Dúvida na escolha de modelo MAC

Bugu1990

Power Member
Boas,

Pretendo adquirir o meu primeiro Mac, neste caso, um Macbook.
Estive a ver várias opções e após fazer as continhas da praxe, dentro do meu orçamento, tenho actualmente duas opções que me parecem ser as melhores, mas entre as quais estou extremamente indeciso...
São elas:

1- Macbook Unibody 13".
2.4GHz, 2GB, 250 Gb, NVidiaGForce 9400

2- Macbook Pro 15" (geração anterior).
2.2GHz 2GB 160GB NVidiaGForce 8600 GT

Com uma diferença de 20 euros no preço, ambos custam novinhos a estrear 1400 Euros.
Assim, dado que a escolha não se faz pelo preço, gostaria de saber o que me aconselham, quer a nível de desempenho, durabilidade, capacidade, etc...

Agradeço desde já a atenção.

Melhores cumprimentos.
 
Ora aí está uma boa dúvida.

Eu diria para ires para o MBP, além de o anterior ser muito mais bonito que os actuais (na minha opinião), tem ecrã mate, e tem uma gráfica dedicada. Não que a 9400M dos novos Macbook seja fraca, mas uma placa dedicada é sempre uma placa dedicada, e mesmo a nível de longevidade tem sempre vantagens.

Se não precisares do ecrã soberbo do MBP, e quiseres uma coisa mais pequenita, vai para o Macbook, a construção é soberba, e está bastante actualizado, a nível de mercado.

O desempenho vai ser praticamente o mesmo, mas em aplicações que puxem mais pela componente gráfica o MBP mesmo assim fica em vantagem.
 
Ora aí está uma boa dúvida.

Eu diria para ires para o MBP, além de o anterior ser muito mais bonito que os actuais (na minha opinião), tem ecrã mate, e tem uma gráfica dedicada. Não que a 9400M dos novos Macbook seja fraca, mas uma placa dedicada é sempre uma placa dedicada, e mesmo a nível de longevidade tem sempre vantagens.

Se não precisares do ecrã soberbo do MBP, e quiseres uma coisa mais pequenita, vai para o Macbook, a construção é soberba, e está bastante actualizado, a nível de mercado.

O desempenho vai ser praticamente o mesmo, mas em aplicações que puxem mais pela componente gráfica o MBP mesmo assim fica em vantagem.

:x2: Para além de mais bonito também tem 1mb de cache a mais no processador.
 
Qual a melhor relação entre macbooks?

Boas:

Estou com o mesmo problema que o Bugu mas considerando máquinas diferentes:

Novo macbook (2,0Ghz, 160Gb, 2Gb ram DDR3...) 1102€

Macbook white (2,1Ghz, 160Gb, 2Gb ram DDR2...) 873€ (preços para estudante)

Gostava de saber a vossa opinião sobre a melhor relação qualidade preço considerando que o novo apenas tem design diferente (corpo integral em alumínio que dizem dar maior consistência), ecrã de leds (mais brilhante) e a ram DDR3... Procuro um mac durável e consistente, para muitas horas de uso e para alguns trabalhos com vídeos e música mas será que vale a pena pagar mais 230€ por estas vantagens

Um grande "bem haja" pela vossa ajuda!!

para uma comparação rápida ver:
http://store.apple.com/pt_edu_5000400/browse/home/shop_mac/family/macbook?mco=MTE3MzM
 
Boas:

Estou com o mesmo problema que o Bugu mas considerando máquinas diferentes:

Novo macbook (2,0Ghz, 160Gb, 2Gb ram DDR3...) 1102€

Macbook white (2,1Ghz, 160Gb, 2Gb ram DDR2...) 873€ (preços para estudante)

Gostava de saber a vossa opinião sobre a melhor relação qualidade preço considerando que o novo apenas tem design diferente (corpo integral em alumínio que dizem dar maior consistência), ecrã de leds (mais brilhante) e a ram DDR3... Procuro um mac durável e consistente, para muitas horas de uso e para alguns trabalhos com vídeos e música mas será que vale a pena pagar mais 230€ por estas vantagens

Um grande "bem haja" pela vossa ajuda!!

para uma comparação rápida ver:
http://store.apple.com/pt_edu_5000400/browse/home/shop_mac/family/macbook?mco=MTE3MzM

Eu tenho um Macbook dos brancos, e digo-te uma coisa, pagava 200 euros para ter o unibody ... Não tem "apenas um design diferente", aquilo é uma peça única de alumínio super resistente, que não tem sequer comparação com o plástico de outro portátil qualquer. Mesmo comprando com os anteriores MBP, que já eram em alumínio, são muito mais resistentes.

Como é para vídeo e umas coisas mais pesadas, vais tirar muita vantagem do DDR3, porque além de afectar a performance (não muito) da memória em si, vai influenciar muito o desempenho da gráfica integrada, que tira bastantes benefícios do DDR3. Isso para vídeo é essencial. O ecrã também tem um pouco mais de qualidade e fiabilidade de cores.
 
A questão colocada pelo Bugu1990 é mais complicada de responder porque está a comparar máquinas muito distintas. No meu caso optaria sem qualquer dúvida pelo MBP tendo em conta as minhas necessidades profissionais.

O MBP é uma boa máquina de trabalho e com uma capacidade de processamento incrível.

Quanto à dúvida do Henricus e pelo que percebi a dúvida passa mais pelo preço do que pela escolha das características das 2 máquinas que compara. Realmente a diferença de preço tem de ser ponderada porque as 2 máquinas são muito semelhantes na performance. Os 250€ de diferença dão para fazer um bom upgrade à máquina (disco, memórias e ainda sobra €)
 
Boas:

Estou com o mesmo problema que o Bugu mas considerando máquinas diferentes:

Novo macbook (2,0Ghz, 160Gb, 2Gb ram DDR3...) 1102€

Macbook white (2,1Ghz, 160Gb, 2Gb ram DDR2...) 873€ (preços para estudante)

Gostava de saber a vossa opinião sobre a melhor relação qualidade preço considerando que o novo apenas tem design diferente (corpo integral em alumínio que dizem dar maior consistência), ecrã de leds (mais brilhante) e a ram DDR3... Procuro um mac durável e consistente, para muitas horas de uso e para alguns trabalhos com vídeos e música mas será que vale a pena pagar mais 230€ por estas vantagens

Um grande "bem haja" pela vossa ajuda!!

para uma comparação rápida ver:
http://store.apple.com/pt_edu_5000400/browse/home/shop_mac/family/macbook?mco=MTE3MzM

Compra o novo, vale bem a diferença, só na gráfica já ganhas muito.
 
Há um White que tem, mas vi uma review deste modelo aqui no forum e como ainda tinham o preço em US$ pensei que ainda não estava aqui a venda. Assim sendo tens razão.
 
A gráfica do MBP (versão anterior) é DDR2 ou DDR3? A gráfica tem 128 ou 256 de memória? É possível trocar a memória ram neste MBP de DDR2 para DDR3?
 
A gráfica do MBP (versão anterior) é DDR2 ou DDR3? A gráfica tem 128 ou 256 de memória? É possível trocar a memória ram neste MBP de DDR2 para DDR3?

Se for o último modelo antes dos actuais, tem 256 de RAM (o modelo base) na gráfica. E é DDR2. Não, não podes meter DDR3 (as memórias da gráfica é que são DDR3)
 
Agradeço a todos as respostas. Mas ainda estou muito indeciso...
Para mim, o mackbook 13 tem algumas vantagens, nomeadamente:
- Maior portabilidade por ser de 13";
- Trackpad multitouch;
- Gosto mais do design;
- Mais recente.

O MBPro tem as vantagens:
- Monitor melhor;
- Gráfica dedicada;
- Maior resolução.

E fico na mesma...
Não quero jogar com o Mac. É para usar net, mails, Iwork e Office, Adobe CS4 e Final Cut.

A minha questão é: O adobe suite CS4 (nomeadamente Photoshop, Ilustrator e Indesign), aguentam-se bem no macbook 13? Ou o MBPro tem uma grande diferença de desempenho neste tipo de aplicações?

Melhores cumprimentos.
 
A minha questão é: O adobe suite CS4 (nomeadamente Photoshop, Ilustrator e Indesign), aguentam-se bem no macbook 13? Ou o MBPro tem uma grande diferença de desempenho neste tipo de aplicações?

Melhores cumprimentos.

Nessas 3 aplicações não vais notar grande diferença, o que puxa pelo GPU é o Photoshop, mas a 9400M serve muito bem para isso. Se meteres edição mais pesada de vídeo na conversa, uma placa dedicada poderá ter vantagens, mas a 9400M está bem capacitada para isso.

Para jogos é que não tem hipóteses em relação à 8600GT do MBP.
 
Nessas 3 aplicações não vais notar grande diferença, o que puxa pelo GPU é o Photoshop, mas a 9400M serve muito bem para isso. Se meteres edição mais pesada de vídeo na conversa, uma placa dedicada poderá ter vantagens, mas a 9400M está bem capacitada para isso.

Para jogos é que não tem hipóteses em relação à 8600GT do MBP.

13.3" é demasiado pequeno para usar photoshop e final cut constantemente, mas se for só para usar esporádicamente força.
De qualquer das formas eu nunca compraria algo descontinuado para além de preferir sempre o macbook pela dimensão, trackpad e unibody.
 
Se for o último modelo antes dos actuais, tem 256 de RAM (o modelo base) na gráfica. E é DDR2. Não, não podes meter DDR3 (as memórias da gráfica é que são DDR3)

Fiquei com uma dúvida: a gráfica NVidiaGForce 8600 GT é DDR3, certo?!

Já agora, conhecem algum site onde se possa placas de memória para MAC sem ser na loja da MAC?
 
Última edição:
Fiquei com uma dúvida: a gráfica NVidiaGForce 8600 GT é DDR3, certo?!

Já agora, conhecem algum site onde se possa placas de memória para MAC sem ser na loja da MAC?

Sim, é DDR3.

Podes mandar vir as memórias da crucial, é certo que funcionam, e não ficam muito caras.

13.3" é demasiado pequeno para usar photoshop e final cut constantemente, mas se for só para usar esporádicamente força

Monitor externo, meu caro :-)
 
Back
Topo