duvida na instalação dos drivers Nvidia (ja quase tudo tentado)

Romani48

Power Member
Boas pessoal

é assim, hoje voltei pela 4ª vez a instalar o Linux no meu PC, desfa feita o Linux Mint (a.k.a. Ubuntu)

ora depois de configurar tudo, vamos la instalar os efeitos a coisa :D

para isso há que instalar os drivers da placa grafica.. como já não era a primeira vez, tentei como das outras vezes. Repoistorios -> drivers da nvidia, mas nao deu, claro, em nada, lembrei me agora que nao editei o Xorg.conf :p

como na altura nao dava nada, o que fiz de seguida foi instalar o Envy.. ora finda a sua instalação, instalo os drivers, restart e .... erro no XOrg..

o que fazer? por o LiveCD -> sudo gedit /media/sd1/etc/X11/xconf.org e toca a por o campo nvidia para nv.. ok tudo no inicio

passo seguinte, wiki do ubuntu, configurar manualmente.. resultado.... mesma coisa..

já tinha tentado tb pelo "Habilitar Drivers nvidia" no painel de controlo do mint mas nada

então e agora.. de todoas as vezes tinha cosneguido instalar.. agora não?
o que faço?


acham que se for ao Envy, desinstalar os drivers e voltar a instalar fica direito? neste momento vim ao windows porque me lembrei que tinha os drivers para leitura de EXT3 e voltei a por o xorg original..

cumps e obg desde já
 
ninguem tem ideia do que possa fazer?

(as tantas olham todos para o titulo e são tipo: "olha me outro.. faz search" mas aqui de nada vale.. ja fiz tudo o que podia fazer, que me lembre)
 
O que é "configurar manualmente"?

É sacar o .run do site da nvidia, fazer /etc/init.d/gdm stop, sh <nomedofile>.run, next next next e por fim, /etc/init.d/gdm start?
Se não for, já sabes o que tens de fazer.

EDIT: vi agora a tua placa, é uma 8600GT, certo? Acho que o suporte da serie 8 da nvidia anda um bocado para o pobre. Apesar de eles dizerem que os drivers suportam.
 
Eu também tenho uma 8600GT e consegui instalar no Ubuntu Feisty, através do Envy.

Já não posso dizer o mesmo em relação ao Debian, que não há maneira de conseguir por a dar... :S

Parece que já consegui. :D
 
Última edição:
:(... bem vou tentar desinstalar, ou seja limpar todos os pacotes com o envy.. e no synaptic.. depois voltar a tentar com o envy, não queria andar com muitos problemas..

se nao der... coijo :p
 
bem.. isto é mesmo um LOL

consegui fazer o que disse antes.. desisntalei pelo envy.. e voltei a reinstalar.. resulado -> grafica já funciona. ja aparece o logo da nvidia e isso


proximo problema

agora da outro erro no Xorg.conf referente ao monitor, na linha onde está o "Generic Monitor".. sinceramente não diz nada de especial.. eu posso ir buscar o log se quiserem mas so dizia isto..

têm alguma ideia?

obrigada
 
Para teres a certeza que os drivers estão bem instalados, nada como fazer um dpkg -l | grep direct

Em relação ao erro do xorg.conf, dava jeito mostrares aqui o EE, só para se ter uma ideia do que é isso. Nenhum de nós faz uso da bola de cristal. :)
 
lol sorry.. o dpkg uso onde? :p eu percebo alguma coisa não de tudo xD

vou por o log aqui.. que eu tenho acesso a partição de linux pelo windows

EDIT
lol o log desapareceu :D
vou ter de entrar e tirar uma foto ao erro

para ja fica aqui a zona onde o erro provem:

Section "Monitor"
Identifier "Generic Monitor"
HorizSync 28.0 - 51.0
VertRefresh 43.0 - 60.0
Option "DPMS"
EndSection

Section "Device"
Identifier "nVidia Corporation NVIDIA Default Card"
Driver "nvidia"
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Device "nVidia Corporation NVIDIA Default Card"
Monitor "Generic Monitor"
DefaultDepth 24
SubSection "Display"
Depth 1
Modes "1024x768" "800x600" "640x480"
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 4
Modes "1024x768" "800x600" "640x480"
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 8
Modes "1024x768" "800x600" "640x480"
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 15
Modes "1024x768" "800x600" "640x480"
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 16
Modes "1024x768" "800x600" "640x480"
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 24
Modes "1024x768" "800x600" "640x480"
EndSubSection
EndSection
 
Última edição:
Escreves num papel e vira-lo para o monitor, ele há de descobrir o que fazer com ele :D
Ok, estava a brincar, é no terminal :p

O facto de no xorg.conf aparecer isso, não quer dizer nada. Quando não instalas nenhuma driver, nem configuras o vesa, é normal ficar assim :) O erro que diz exactamente o que se passa.
*Como conseguiste instalar os drivers da nvidia, suponho que ele tb tenha instalado o "NVIDIA X server setting" (acedes via Applications -> System Tools), correcto? Se sim, vê se ele detecta o teu monitor em "X Server Display Configuration" (2ª tab). Se isso volta a ser verdade, sai do programa, vai à consola, faz $sudo nvidia-settings, volta a essa tab, configura isso como quiseres, e no fim fazes "Save to X configuration file". Reinicia o X (ctrl+alt+f1), e vê se se faz magia :)

* ANTES DE FAZERES ISTO, FAZ UM BACKUP DO xorg.conf. sudo cp /etc/X11/xorg.conf /home/<user>/xorgbackup.conf
 
No fim de contas acabaste por não dizer qual é o problema.
Podem existir muitas razões para o Xorg não arrancar, muitas delas sem nada a ver com a placa gráfica ou monitor.
Queres resolver o problema? Primeiro descobre-o. Depois se não encontrares ajuda na net, pergunta aqui no fórum.
Quando o xorg não arranca, avisa, dá a possibilidade de veres qual é o erro e guarda o log num ficheiro /var/log/Xorg.* e as linhas de erro são as que começam com (EE).
 
@esquiso, pois o problema é que eu nao consigo aceder ao terminal.. porque logo no arranque ele dá me o erro.. e a unica coisa que me mostra é esse mesmo erro, depois o log, depois fica tipo num ambiente de terminal, mas não me interpreta os comandos..

@VuDu, calma :D eu sei.. mas estava a procura do log e não o encontrei xD
depois também a minha net lembrou se de ir a baixo durante mais de 30 minutos e enquanto isso estive a ver TV :D

eu venho já com mais info ;)


EDIT: lool é bem.. não há erro nenhum no log.. mas no arranque tive o erro >(

ou seja vou ter mesmo de tirar uma foto ou escrever o erro.. ai ai.. brb
 
Última edição:
Bem.. aqui estao as fotos.. ao que parece não é um "erro" porque não tem no log (EE)

BTW, as coisas no ecra ficam todas lixadas.. mas ficam as pics, visto que falam mais que 1000 palavras :D

(são3)

4l4sc9h.jpg

2v322ic.jpg

2dvu26v


alguem consegue descodificar mais do que eu consigo interpretar? :D

porque como já disse o erro acontece quando lê a linha: Monitor "Generic Monitor" na secção default screen
 
Que erro?
Os erros começam a linha com um (EE) e não com um (**)...
Anda lá com o log para a frente até encontrares um (EE) no incio da linha.
 
ja fiz um search no log por EE e (EE) e nada.. eu sei o que estou a dizer ...

eu sei que nao mostra nenhum erro, quer no log, quer nessa screen.. mas a verdade é que ele nao arranca..
 
Última edição:
Romani, nem por isso :P
Mas pah, eu acho o facto de o X não iniciar e de não haver nenhum EE de tal maneira bizarro que não me lembro sequer de alguma coisa que possa haver, a não ser um bug de tal forma grave (e estupido) com os drivers da nvidia...
Não vou esboçar mais teorias, isso supondo que tu viste MESMO BEM o log.
 
Oh Pedro! continuas sem mostrar um único erro. Primeira imagem é inútil... se já tinhas dito que não arrancava é normal que apareça uma mensagem dessas. Segunda imagem... inicio vulgar do log. Ultima imagem a (3%) também não mostra nada.
Procura na pasta de logs que te disse. Deve de lá ter varios logs.
Código:
ls -l /var/log/Xorg.*
 
Última edição pelo moderador:
ja vi os logs.. erro é 0! já fiz procurar, ja fui linha a linha com os meus olhos... enfim.. bizarro.. já usei o recovery mode que é = a 0

mas como vez na imagem o erro é no X.. nao sei.. vou tentar mudar o "driver" nvidia para nv.. e ver no que dá.. é que supostamente ele ja traz drivers que são activados quando ligamos o beryl.. o mais engraçado é que se os activar fica a imagem toda branca.. é tão triste isto.. vou é para o ubuntu e ta feito.. eu prefiro GNOME

tenho aqui o Fedora, o ubuntu (5, 6.06, 7.04, ubuntustudio, mint), caixa magica (OMG), dreamlinux, mandriva, e outro que nao me recordo :p).. nao sei

EDIT: os logs que vi foi do X.. porque é dai que ele me dá o erro...


mas... como sabes que me chamo pedro? lol
 
Última edição:
Porque nos screenshots dá para ver que o teu hostname é pedro-PC :P
Se mudares para nv deve de funcionar, mas ficas sem direct rendering.
 
Back
Topo