1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

dúvida na compra de um macbook

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por uranio, 5 de Outubro de 2008. (Respostas: 33; Visualizações: 1962)

1. uranio

uranio Power Member

Olá a todos!

Bem, eu estou a ponderar comprar um macbook, visto que ainda estou indeciso em relação a um sony vaio (actualmente tenho um acer com XP)! Já sei que deste lado vai tudo defender o macbook. Mas a verdade é que o preço ainda é uma barreira! Costumo usar aplicações comuns, e depois ainda Photoshop, edição audio, e alguma edição de vídeo (Premiere), assim como software científico.

A questão que tenho é se valerá a pena comprar um macbook tendo estas exigências. As minhas possibilidades ficam-se no macbook a 2.4Ghz com um possível aumento para 4GB RAM OU 250Gb de disco em vez dos 160Gb de origem. Com estas configurações gostaria de saber se realmente vale a pena, e se sim, qual a melhor opção a escolher: upgrade de RAM ou de disco, visto que só posso optar por uma! (a minha opção recai para os 4Gb RAM visto que poderei comprar um disco externo pequeno mais tarde).

Desde já obrigado pela atenção e em breve virei com mais dúvidas =)

2. Lucien

Lucien What is folding?

Bem, atendendo à tua pergunta, e tendo em conta as finalidades que irás dar à maquina, recomendo o MacBook. Por um lado, estás muito bem servido com o Leopard a nível de multimédia, já que a Apple está muito virada para esse campo, e isso obviamente reflecte-se no seu OS.

Relativamente ao software científico, geralmente existem versões Mac para a maioria das aplicações mais populares, mas caso não haja, podes sempre por o Windows XP/Vista a correr em Boot Camp e aí estarás muito bem servido (coisa que não se pode fazer inversamente num portátil comum com métodos legais).

E agora, quando à escolhe do upgrade, a minha decisão cairia claramente sobre o upgrade da RAM para o dobro. Como vais trabalhar com aplicações que exigem bastante memória para correrem bem, isso torna-se necessariamente fundamental. Claro que 250 GB é melhor que 160, mas já te perguntaste a que utilidade vais pôr o disco? É que 160 GB chega perfeitamente para o que tu queres fazer (julgo eu).

Bom, aí está o meu conselho. Espero ter ajudado. :)

Cumps.

3. Pedro Mantorras

Pedro Mantorras Power Member

Sem dúvida aumento de RAM. Mas não compres essa dita RAM pela Apple Store que te sai muito mais cara. Informa-te primeiro da RAM que o MB usa e compra depois numa loja "normal".

4. uranio

uranio Power Member

pela Apple Store, o Macbook 2.4Ghz, com 4Gb RAM e 160Gb de disco fica-me a 1278€... eu acho que é barato relativamente a todas as outras lojas que os vendem!

5. luckystriked

luckystriked Power Member

Mas se comprares so o portatil na loja e comprares a ram/disco á parte e montares tu fica MESMO muito mais barato

6. uranio

uranio Power Member

Acho que prefiro a garantia! Just in case!

7. Razzo

Razzo What is folding?

Não perdes a garantia.
    E espera uma semana, diz-se que vai haver novidades dia 14

8. s e 7 e n

s e 7 e n Power Member

Espera até aos novos macbook sairem que devem de estar mesmo por ai...
    Depois compras uma configuração base, e a parte 4GB SDRAM (65€) e um disco 2.5'' e ficas com o mesmo portátil mas mais barato e não tens problemas com garantia.

9. Artemis1972

Artemis1972 Power Member

Deves fazer o que te estão dizer... Se quiseres poupar dinheiro, se este não for problema, então força a aumentar a conta bancário do Tio Steve.
    Cumprimentos,

10. uranio

uranio Power Member

então se comprar a RAM por fora é exactamente igual à de origem i.e., mesma marca e qualidade?
    e comprando-a por fora como é que a coloco depois? não é preciso nenhum tipo de actualização nas configurações do sistema? (p.s. nunca trabalhei com o os da mac!)

11. sigul

sigul Power Member

Nao ha problema nenhum com a RAM desde que corresponda as especificaçoes da memoria original.
    Mas tal como outros já disseram, espera até dia 14.

12. uranio

uranio Power Member

tanta coisa tanta coisa, ainda chegamos ao dia 14 e não se passa nada! :joker:

13. tourist

tourist Power Member

man espera até dia 14 como te tem dito
    depois disso vais ver que vais ter muita escolha.
    quanto a trocar disco e RAM o proprio site da apple explica como se faz
    e nao perdes garanta nehnuma

14. ruimoura

ruimoura Power Member

NO Macbook podes mudar o disco e a RAM sem perder qualquer garantia, e é super simples. Na loja da Apple o upgrade de memória fica muito mais caro do que se comprares tu as memórias. Um kit de 4GB fica por cerca de 65/70 euros, vê quanto te levam pelo upgrade na loja ...
    Um disco de 250GB tb te custa alguns 70 euros, ou menos, ou seja, ficas com os 4GB e o disco de 250GB por cerca de 140 euros. Vê quanto levam pelo upgrade dessas duas partes na loja online e faz as contas ;) (no modelo médio, levam pelo aumento de RAM para 4GB e o aumento de disco para 250GB qualquer coisa como 250 euros, mais 110 euros do que se o fizeres tu).

No manual do Macbook tens instruções para mudar a RAM e o disco, ou no site da Apple também explica como se faz.

Última edição: 10 de Outubro de 2008
  15. broculo

broculo Banido

Com 70 euros compras um disco Western Digital - 320GB SCORPIO e ainda ficas com o de origem para ligares a uma caixa externa.

16. ruimoura

ruimoura Power Member

Precisamente :)

Na altura que troquei o meu só havia de 250GB, custou-me 75 euros, e tenho o de 120GB original numa caixa externa 2'5 (custou 15 euros) que é uma maravilha :D

17. broculo

broculo Banido

Tenho a sensação que ao comprar na loja online da Apple com o upgrade do disco que não enviam o de origem. Corrijam-se se estiver enganado.

18. ruimoura

ruimoura Power Member

É óbvio que não :o, porque não é considerado um segundo disco, ao pedires um upgrade o laptop já vem assim de fábrica, daí a grande vantagem de o trocarmos em casa e ficar com o disco original.

19. broculo

broculo Banido

Bem me parecia. Nunca tive experiência de compra na loja online da Apple e sinceramente não me parece que sejam coerentes em algumas das suas políticas.

Ex:
    Na compra de Macbook 2,1 Ghz White
    upgrade - 4GB 667MHz DDR2 SDRAM - 2x2GB = 240,00 €
    upgrade - 250GB Serial ATA Drive @ 5400 rpm = 135,00 €
    Versão base 999€ - Com upgrades = 1.374,00 €

Na compra de Macbook 2,4 Ghz White
    upgrade - 4GB 667MHz DDR2 SDRAM - 2x2GB = 160,00 €
    upgrade - 250GB Serial ATA Drive @ 5400 rpm = 90,00 €
    Versão base 1.199,00 € - Com upgrades = 1.449,00 €

Não percebo se os discos e as memórias são diferentes, ou se sou apenas mais um apple user que não gosta de ser chamado de otário.

20. parkpre

parkpre Power Member

Já tive de trocar de disco no meu Macbook e mesmo, não percebendo grande coisa, achei muito simples.
    Penso então que o broculo como tu (é pá, desculpa não resisti! :D) consegue também fazê-lo na boa.

Partilhar esta Página