Duvida na tecnologia a escolher - Base de dados

DaZ

Power Member
Boas,

Tenho base de dados com centenas de milhares de dados lá dentro, na ordem dos 500 000 ao 1 000 000.
Gostava de saber qual a melhor tecnologia para armazenar estes dados e posteriormente interagir com eles, fazer selects, updates, etc.

As tabelas têm geralmente à volta de 6 campos.

Estou confortável com MySQL mas não sei até que ponto é a melhor tecnologia a nível de performance (e computação) para este tipo gigantesco de dados. Pois sei que existe Oracle, MS SQL, etc mas apenas trabalhei com MySQL logo não sei os pontos fortes e fracos das restantes tecnologias.
 
Oracle e MS SQL são pagos, o MS SQL tem uma versão lite gratuita mas com limitações.

Eu escolheria postgres, mas MySQL também serve.
 
Sem dizeres em que contexto irá ser usada essa BD, torna-se um exercício um pouco fútil recomendar-te esta ou aquela opção. Em teoria, Oracle seria o mais indicado para volumes elevados de dados, mas convém ter um DBA que perceba da poda...
 
Boas,

Tenho base de dados com centenas de milhares de dados lá dentro, na ordem dos 500 000 ao 1 000 000.
Gostava de saber qual a melhor tecnologia para armazenar estes dados e posteriormente interagir com eles, fazer selects, updates, etc.

As tabelas têm geralmente à volta de 6 campos.

Estou confortável com MySQL mas não sei até que ponto é a melhor tecnologia a nível de performance (e computação) para este tipo gigantesco de dados. Pois sei que existe Oracle, MS SQL, etc mas apenas trabalhei com MySQL logo não sei os pontos fortes e fracos das restantes tecnologias.

Acho que a versão express do SQL Server suporta isso na boa. Assim como o MySQL ou Postgress... 1 milhão de registos não é nada de por ai além.
Actualmente a BD maior que tenho no trabalho, são 150 Gb e está em SQL Server.

Se estás a dar os primeiros passos em BD, acho que devias ir para uma que seja fácil de manusear. E isso acho que o SQL Server é de mais fácil gestão.
 
Oracle e MS SQL são pagos, o MS SQL tem uma versão lite gratuita mas com limitações.

Eu escolheria postgres, mas MySQL também serve.

O Oracle também tem uma versão gratuita. http://www.oracle.com/technetwork/products/express-edition/overview/index.html
Era o que eu usava para uma cadeira de Bases de Dados que era dada em Oracle. Disponibilizaram uma para os alunos mas a correr localmente era muito melhor porque o servidor usado era fracote, e com vários alunos a aceder ao mesmo tempo era desgraça.

Mas também acho que MySQL é capaz de safar.

De todas as mencionadas só nunca usei PostgreSQL. Nunca calhou... em cadeiras de bases de dados usei Oracle e SQL Server. Depois em projectos pessoais sempre usei MySQL no "stack" LAMP. Mas também ando para testar PostgreSQL pois dizem que é bastante mais robusto a nível de integridade dos dados, e que para que workloads muito pesados escala bem.
 
Mas a versão free da Oracle só permite DB até 11GB e só usa até 1GB de RAM o que me parece muito limitativo para sistemas de produção.
 
O SQL Server Express que referistes também tem esse tipo de limitações. Mas se para as necessidades actuais e para o futuro próximo chegar não é problemático. Isto se realmente for a melhor solução. Mais tarde é fácil migrar para versões pagas.
 
Realmente 1 milhão não é nada. Escolhe qlq uma mas eu aconselho postgres em vez de mysql mas muito pela minha experiência e hábito
 
Back
Topo