Dúvida na instalação automática do Ubuntu

joaots

Power Member
Boas!

Eu recentemente decidi fazer uma instalação nova do Ubuntu.

Libertei cerca de 60 Gb de memória no SSD e desta vez decidi optar pela opção de instalar automaticamente em vez de fazer manualmente as partições.

Correu tudo bem, mas senti as coisas mais lentas especialmente o iniciar.

Ora a minha questão é porque é que o Windows continua a assumir que o espaço está livre.

Eu optei por usar a instalação automática porque li que o swap danificava o SSD e na instalação automática o Ubuntu cria um swap-file mas esperava que as partições aparecessem no gestor de discos do Windows.

P.S: Já agora se quiserem sugerir outras distros estão á vontade(não morro de amores pelo Ubuntu).

Muito Obrigado
 
Tens N opções, mas tenho que fazer a pergunta. Conheces ou utilizas-te alguma vez linux?

Para recém chegados, costumo aconselhar os seguintes;

- Mint
- Pclinuxos
- Solus
- Manjaro
- Opensuse Leap
- Debian (parece dificil, mas não é)
- Fedora

@joaots
Edit: Seguiste estes passos?

 
Tens N opções, mas tenho que fazer a pergunta. Conheces ou utilizas-te alguma vez linux?

Para recém chegados, costumo aconselhar os seguintes;

- Mint
- Pclinuxos
- Solus
- Manjaro
- Opensuse Leap
- Debian (parece dificil, mas não é)
- Fedora

@joaots
Edit: Seguiste estes passos?

Já utilizei Linux durante muito tempo e o primo afastado o MacOS.
Talvez por isso não morra de muitos amores pelo o Ubuntu.
Vou ver tutorial então.
Obrigado
 
Penso que poderia ser porque o sistema tipo Linux usa partição que o windows não reconhece nativamente - não e capaz de as gerir - e na falta de reconhecimento diz-te - não conheço - está livre, toma-a como livre porque para ele aquele espaço é um espaço que não está montado num tipo de partição windows.

Só tens de te recordar de que aquela partição tem sistema e não a apagar.
 
Penso que poderia ser porque o sistema tipo Linux usa partição que o windows não reconhece nativamente - não e capaz de as gerir - e na falta de reconhecimento diz-te - não conheço - está livre, toma-a como livre porque para ele aquele espaço é um espaço que não está montado num tipo de partição windows.

Só tens de te recordar de que aquela partição tem sistema e não a apagar.
Repeti o processo é desta vez reconhece o espaço livre como usado( apesar de 65 Gb livres passou apenas para 60,5 e os outros 4,5 nem ver)
No Linux aparece os 65 Gb totais usados.
 
Repeti o processo é desta vez reconhece o espaço livre como usado( apesar de 65 Gb livres passou apenas para 60,5 e os outros 4,5 nem ver)
No Linux aparece os 65 Gb totais usados.

Então aí eu já estou errado o windows consegue reconhecer as partições associadas a tipo Linux e acessá-las ou gerir talvez, o porquê de haver discrepância entre 60 e 65 GB efetivamente usados também não te sei dizer porque poderá acontecer.

https://en.wikipedia.org/wiki/File_system

https://www.7dayshop.com/blog/opera...windows-apple-linux-playstation-xbox-android/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Particionamento_de_disco
 
Última edição:
Boas!

Eu recentemente decidi fazer uma instalação nova do Ubuntu.

Libertei cerca de 60 Gb de memória no SSD e desta vez decidi optar pela opção de instalar automaticamente em vez de fazer manualmente as partições.

Correu tudo bem, mas senti as coisas mais lentas especialmente o iniciar.

Ora a minha questão é porque é que o Windows continua a assumir que o espaço está livre.

Eu optei por usar a instalação automática porque li que o swap danificava o SSD e na instalação automática o Ubuntu cria um swap-file mas esperava que as partições aparecessem no gestor de discos do Windows.

P.S: Já agora se quiserem sugerir outras distros estão á vontade(não morro de amores pelo Ubuntu).

Muito Obrigado

O que queres dizer com o Windows assumir que o espaço está livre? No Windows, a partição do Ubuntu deve aparecer como "Unknown" ou sem nada escrito sequer. No Ubuntu podes montar a partição do Windows a acedê-la.

Podes meter aí um output das partições, tirado do teu Windows?

1. Type Cmd into the Windows search box. ...
2. Right click on Command Prompt and select "Run as Administrator."
3. Type "diskpart" at the command prompt and hit Enter.
4. Type "list disk" and hit Enter. ...
5. Type "select disk" and the number of the disk. ...
6. Type "list partition."

E do Ubuntu:

1. sudo df -kh
2. sudo fdisk -l

Poderias também clarificar neste ponto qual é o problema especificamente que estás a ter?
 
Última edição:
Back
Topo