Duvida na velocidade do processador

JIMYSPEED

Power Member
oi ppl
tenho uma pequena duvida relativamente a velocidade do processador que tenho no meu desktop.
tenho um core 2 duo E6400, Board Asus P5GZ-MX, 2 Gb DDR2, 250 Gb SATA II, fonte de 350 Watts
e deveria estar funcionar a 2.13Ghz certo, e segundo entendo de acordo com as propriedades do sistema este esta so a funcionar a 1.60 Ghz. Alguem me pode explicar o que se passa ? porque motivo onde esta o 1.60Ghz nao esta o valor correcto da velocidade do processador( 2.13Ghz ), haverá algo que nao esta a funcionar bem ?

propwm9.jpg



cumps
 
Mas ai esta 6400 @ 2.13Ghz ;)!!Mas nao sei o q é esse valor 1.60Ghz...
Cumps

o de cima é apenas o nome, o debaixo é o valor que está a funcionar..

Será o HiperTreading???
Não me parece..

E até pensso outra coisa, que até ja aconteceu a um utilizador do forum que tinha um 6300 ou tb um 6400 não me lembro bem, que o processador dele vinha underclockado com o vcore tb mais baixo, vÊ isso....

cumps

EDIT: Tive a ler agora no site da ASUS e tb pode ser uma limitação da board, que dizendo a verdade.. não é la grande coisinha.. tem por exemplo o FSB limitado a 800Mhz em qualquer C2D.. pensso que essa board não consegue funcionar a 100% com esse processador..

Front Side Bus​
800*/533MHz
*Due to chipset limitation, Intel® Core™ 2 processors can only run at a maximum speed of 800 MHZ FSB on this motherboard.
cumps
 
Última edição:
Isso deve de ser o "cool'n'quiet" da intel.

Por não estares a usar o processador, ele baixa a voltagem e a velocidade do processador para poupar energia. Ajuda também a não aquecer tanto. Isso é muito bom.
 
penso que não tenha nd a ver com cool n quiet.. é mm da board, cm já disseram... posso estar enganado, mas acho q esse cpu tem multi d 8x, logo funciona como 266(fsb 1066)x8.. no teu caso está a funcionar com o FSB reduzido, logo só funciona cm 200(fsb 800)x8=1600mhz... aconselho-te vivamente a trocares de board.. ou então oc nisso, desde que os outros componentes aguentem, pa tentars igualar a velocidade normal, mas vai ser um desperdicio d cpu estar nessa board..
 
Tem piada. Só vai até 800MHz de FSB e tem opções de OC :-D


Vais à BIOS, em Advanced => JumperFree Configuration => AI Overclocking [Manual].

Depois em CPU Frequency metes 266.


Depois disso, mete umas imagens do cpu-z (www.cpuid.com), a mostrar a frequência do CPU e das memórias.
 
e isso é seguro ?? de ir mexer na bios ?

sei que a board nao é grande coisa, mas li tb no site da asus a dizer que desde que tivesse 2 gb ram ddr II , uma placa grafica dedicada e um core 2 duo que ela iria funcionar a 1066 Mhz
 
Ter 2GB para FSB1066? 8|

Quanto ao teres uma placa gráfica dedicada e ela dar 1066, já acredito, até porque também li isso noutro site. Provavelmente esta limitação é imposta (mas parece que pode ser ultrapassada) porque com FSB1066 a placa gráfica onboard ficaria instável.

Porque não compras uma placa PCI-E barata? Uma 6200, por exemplo, nem que fosse uma versão Turbocache.
 
já tenho essa placa grafica a 6200 512MB turbocache
tou é a pensar comprar uma nova assim tou a ver que tb tenho de investir numa board nova


mas olha lá akilo que ir alterar na bios é seguro ? ou nao vai alterar nada pq na board continua a ter o bus a 800 MHz
aki fica uma imagem do cpu-z sem qualquer alteração

cpuzju0.jpg


a velocidade do core nao devia ser outra ??
 
Última edição:
Antes de tentares qualquer alteração do FSB, na BIOS, vai a Advanced => CPU Configuration => Intel Speedstep Technology [Disabled].

Depois mete aí o que diz o cpu-z.
 
o k aparece aí normal, tens o intel speed step activo ou o EIST, isso baixa o vcore e a frequencia/multiplicador do cpu qd n ta a ser usado, logo aparecer isso nas propriedades de O Meu Computador...
n te preocupes, qd tas a usar uma aplicaçao pesada k precise de usar o cpu a 100% ele trabalha a 100%...
 
o k aparece aí normal, tens o intel speed step activo ou o EIST, isso baixa o vcore e a frequencia/multiplicador do cpu qd n ta a ser usado, logo aparecer isso nas propriedades de O Meu Computador...
n te preocupes, qd tas a usar uma aplicaçao pesada k precise de usar o cpu a 100% ele trabalha a 100%...

se já lhe disseram que a limitação é da board, para quê insistir nisso?
 
Pode e deve ser qualquer coisa superr cool quiet

repara esse proc é 8x ,tenho a certeza,tenho um igual...

mas por outro lado,o fsb devia tar a 266...

ou é da board,ou é das memórias...pode também por alguma razão do demo,estar mal configurado,mas pelo que postaram acima,se a board so da 800mhz...tens de comprar uma nova :D
 
PAra quem continua a insistir:

desactivo o Intel Speedstep Technology na bios é ?

Já via bios e encontra se desactivado, já vinha assim

Ele já não disse que não tem nada a ver com isso? que já estava desligado.. isto é limitação da board, pensso que neste caso um E4300 (axu que é este o nome) seria mais vantajoso, mas como já tens o processador penso que deverias ir para uma nova board..

cumps
 
Back
Topo