1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvida no IDE Eclipse c

Discussão em 'Programação' iniciada por _reborn_, 13 de Novembro de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 1257)

1. _reborn_

_reborn_ Power Member

Quis experimentar este IDE porque era o primeiro na lista no outro tópico, mas não consigo compilar um simples programa em c....ao fazer run diz que não tenho o ficheiro em binário, depois de pesquisar um bocado cheguei há conclusão que é preciso um makefile.
    Ora como é que faço um makefile só para um ficheiro chamado main.c?

2. OubeLa

OubeLa Power Member

Realmente eu também nunca percebi muito bem a complicação do Eclipse. Na minha opinião, e free, tens o Dev-C++ que é bastante melhor.

3. _reborn_

_reborn_ Power Member

Já usei o Dev-C++, mas tem alguns problemas, por isso é que quis experimentar outro, neste caso o eclipse, que parece bem mais intuitivo ao nível do editor e da indentação . O problema é que não consigo compilar nada-:(

4. napalm

napalm Power Member

Eu trabalhei com o Eclipse CDT durante umas semanas e posso dizer que ele faz as Makefiles por ti. Talvez não tenhas configurado o projecto como deve ser?

5. _reborn_

_reborn_ Power Member

Isto é muito estranho, fiz File->New->C Project, depois escolhi o Hello World project que vinha lá como exemplo e fiquei com um projecto com um ficheiro c que fazia print do Hello World e com um makefile, do qual não percebo muito o que está a ser feito. O que é certo é que fiz build project e deu-me este erro (Exec error:Launching failed). Devo ter qualquer coisa mal configurada.

6. ffar

ffar Power Member

Então é assim, no Eclipse se fizeres:

File-->New-->Managed make C project, o eclipse constroi e gere a makefile por ti.

File-->New-->Standart make C project, tu tens de fazer a makefile.

Antes de fazeres o run ao project, tens de fazer o built (diz-te built complete se não tiveres erros.).

Uma makefile para um simples ficheiro xpto.c pode ser algo do genero:

Código:
    all: XPTO
          gcc -o xpto.exe xpto.o
    XPTO:
          gcc -c xpto.c

Mesmo que uses o eclipse para te fazer a makefile aconselho-te a pesquisar no google sobre como fazeres uma makefile. Assim ficas a ter pelo menos uma ideia de como funciona.

7. _reborn_

_reborn_ Power Member

Instalei a última versão que estava no site, e no programa tenho apenas File-->New--> C Project, não vejo nem o Managed nem o Standart. Depois, usei essa makefile e continua-me a dar o erro. Quanto a pesquisar no google sobre fazer makefiles, há cerca de 1 ano e meio fui obrigado a aprender para fazer uns trabalhos prá universidade, mas depois nunca mais usei c, e agora já me esqueci:p.
    Acho que o erro poderá ter haver com o sistema operativo que uso...windows vista home premium, ou então falta-me instalar qualquer coisa.

8. napalm

napalm Power Member

Hum, mas tens algum compilador de C instalado e configurado no eclipse? É que o CDT não traz...

9. _reborn_

_reborn_ Power Member

Lol como é que um ide não traz um compilador. Nunca tinha ouvido falar de tal coisa:(. E já agora que compilador que instalo, vou ter que pôr o Cygwin, é que se o puser, compilo mas é pela consola.

10. AliFromCairo

AliFromCairo Power Member

Boas, experimenta o MinGW. Existem alguns tutoriais na web sobre como integrar o Eclipse CDT com o MinGW.

11. Demio

Demio Power Member

Chii, não compliquem. Usem o vim com um .vimrc de jeito :D

12. _reborn_

_reborn_ Power Member

Obrigado a todos pela ajuda mas já fiz hoje o teste que tinha de fazer em C sobre processos e coisas do género, portanto agora contabilizando o tempo que me parece que vai demorar por o Eclipse a botar acho melhor gastar esse tempo em voltar a por o meu ubuntu a dar:P.

Podem encerrar a thread.

13. OubeLa

OubeLa Power Member

O Eclipse não traz compilador de C++, porque o Eclipse é um compilador de Java. Necessita de plugins para compilar outras linguagens. Btw, não aconselho o Eclipse a ninguém, que coisa mais manhosa :lol:

Última edição: 15 de Novembro de 2007
  14. napalm

napalm Power Member

Não sabes a asneira que estás a dizer.

15. OubeLa

OubeLa Power Member

O quê? que traz compilador? Experimenta sacar o Eclipse e tentar compilar C++. Para o fazeres tens de instalar o Cygwin e outra coisa qualquer que agora não me lembro.

E quanto a eu não gostar do Eclipse, alguma coisa contra? Não gosto, não gosto da complicação. Outra coisa que deteste são os erros esquisitos que aquilo dá ao compilar, ao menos podiam apresentar os erros decentemente.

Partilhar esta Página