Duvida na substituição de uma fan???

D.B.COOPER

Power Member
Boa noite!!!

A minha duvida esta como ja disse n o titulo na substituição de uma fan, vou especificar eu comprei uma fan nova para substituir a minha pq a minha é a de origem e ja tem +ou- 5 anos e ja faz bastante barulho e entao decidi substituir, mas agora estou com um problema é que a minha nova fan tem um ligador penso q e ligador com tres fios vermelho (+), preto (-) e um amarelo que n sei o q é, e a minha fan antiga so tem dois fios os vermelho e o preto e esses tem tipo um "pino" que liga a um ligador q é o que alimenta a fan nesse ligador estao os fios da fan como ja tinha dito os fios que vem da fonte e na mesma entrada onde estao ligados os fios da fan estao tambem os do leitor\gravador todo no mesmo pino que encaixa no ligador.N sei se esta muito confuso mas n consigo explicar de melhor forma.o que eu quero saber é o que faz o fio amarelo, a fan nova é uma NOISEBLOCKER Black silent X2 Ventoínha 80mm. E como ja referi o meu pc é antigo e penso que seja por esse motivo n consigo fazer a ligação. A minha ideia era cortar os fios da fan nova que estao ligados naquela cena que eu chamo de ligador n sei se é:P, e cortar deixo um bocado e depois corto os tres fios q estao ligados ao ligador que a fan nova tras e soldo- os e fio amarelo fica de parte, mas como n tenho a certeza se isto podera estragar a fan nova espero por uma opinião vossa.

desculpem por este texto :007:!
Ah e se n coloquei isto na secção correcta peço a um moderador\admin que mova!
 
Esse texto está um pouco confuso, não consegues tirar uma foto disso?
O fio amarelo serve para veres as rpm do cooler, se o ligares a motherboard, se o ligares ( o cooler) a uma ficha molex o fio amarelo não te serve de nada.
 
ok, o que tu tens é provavelmente algo deste genero:
http://www.*****.pt/imagens/produtos/SHARKOON_CABO_3PINOS_4PINOS.jpg

ou deste genero:
11.JPG


correcto?

e provavelmente esse adptador está entre a fonte e o gravador e a fan liga a essa fixa mais pequena.

percebi bem?

se sim, o fio amarelo, muito basicamente, transmite a informaçao das rotaçoes da fan. como no teu caso a fan liga directamente à fonte tal informaçao nao é precisa, apenas seria caso a tivesses ligado a um controlador ou à própria motherboard.

EDIT: sry o tamanho das pics, foi o que encontrei no google.
 
sim tenho esse adptador mas n tem a ficha mais pequena. e a minha fan antiga esta ligada num adptador desses onde esta ligado tambem os fios q vem do leitor\gravador e onde estao os fios da fonte q os alimentam.
Mas se der para ligar a motherboard sempre era melhor n precisava de cortar e soldar, ou cortava so para tirar a fan.mas se der para ligar na mb onde ligo? eu ja estive a ver e tenho uma ficha com tres pinos que parece q da para encaixar a ficha molex que se encontra por baixo da placa de som.mas n sei se é.
 
porque n tenho aquela ficha molex penso que é molex, esta na foto em cima aquela cena mais pequena n tenho isso, para alimentar tenho q ligar naqueles adptadores que tambem estao na foto em cima, que é onde ligam os fios da fan antiga como ja referi o meu pc e antigo e n tem essa ficha molex.e se desse para ligar a mb era mais facil, pq assim vou ter q cortar os fios da fan antiga, cortar os fios q estao ligados na ficha molex da ventoinha nova (que ja vem com a ventoinha) e soldar.


edit: eu meter umas pic's para voces perceberem melhor. ;)
 
Bom...isto...ou eu estou a ficar cada vez mais burro ou tu não te sabes explicar...vamos por pontos

Tu tens uma fan com uma ligação de 3 pinos
Ligada a um adaptador (na imagem não se percebe nada) de 3 pinos para 4 pinos (molex)

Sendo a tua board esta
...e depois de uma boa análise vemos que só tem uma ligação 3 pinos (canto inferior esquerdo)...à qual duvido que esteja ligada a ventoinha do processador...pois a distância é grande

Por isso...se quiseres ligar a tal fan nova é aí que tens que ligar

Se não é isso...pah...tens que te explicar melhor mesmo

Cumps ;)
 
Back
Topo