1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida na instalação de driver.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por LfinalDJ, 3 de Março de 2013. (Respostas: 8; Visualizações: 707)

1. Boa Noite.

Sou um novato em Linux e a minha experiência em linha de comandos é pouca.
    Decidi instalar um linux para testar. Instalei LinuxMint 14.
    Testei as versões 64 bit e 32 bit.

No entanto tenho um problema com o som. Este sai de forma errada e distorcida, e o subwoofer não funciona.
    apenas tenho som limpo em 2.0
    Tenho umas logitech 5.1

O som é onboard de uma Asus A8N-E que usa Realtek ALC850.

o linux vem com o ultima alsa instalada.

Fui ao site da asus e fiz o download das drives, que são antigas, mas para testar e ver se ficava tudo funcional, mas não estou a conseguir instalar.

Os passos são:

Gostava de saber como usar o 'make' este não está a compilar. Nas notas no item 4 diz para alterar o nome, não sei onde nem como!
    E visto que o linux já é o 3.5.0-17

Se alguém me pudesse ajudar agradecia.

2. nfk

nfk Power Member

Ajudava se desses mais informação sobre o que está a falhar no make, além de "não dá".

3. obrigado, é que não estou ainda habituado a isto.

Dá-me:

no ./configure tenho isto:

Última edição: 3 de Março de 2013
  4. nfk

nfk Power Member

O ./configure também não está a funcionar. Vê esta página:

http://unix.stackexchange.com/questions/21684/no-sound-on-ubuntu-11-04

Tem uma solução para ultrapassar esse erro do .configure, e outra sugestão para usar outro repositório em vez de compilar. Mas a resposta é antiga, não sei se esse repositório ainda funciona ou se é a melhor solução.

5. obrigado, fiz uma correcção tal como indicada no site que me mandas-te ver e no ./configure obtive isto:

O make:

Última edição: 3 de Março de 2013
  6. nfk

nfk Power Member

Agora o .configure já correu bem, mas o make falhou porque falta o config.h. Esses drivers devem ser muito antigos. Em vez de tentares instalá-los deve ser melhor ideia investigares no google se há mais alguém com esse problema, e experimentar drivers mais recentes, se houver, ou pelo menos outras versões mais próximas da atual, para ver se houve alguma regressão.

7. Boa tarde,

Como já estava com erros, reinstalei o LinuxMint, este já vem com os drivers ALSA 1.0.25, visto os divers originais do site da asus serem Alsa 1.0.4 deveria dar.
    O problema afinal é em varios computadores, porém estes conseguiram reparar.

Tal como eles, quando faço o teste:
    Não tenho som no frontal e subwoofer

http://www.linuxformat.com/forums/viewtopic.php?t=5223

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1751107

Eu não percebi muito bem como conseguiram, se me pudesses ajudar...

8. nfk

nfk Power Member

Eu também não percebo muito de alsamixer e de som em geral, não sei o que ele quer dizer com upmixing, mas vai a um terminal e corre o comando "alsamixer". Podes carregar no F6 para escolher a placa de som, se não estiver selecionada a certa, e com os cursores podes andar pelas colunas em baixo e aumentar o volume de canais específicos. Vê também se há canais com MM, que quer dizer muted. A minha sugestão seria aumentar o volume dos canais que estiverem no mínimo ou muted (se houver algum) e experimentar o som. Para tirar o mute carrega no M.

9. Não resulta.

Fui directamente à pagina da ALSA e este é a minha placa de som:

http://www.alsa-project.org/main/index.php/Matrix:Module-intel8x0

no

modinfo soundcore

aparece-me isto:

As drivers consegui instalar.

no 'Now insert the modules into the kernel:'
    não faz nada. regressa ao '[email protected] ~ $'

Quanto ao "Setting up modprobe and kmod support" aí não entendi muito bem. Eu não tenho nenhum ficheiro modules.conf apenas tenho modules.

Já ando a ficar louco com isto loool

Obrigado pela ajuda mas desisto, demasiada incompatibilidade com hardware no linux

Última edição: 4 de Março de 2013

Partilhar esta Página