
Depois logo vês.

1700 brutos faz-te subir de escalão de irs? quando é que realmente vais ficar depois descontos? tens de fazer essas contas.
 
Se não existirem assim backside issues... aceitava a proposta da actual empresa.

Como tás de formação? eles fazem formação ou é para inglês ver? Carrega nisso. Faz cursos, aumenta o teu curriculum e passa mais um ano.
Depois logo vês.

1700 brutos faz-te subir de escalão de irs? quando é que realmente vais ficar depois descontos? tens de fazer essas contas.

Não, até hoje nunca tive formação.
 
Eu ainda questionava o tempo de experiência que tens.

Quanto a remuneração, em relação aos bónus nunca gosto de contar com o ovo da galinha e pensar que é garantido, porque muitas empresas colocam essa "regalia" e nem todas depois no final pagam. Portanto, nunca faço contas com o Bónus (quer seja de desempenho quer seja por lucro da empresa).

Até hoje nunca tiveste formação!? Há quanto tempo estás ai!? 1 ano!? 2 anos!? Começa a ser hábito as empresas "esquecerem-se" de dar formação. No entanto, tenta não ficar parado neste campo, apesar de maior parte das vezes ser um carimbo para clientes verem, nunca deixa de ser uma mais valia, nem que seja pessoal.

Em relação ao esforço que fizeram, recordo que este mundo é um mundo de cão, portanto, ninguém faz os ditos esforços, todos querem é no final de contas ficar contentes, tu ganhando mais e eles não perdendo o recurso e tentando pagar o mínimo possível (dentro dos limites deles) para ainda poderem alimentar os "tubarões" que estão mais acima na "cadeia alimentar".

Pensa com calma, mas lembra-te que este é realmente um mundo de cão.
 
Eu ainda questionava o tempo de experiência que tens.

Quanto a remuneração, em relação aos bónus nunca gosto de contar com o ovo da galinha e pensar que é garantido, porque muitas empresas colocam essa "regalia" e nem todas depois no final pagam. Portanto, nunca faço contas com o Bónus (quer seja de desempenho quer seja por lucro da empresa).

Até hoje nunca tiveste formação!? Há quanto tempo estás ai!? 1 ano!? 2 anos!? Começa a ser hábito as empresas "esquecerem-se" de dar formação. No entanto, tenta não ficar parado neste campo, apesar de maior parte das vezes ser um carimbo para clientes verem, nunca deixa de ser uma mais valia, nem que seja pessoal.

Em relação ao esforço que fizeram, recordo que este mundo é um mundo de cão, portanto, ninguém faz os ditos esforços, todos querem é no final de contas ficar contentes, tu ganhando mais e eles não perdendo o recurso e tentando pagar o mínimo possível (dentro dos limites deles) para ainda poderem alimentar os "tubarões" que estão mais acima na "cadeia alimentar".

Pensa com calma, mas lembra-te que este é realmente um mundo de cão.

Tenho cerca de 2 anos de experiência, estou nesta empresa à 7 meses.

Estou com bastantes dúvidas da decisão que irei tomar
 
mesmo não cobrindo, a tua entidade atual fez uma oferta ainda grande para um aumento, das duas uma, ou estavas a ganhar muito pouco ou és fundamental aí.

qualquer das escolhas que faças boa sorte e pondera bem.
 
Aqui há bastante formação, mas não para developers, porque sou mesmo o único
Olha que por lei todos os trabalhores são obrigados a ter um número de horas de formação anual, só que muitas chutam para o lado ou "aldrabam" essas horas usando conteúdos de aprendizagem como e-learning etc.

Negoceia essa parte, pede formação, faz também que nos anos anteriores não a tiveste. Usa isso como argumentação. No final é simples, quem não chora não mama :\
 
sendo o único dev e se te fizeram uma contraproposta, é porque precisam de ti, caso contrario , nem se chateavam com o assunto...

eu optava por ficar, mas ao menos fazer o choradinho para igualarem a outra proposta de 1900€...

Na outra sendo mais dev's e com a probabilidade de se mudarem mais longe da área de residência o que vais ganhar de extra vais derreter em despesas com deslocação e manutenção do carro...
 
sendo o único dev e se te fizeram uma contraproposta, é porque precisam de ti, caso contrario , nem se chateavam com o assunto...

eu optava por ficar, mas ao menos fazer o choradinho para igualarem a outra proposta de 1900€...

Na outra sendo mais dev's e com a probabilidade de se mudarem mais longe da área de residência o que vais ganhar de extra vais derreter em despesas com deslocação e manutenção do carro...
Eles disseram-me que o meu escritório serio o que fica perto de casa, e que no caso de ter de ir ao novo escritório que fica longe, seria algo pontual e apenas se fosse realmente necessário
 
mesmo não cobrindo, a tua entidade atual fez uma oferta ainda grande para um aumento, das duas uma, ou estavas a ganhar muito pouco ou és fundamental aí.

qualquer das escolhas que faças boa sorte e pondera bem.
Sim, a conversa que tiveram comigo foi que não me queriam deixar sair, que gostavam de oferecer mais mas este é o valor máximo tabelado para a minha experiência. Que gostam bastante do trabalho que tenho vindo a fazer, que recentemente tive uma boa avaliação.

Foi aqui que me fez pensar, que tou num sitio onde gostam de mim. Antes desta conversa eu estava completamente certo em mudar de empresa
 
Eles disseram-me que o meu escritório serio o que fica perto de casa, e que no caso de ter de ir ao novo escritório que fica longe, seria algo pontual e apenas se fosse realmente necessário

mas tu ainda acreditas, as empresas nessa fase prometem mundos e fundos, depois de lá estares a coisa muda de figura e tu tens de te aguentar, vê-se mesmo que ainda estás verde nestas situações...
 
Sim ainda sou novo, mas se não acreditarmos no que nos dizem, ficamos sempre no mesmo sitio

eu já passei pelo mesmo que tu, e foi mesmo com base na minha experiência que te disse o que te disse, nem tudo o que reluz é ouro, no final de lá estares , tens de aguentar á bronca e as promessas em que acreditas-te no final já não eram bem assim como pintaram, ao longo dos anos cai na esparrela duas vezes, mas lá está nos dias que correm, estás bem podes-te ir por mal...

quanto ao teu actual empregador não conseguir igualar a oferta de ordenado, não é impossível, simplesmente está a ver pega, tens de pressionar, ainda para mais és o único dev, tens a faca e o queijo na mão, se não querem vais-te embora, como eu te disse se não estivessem tão interessados não te tinham feito logo uma contraproposta mais perto do concorrente, o que quer dizer que podem ainda esticar mais, estão a ver é se tu ficas por ali, na negociação...
 
eu já passei pelo mesmo que tu, e foi mesmo com base na minha experiência que te disse o que te disse, nem tudo o que reluz é ouro, no final de lá estares , tens de aguentar á bronca e as promessas em que acreditas-te no final já não eram bem assim como pintaram, ao longo dos anos cai na esparrela duas vezes, mas lá está nos dias que correm, estás bem podes-te ir por mal...

quanto ao teu actual empregador não conseguir igualar a oferta de ordenado, não é impossível, simplesmente está a ver pega, tens de pressionar, ainda para mais és o único dev, tens a faca e o queijo na mão, se não querem vais-te embora, como eu te disse se não estivessem tão interessados não te tinham feito logo uma contraproposta mais perto do concorrente, o que quer dizer que podem ainda esticar mais, estão a ver é se tu ficas por ali, na negociação...

A proposta que me fizeram é a oferta máxima da tabela de juniores (onde me incluo). O meu manager propôs-me depois 1700 brutos e em Janeiro ser aumentado, já com o valor definido. Mas o pedido foi rejeitado pelas pessoas que estão a cima dele.

Na questão de aprendizagem e experiência, penso que a nova empresa me parece melhor, visto que será para trabalhar com 3 linguagens diferentes, enquanto onde estou, é apenas 1 linguagem. Lá poderia trocar ideias com outros devs, aqui não posso. Isso deixa-me a pensar ...
 
A proposta que me fizeram é a oferta máxima da tabela de juniores (onde me incluo). O meu manager propôs-me depois 1700 brutos e em Janeiro ser aumentado, já com o valor definido. Mas o pedido foi rejeitado pelas pessoas que estão a cima dele.

Na questão de aprendizagem e experiência, penso que a nova empresa me parece melhor, visto que será para trabalhar com 3 linguagens diferentes, enquanto onde estou, é apenas 1 linguagem. Lá poderia trocar ideias com outros devs, aqui não posso. Isso deixa-me a pensar ...

tens de equacionar , os cenários todos possíveis, prós e contras, visto que ainda és novo, se ainda não estás agarrado a nada, tu melhor que ninguém é que podes saber se vale apena ou não mandares-te de cabeça para uma nova aventura(etapa) na tua vida, mas se estás mesmo a ver que a empresa actual não vais passar da cepa torta, então como eu disse se não estiveres agarrado a nada, muda-te para a outra empresa e logo vês independentemente do que possa vir a acontecer, mas tens de ter em mente como eu disse as empresas que vingam estão em constante mudança, o que nos obriga a acompanhar e nem sempre essas mudanças nos agradam e temos de viver com isso...
 
Back
Topo