duvida na configuraçao do kernel

Kaux

Power Member
boas..

keria saber kual é a diferença entre build-in ou modulo as opçpes da configuraçao do kernel em linux..

mt obrigado e fikem bem.. :)
 
Sinceramente não sei a diferença mas no manual do gentoo dizem para não usar modulos... Mas como disse, não faço mesmo a mínima ideia de qual a diferença, por isso, espera pela resposta de um guru. :p
 
Kaux disse:
boas..

keria saber kual é a diferença entre build-in ou modulo as opçpes da configuraçao do kernel em linux..

mt obrigado e fikem bem.. :)

Built-in faz parte integrante do Kernel.
Como módulo podes adicionar ou remover como te der na vinheta.

Tipicamento o que faço é um kernel com muitos módulos, para depois na próxima vez que o compilar já incluir os módulos testados como built-in.
 
A vantagem dos módulos é que, podes definir como módulos coisas que n usas sempre, como por exemplo irda, ou uma pcmcia, digamos.
desta forma, apenas os carregas quando quiseres usar.
Isto faz com que n seja preciso arrancar cenas que n precisas, ficando o boot mais rápido.
No entanto, o que usas, obviamente tens de por built-in, para n teres que tar a carregar os módulos todos à pata ... mas podias :D
 
Ragnarok disse:
Sinceramente não sei a diferença mas no manual do gentoo dizem para não usar modulos... Mas como disse, não faço mesmo a mínima ideia de qual a diferença, por isso, espera pela resposta de um guru. :p

dúvido muito que isso esteja lá escrito...e se está é para os newbies não fazrem muita porcaria...porque um kernel modular é das melhores coisas que pode haver, ao contrário de um kernel com tudo enfiado lá dentro
 
qual a vantagem de ter muitas coisas por modulos em vez de ter built-in? sendo que eu uso praticamente sempre a mesma coisa, so algumas coisas novas ou para testar como o tafinho disse meto em modulos, mas de resto tenho sempre tudo em built-in, so pa na ter ke andar a "decorar" o nome dos modulos que preciso de "carregar".
 
hum... ai entao e para isso.. :P

ja aprendi mt coisa.. :P

quais sao as coisas ke tenho mecessariamete de ter para o pc arrancar?

suporte da grafica, board.... kt aos discos e isso? e preciso algum suporte especifico?

kd acabarem os exames vou meter-m no linux a fundo.. :P
 
fap disse:
dúvido muito que isso esteja lá escrito...e se está é para os newbies não fazrem muita porcaria...porque um kernel modular é das melhores coisas que pode haver, ao contrário de um kernel com tudo enfiado lá dentro

O mais é provável é mesmo ser para os newbies como eu! :x2:
 
fap disse:
dúvido muito que isso esteja lá escrito...e se está é para os newbies não fazrem muita porcaria...porque um kernel modular é das melhores coisas que pode haver, ao contrário de um kernel com tudo enfiado lá dentro

É melhor para quem está a começar, pq um kernel modular requer que tu, para carregares os módulos que precisas, saibas efectivamente os módulos que precisas.
Quem se inicia, aínda está cru.
De qualquer forma, tb n pode ser um kernel demasiado modular, eu pessoalmente, prefiro ter certos modulos (que n são tão pcos como isso) built-in e deixo os que só vou precisar algumas vezes como módulos.
 
xtr3me disse:
É melhor para quem está a começar, pq um kernel modular requer que tu, para carregares os módulos que precisas, saibas efectivamente os módulos que precisas.
Quem se inicia, aínda está cru.
De qualquer forma, tb n pode ser um kernel demasiado modular, eu pessoalmente, prefiro ter certos modulos (que n são tão pcos como isso) built-in e deixo os que só vou precisar algumas vezes como módulos.

eu sei :)

ainda hoje me tava a queixar disso de estar a carregar os módulos todos das placas que estava a ligar (orinoco's e companhia)
 
Modular ou não... :)

Pensa na questão desta forma:
- Se vais correr uma distro em uma máquina velha, com pouca memória, opta pelo modular.
- Se é uma máquina recente, se segue o "normal", 521MB de memória, é irrelevante, pois o tamanho do kernel fica entre ~1.5MB e ~3MB depois de compilado.

A tua preocupação deve ser arranjar documentação acerca do kernel e sua configuração e apenas compilar com o que necessitas.
Como módulo só utilizo o nvidia e o joydev.

Eu uso Gentoo com kernel nitro... ;)
Toma uns links:

http://forums.gentoo.org/index.php
http://gentoo-portage.com/
http://gentoo-wiki.com/Main_Page

[EDIT] Ah, um conselho, NUNCA compilar um ficheiro de sistema, como ext2 ext3 reiserfs reiser4, como módulo, se a tua partição /boot e/ou /root estiver nesse mesmo formato... :004:
 
Última edição:
thanks! ;) para ja isto tem tado 1 pouco parado... axo que vou primeiro ver qual a distro k vou instalar.. pq na ultima semana ja instalei prai 3...:P

fikem bem! :)
 
O kernel de linux a ideia em si está mal... devia-se ter um microkernel e depois modulos à volta... ( o hurd do gnu ja está mais perto ) o kernel do mac osx, do solaris é tudo microkernel com modulos carregados dps... Compilar o kernel de linux por mais q se tente não se aproxima da melhor soluçao...

A ideia em linux é ter o indespensável em build-in... e tirar toda a treta que não se usa e que só faz baixar o desempenho, os unicos modulos que carrego é o modulo da ati e da placa wireless...
 
Back
Topo