1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvida No access

Discussão em 'Programação' iniciada por |SLAMER|, 13 de Maio de 2009. (Respostas: 1; Visualizações: 481)

1. |SLAMER|

|SLAMER| Power Member

Boa Tarde,

Imaginem que eu tenho 3 tabelas num access.

Uma delas com referencias de um artigo

Outra com os preços dos artigos

E outra com percentagens de desconto consoante um tipo de Artigo.

O que eu quero fazer é um campo calculado num query em que multiplique um valor imaginemos de 20% se essa referencia estiver na primera tabela, se nao estiver nessa tabela que ele multiplique pela percentagem referente ao tipo de artigo que ele é, ligando a 3ª tabela.

Alguem acha que me pode ajudar?

Obrigado

2. Para ser sincero não percebi muito bem o teu "modelo E-R" da tua BD.
    1º que tudo para quê ter uma tabela Preços ( de artigos ) sendo que este pode ser um campo da tabela Artigos?

Sugiro o seguinte:

Artigos( id_artigos, nome, preço, id_tipo ( chave externa) ) pois a relação entre Artigos-Tipo é de M-1
    Tipo ( id_tipo, nome, descriçao, id_desconto(chave externa))
    Descontos( id_desconto, percentagem).

Sendo que o desconto fica associado ao tipo de artigo..

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Se quiseres fazer o desconto associado ao artigo em si então,

Artigos( id_artigos, nome, preço, id_tipo ( chave externa) , id_desconto(chave externa)) pois a relação entre Artigos-Tipo é de M-1

Tipo ( id_tipo, nome, descriçao)
    Descontos( id_desconto, percentagem).

Em relação á query:

select id_artigos, nome, (preço-( preço*percentagem)) as ValorFinalComDesconto
    from Artigos

Cumps

Partilhar esta Página