1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

duvida no cooler da 9600XTG

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por ming.impiedoso, 8 de Novembro de 2005. (Respostas: 20; Visualizações: 1275)

1. ming.impiedoso

ming.impiedoso Power Member

Boa noite. Comprei uma gecube 9600xtg usada e tirei-lhe o cooler para limpar, pq estaja cheio de lixo. Nas memorias estao coladas tipo umas borrachas para dar altura p/cooler, não há hipotese de as substituir? aquilo não me parece que ajude a dissipar o calor...

2. ming.impiedoso

probl.c/ 9600 xtg

Bolas, desde que a comprei que não consigo pô-la a funcionar em condições, ou melhor a jogar em condições. Nos jogos e no 3dmark2001 e 2003 aparecem sempre uns riscos e a imagem toda marada, mas só nalguns testes, noutros dá bem. Pensei que fosse por ter tido no sitio dela uma ti4200, e haver conflito de drivers, mas limpei tudo e agora até instalei o xp pro de novo noutros discos, com os omega drivers e aparecem menos riscos mas continuam a aparecer. Quem me vendeu a placa, pareceu-me de confiança, não me parece que a placa já estivesse lixada...
    Digam alguma coisa p.f.

3. sl4ck

sl4ck Power Member

tenta c\ os WHQL

4. ming.impiedoso

...isso são os drivers da ati?! troca-me isso p/ miudos p.f.

5. God_Lx

God_Lx Folding Member

usa os ultimos catalyst, e quando limpaste a placa n caiu nenhum bocado de massa térmica praí nem nada ? As temperaturas estão boas qd vais jogar ? Limpaste o cooler e voltaste a meter massa térmica qd o montaste certo ?

6. ming.impiedoso

tudo direitinho, a minha duvida só estava no 1º post, entre as mems e o cooler existem umas patilhas tipo borracha que me dá a impressão não fazerem contacto total com o cooler, mas não dá p/ as tirar, uma vez que as mems ficam mais baixas que o chipset da grafica, mas até aí pus pasta termica, e é a ceramic...qd a instalei, meti os ultimos catalyst tb. as temp estao baixas...não será nas config. do ati tool, tipo antialising,etc? É q c/ a ti4200 jogava maravilha...

7. God_Lx

God_Lx Folding Member

Pah nunca mudei duma gráfica Nvidia pra ATI, mas como já re-instalaste o Windows não vejo motivo pra isso não funcionar impecávelmente...

Dá logo artefactos ou apenas passado algum tempo ? Eu tive uma Ti4400 k começou assim e passado um mês foi pro lixo :(

8. ming.impiedoso

Quando corro o 3dmark01 e 03 faz artefactos nalguns testes, noutros não faz. Se estivesse avariada fazia em todos, e até em progr. normais (word, excel...)notava-se, não?

9. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Não obrigatóriamente.... Cuidado com isso...aonselho-te a retirares o cooler e fazeres tudo de novo!! Não tires as borrachas, se tiras isso és capaz de matar a gráfica (se já não está com os pés para a cova)

10. ming.impiedoso

ok, vou voltar a fazer isso. Já agora, sabes qual é a tensão de funcionamento do cooler? é a mesma que as ventoinhas normais? é que queria ligá-lo ao controlador hardcano 12 mas vou ter de adaptar a ficha que liga à grafica.

11. SwimmerBoy

UI..eu não me punha em aventuras dessas... Se a gráfica não tem throttling por alguma razão é!

Se queres reduzir o barulho do cooler, ou compras um kit fanless para a gráfica próprio ou entao uma ventoinha mais silenciosa!! Repito, não te aconselho a reduzires as RPMs da ventoinha de origem

12. @deye

@deye 1st Folding then Sex

Eu tenho uma ASUS 9600xt. troquei o cooler de origem por um zalman vf-700 alcu led. Na montagem as memorias não tinham nenhuma borracha, só o core. Tinha a parte do centro descoberta e à volta uma tira de borracha. O core estava ligeiramente mais elevado e a borracha à volta devia ser para ficar ao mesmo nivel... akilo até dava pa tirar, mas n arrisquei... que temps tens dpx de jogar?

13. SwimmerBoy

A 9600 dele não tem sensor de temperatura!

14. Malcom115

Malcom115 [email protected] Member

A 9600XT nao tem nada a ver com a 9600XTG em termos de cooler. Posso falar com relativa "avontade" porque tenho ambas.
    Entao vamos la a ver e para manter isto curto:
    A 9600XTG tem realmente um cooler diferente (maior e mais barulhento)e tras ums patchs termicos (pouco mais altos que 1mm) nas memorias para estas ficarem em contacto com o cooler. Isto faz com que o cooler arrefeca em simultaneo o GPU e as mems. Se retirares esse patch termico as memorias *NAO FICAM* a tocar no cooler e vao sobreaquecer. Isso pode levar aos artefactos que te estao a aparecer.
    Volta a meter os patchs termicos nas memorias pois fazem falta lá, e volta a correr os benchs com a ventoinha no max. Essa grafica aquece como uma torradeira e toda a dissipacao é pouca.

Se apos os patchs termicos novamente no sitio e a grafica com massa termica bem aplicada e sem estar borrada, continuares com artefactos entao pronto... Levaste um barrete, compraste uma grafica com artefactos.

15. ming.impiedoso

Eu não cheguei a tirar os patchs termicos e o barulho nem me incomoda muito. O que fiz foi retirar o cooler e limpa-lo assim como colocar nova pasta termica artic ceramic no chipset, e como reparei nos patchs termicos, tb coloquei pasta termica neles, para haver uma melhor dissipação termica entre eles o cooler. Só que com o cooler colocado da-me a impressao que ele não assenta bem nos patchs, mas vou experim. limpar a pasta que lhes coloquei.

16. God_Lx

God_Lx Folding Member

Hmm, pusseste massa térmica em cima das mems...? A ultima vez k fiz isso numa Ti4800SE durou mais um mêsito, garanto k n caiu pro PCB nem uma mini-gota de massa térmica...

17. ming.impiedoso

pois, mas a minha é a ceramic, axo que não é condutora, e de qualquer maneira tive o cuidado de por pouca, mas a MSI fx5600 que tenho no outro comput. está com dissipadores nas memorias fixados assim há n tempo e nunca deu probl. (está a 365/670).
    De qualquer maneira na 9600xt a pasta foi colocada em cima dos patchs termicos.

18. ming.impiedoso

Já tirei o dissipador, limpei tudo, voltei a colocar o dissipador, só com pasta no core, e continuo a verificar que o dissipador não assenta bem nas mems. continuo com artefactos.
    Malcom115 a que veloc. tens o core e as mems? eu tenho a default. tive a procurar na net pela refer. das mems SAMSUNG K4D263238E-GC2A e dão-me 2,86ns e 350mhz. será que tenho que aumentar a veloc das mems?:P (se calhar tá é mm marada)

19. ming.impiedoso

só p/ acabar, o problema era mesmo do dissipador. comprei o zalman vf700 alcu e já não faz artefactos nenhuns. Obrigado a todos.

20. God_Lx

God_Lx Folding Member

Quando o montavas não devia ficar bem encostado :)

Partilhar esta Página