1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Duvida na compra de portatil!

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por afonaom, 22 de Agosto de 2012. (Respostas: 11; Visualizações: 684)

1. Ola. Em Outubro vou entrar na faculdade, engenharia electrotécnica e vou ter de comprar um portátil. Já tenho algumas ideias de possíveis compras, mas queria que me ajudassem a decidir porque não percebo muito. Quero que o portátil minimamente rápido, que corra sem problemas o software que vou utilizar no curso e que consiga correr windows7 e linux ao mesmo tempo (não sei se isso é pesado) , é essa a sua principal função, porque tirando as funções básicas (internet, office…) não vou utiliza-lo para jogar ou outras coisas mais pesadas. A minha principal dúvida está relacionada com o tamanho do ecrã, 13.3” ou 15.6”? Por um lado, o tamanho 13.3” permite-me transporta-lo com maior facilidade e tem melhor bateria, por outro é um tamanho mais caro porque para as mesmas specs que um 15.6” pago em média +150€, e não sei se vou transporta-lo o suficiente para que essa diferença valha a pena. O que acham?
    1) Qual é o orçamento disponível?

450€ - 550€

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
    13.3”-14”
    15”-15.6”

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Não tenho marca de preferência

4) A que tarefas se destina o portátil?

Utilizar o seguinte software:
    -Ambiente Linux funcional, preferencialmente com interface gráfica KDE
    -Xilinx ISE
    -ModelSim
    -Compilador g++.
    -Labview
    -MathLab
    -MultiSIm
    -MPLAB
    -MARS
    -WinAVR
    -Keil uVision 3
    -Eagle CAD
    -PSIM
    -Spice

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?

Provavelmente irei transporta-lo para a faculdade com alguma regularidade, mas não sei se vai ser assim tão regular

6) Quantas horas de bateria necessitas?

Quanto mais melhor

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
    Não, e por isso diria que a placa gráfica não é um factor a considerar na compra

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)

Não sei

9) Quando é que vais comprar o portátil?

Antes do final de Setembro

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?
    Não

Estes são os portateis que depois de alguma pesquisa me parecem melhores:

[h=1]Caso decida optar por 15.6” o Asus X54HR-SX047V parece-me ser suficiente para correr os programas que disse e ao mesmo tempo poupo algum dinheiro porque só custa 389€ na *****. Outra opção é o Samsung 300E5C-A01PT que custa mais 100€ mas tem um hdd maior (500GB vs 320GB), mais 2 GB de RAM (Mesmo que seja algo barato de fazer upgrade), melhor bateria (6.5 horas) e principalmente por ser mais pequeno, fino e leve (-300gramas). A gráfica é inferior mas como disse, não vou jogar.[/h][h=1]Caso decida comprar 13.3”, tenho menos opções e mais caras: o Asus U32U-RX014V é a opção mais barata (500€) mas tem um processador bem mais fraco (Mas se for suficiente para correr o que eu disse, qual é o mal?), ou posso pagar 580€ e comprar o Asus U36SG-RX200V ou o Samsung 300V3A-S06PT (melhor hdd mas mais pesado e grosso) , que valem bem a diferença de preço em relação ao U32U mas que só consigo encontrar comprando online em lojas que não conheço.[/h][h=1]Desculpem o post comprido, mas o que faço? Para os que já andam na faculdade, acham que vale a pena comprar 13.3” ou 15.6” também é minimamente transportável? Ou espero até meio de setembro arriscado que estes esgotem?[/h]Obrigado pelas respostas.

Última edição: 22 de Agosto de 2012
  2. brruno

brruno Power Member

o U32U tem processador de netbook , bem mais fraco.

tens o Samsung 300E5A-S07PT a 480€, melhor relação potencia/preço que o -A01PT

3. Mas só a grafica do Samsung 300E5A-S07PT é que é melhor não é? Achas que para as funções que eu disse preciso de gráfica?Porque senão, se calhar o A01PT era melhor porque ia estar a pagar 20€ por +2GB de RAM e um processador ligeiramente melhor. Mas se calhar o asus continua a ser um melhor negocio, não sei...
    Mais uma coisa, se fosses tu compravas 13.3 ou 15.6?
    Desculpa estas perguntas todas =D

4. brruno

brruno Power Member

sorry , não reparei que a grafica não te faz falta ... mas 2GB fica-te por pouco mais de 10€ , por 20€ ja compras de 4GB.

13" é por norma mais leve e com melhor bateria mas perdes em area de trabalho , e no teu orçamento so tens mesmo o 300v3a , que pessa quase o mesmo que o 300e5a e o nivel de bateria é o mesmo...

5. Muito obrigado! Pois o 300v3a tem quase o peso do 300e5a, mas por outro lado tem as dimensões menores o que deve fazer com que caiba facilmente numa mochila...Mas acho que tens razão a minha escolha deve ser então entre o asus X54HR-SX047V ou o 300e5a (1 deles), ainda não sei se a diferença no peso e dimensões vale a diferença de preço entre estes porque se eu usasse esses 100 euros para por um ssd no asus ficava com um computador bem mais rapido (mas claro, maior e mais pesado)... E achas que vale a pena esticar 580 pelo U36SG-RX200V? O unico problema é que só existe a este preço em lojas que nunca ouvi falar...

6. e pronto, o asus x54hr-sx047v que estava a 389 na ***** parece estar esgotado...[h=1][/h]

7. AlFACE \/.\/

AlFACE \/.\/ Power Member

OFF-TOPIC: Importaste-te de dizer para que univ. é que vais fazer eng. electrotécnica :p ? Também vou para esse curso e já sabia de alguns desses softwares que ia precisar mas alguns nunca tinha ouvido falar ou alguns não tem nada a ver com o curso ?

8. brruno

brruno Power Member

penso que ele tb estava a bom preço na *****
    a grande diferença entre o asus e o Samsung é mesmo na bateria , no Samsung consegues á volta das 6h , no asus so cerca de 2h..

9. fogo, é uma diferença gigante, agora só tenho mesmo que decidir qual dos Samsung escolher, porque realmente se escolher -A01PT em vez do -S07PT é um bocado irritante pensar que vou estar a pagar +20€ por uma placa grafica pior, mesmo que não a vá usar :p . Só uma coisa, eu não percebo nada de placas graficas, mas procurei no google uma comparação entre a GT520 e a intel hd graphics 4000 e encontrei esta frase (porque os numeros não me dizem nada :p) : "For the Gaming suite of the PCMark Vantage benchmark, Intel HD 4000's scores were stellar and pulled ahead of the NVIDIA GeForce GT 520 by a marginal amount. " E encontrei outra coisa: http://compare-processors.com/forum/hd-graphics-4000-vs-nvidia-gt-520m-t436.html

10. brruno

brruno Power Member

Esse portatil não tem a Intel HD4000 , é erro da fnac.. Nem sequer a HD3000 , tem a Intel HD Graphics.

O B960 é um Intel Pentium de 2ª geração : estes têm a Intel HD Graphics

Os Intel ix de 2ª geração têm a Intel HD Graphics 3000 _ abreviatura HD3000

Os Intel ix de 3ª geração é que têm a Intel HD Graphics 4000 _ abreviatura HD4000 ,
    esta sim é melhor que a GT520M , mas não é esta que o samsugn tem.

11. tens toda a razão

Partilhar esta Página