[DUVIDA] novato em Linux

spytech

Guru BOINC
decidi experimentar linux

sakei o Ubuntu 7.10 e amanha devo grava-lo para experimentar live cd

mas tenho umas duvidas

1-como se sai do live cd?? vi isto na net, sera assim?

live-cd will eject automatically as you shutdown or reboot your computer (by using "logoff -> restart" menu or by entering "sudo shutdown (reboot)" from a terminal window).
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=47455

2-e dificil instalar a distro? o processo e semelhante a uma instalaçao do windows?

3-quem ja mudou de windows para linux foi uma mudança dificil?

4-aconselham-me a experimentar primeiro em vmware?

5-ja agora, alguem conhece a distro geexbox? cumpre bem a sua funcao?

pra ja e so isto, agradecia muito a kem me respondesse :)
 
1 - Basta através do Live CD dizeres que queres desligar e o resto do processo é bastante simples.

2 - Não, é muito simples. Facilmente encontras tutoriais tanto na internet como aqui na Techzone sobre como fazer a instalação.

3 - Eu não achei, ao início andas um bocado às aranhas se precisares de pôr algum hardware a funcionar que não venha a trabalhar out of the box, mas passado 2/3 semanas já consegues fazer tudo e mais alguma coisa em Linux.

4 - Não, acho melhor, se não estiveres muito seguro acerca da mudança para Linux, instalares em dual boot com Windows.

5 - Sim, é uma distro específica para media centers e cumpre bem a sua função.
 
01. sais do live cd exactamente como desligas o PC. Shutdown...

02. é fácil. informa-te primeiro é como funcionam as partições em linux. necessitas no mínimo de duas partições(swap e /)

03. estas novas distribuições estão cada vez mais user friendly. claro que vais ter de aprender certas coisas de novo, mas vais ver que vais gostar..

04. sim em vmware pelo menos experimentavas as distros que quisesses. mas também o podes fazer através dos Live CD.

05. nem por isso(desconheço). recomendo uma distribuição mais popular, tipo ubuntu, fedora, opensuse, pois assim terás mais ajuda. depois podes experimentar outras..
 
01. sais do live cd exactamente como desligas o PC. Shutdown...

02. é fácil. informa-te primeiro é como funcionam as partições em linux. necessitas no mínimo de duas partições(swap e /)

03. estas novas distribuições estão cada vez mais user friendly. claro que vais ter de aprender certas coisas de novo, mas vais ver que vais gostar..

04. sim em vmware pelo menos experimentavas as distros que quisesses. mas também o podes fazer através dos Live CD.

05. nem por isso(desconheço). recomendo uma distribuição mais popular, tipo ubuntu, fedora, opensuse, pois assim terás mais ajuda. depois podes experimentar outras..

obg pelas rsps de todos, foram bastante esclarecedoras

uterrorista -> n me referia a sair do live cd ainda dentro do ambiente linux... referia-me era á altura de retirar o cd da drive, se havia algum momento em k ele o permite ou se depois de ligar o pc de novo se tem de retirar o cd rapido...

mas pelos vistos, a drive abre automaticamente, cm vi numas pesquisas que fiz no forum do ubuntu

um obrigado especial ao JKL22 pela rsp sobre o geexbox, depois de experimentar o ubuntu vou experimentar essa distro...
 
uterrorista -> n me referia a sair do live cd ainda dentro do ambiente linux... referia-me era á altura de retirar o cd da drive, se havia algum momento em k ele o permite ou se depois de ligar o pc de novo se tem de retirar o cd rapido...

para correr em live CD:
meter o PC e fazer boot por ele.
o pc carrega tudo o que precisar.
chegas ao ambiente gráfico.

brincas um bocado na areia e/ou instalas o Sistema operativo.
penso que durante este processo necessitas sempre do CD estar na drive..

para desligar/sair do live CD:
desligar o Pc normalmente
durante o processo aparece uma mensagem a pedir para retirar o CD e pressionar enter.
o PC desliga logo de seguida.

Se tiveres um SO instalado (nunca mais precisas do live_cd..) inicias o Pc normalmente, senão metes o CD de live_cd e repetes o procedimento.

espero ter respondido à tua dúvida..
 
2-e dificil instalar a distro? o processo e semelhante a uma instalaçao do windows?

o grau de dificuldade depende do tipo de hardware que tens. Isto significa que na instalação tanto podes ficar com tudo a funcionar "out of the box" como podes ter alguns problemas em por algum hardware a funcionar como deve de ser (é frequente haverem problemas com graficas, placas wireless e webcams sobretudo).

A razao para isto prende-se com o facto de muitos fabricantes de componentes não terem suporte para linux, isto é, não disponibilizam drivers especificas nem libertam as especificações técnicas do hardware. quando isto acontece tem de ser a comunidade de utilizadores "a virar-se" sozinha o que não é um processo facil e exige tempo.

no entanto, nos casos em que os componentes tem bom suporte a linux (do fabricante ou da comunidade) as instalações costumam ser muito faceis. a titulo de exemplo eu costumava levar um fim de semana inteiro a fazer uma instalação limpa de windows no meu pc (incluindo as carradas de software adicional - drivers, antivirus, antispyware, rar, firewall, office, etc etc etc).

A minha ultima instalação do ubuntu demorou cerca de 4 horas (clean install incluindo drivers, restauro de ficheiros de backup previo, instalação de todas as aplicações necessárias e costumização do gnome à minha maneira) num asus f3jc. Só a webcam me deu problemas (instalei a versão 6.10). Espero que quando instalar a 7.10 fique resolvido.

sugiro que percas algum tempo a investigar o suporte do teu hardware a linux. podes ver a lista de compatibilidades do ubuntu aqui.


3-quem ja mudou de windows para linux foi uma mudança dificil?

a minha levou aproximadamente 2 anos (em dual boot - windows com red hat 8 primeiro e mandrake depois). durante esse periodo fui gradualmente e de forma espontanea aumentando o tempo de utilização do linux e diminuindo o do windows. um belo dia reparei que não fazia um boot de windows há meses. no fim de semana seguinte removi a partição do windows e nunca mais olhei para trás.
 
Última edição:
Isso é uma pergunta?
Anyway, se for OpenOffice -> Microsoft Office, é bastante dificil que não abra. O contrario já não é bem verdade.
 
Isso é uma pergunta?
Anyway, se for OpenOffice -> Microsoft Office, é bastante dificil que não abra. O contrario já não é bem verdade.

neste momento tb já não é totalmente verdade.
na minha experiência e é só do trabalho, em casa não tenho m$, 99% das vezes corre tudo bem com o formato m$-doc.

mas agora tb podes gravar ou indo dando a informação que as pessoas podem instalar um plugin a partir creio que do m$-office2003, que lhes permite quer gravar para o formato ISO standard ODF, quer importar documentos gravados nesse formato por qq aplicação que o use.

http://www.sun.com/software/star/odf_plugin/

cumps,
 
neste momento tb já não é totalmente verdade.
na minha experiência e é só do trabalho, em casa não tenho m$, 99% das vezes corre tudo bem com o formato m$-doc.

mas agora tb podes gravar ou indo dando a informação que as pessoas podem instalar um plugin a partir creio que do m$-office2003, que lhes permite quer gravar para o formato ISO standard ODF, quer importar documentos gravados nesse formato por qq aplicação que o use.

http://www.sun.com/software/star/odf_plugin/

cumps,

Tens a tua quota parte de razão. Não obstante, parti do pressuposto que as pessoas quem estão a lidar com o MS Office não tem a mínima preocupação com o formato em que gravam. E quando isto acontece, muitas vezes, há chatice.
 
Bem, vou responder "de raiz" às perguntas todas...

decidi experimentar linux

sakei o Ubuntu 7.10 e amanha devo grava-lo para experimentar live cd

mas tenho umas duvidas

Fizeste bem, vamos tentar remover as dúvidas.

1-como se sai do live cd?? vi isto na net, sera assim?


http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=47455

Eu não li o tópico que me mandaste já que a resposta é muito simples: não se "sai" do liveCD no mesmo sentido que se sai do word, por exemplo. Podes reiniciar (e tirar o CD) ou desligar o PC quando acabas de usar/instalar.

2-e dificil instalar a distro? o processo e semelhante a uma instalaçao do windows?

O processo de instalação se não der "imprevistos" é só seguir passos, não sei dizer se é parecido a uma instalação de Uindou$.

3-quem ja mudou de windows para linux foi uma mudança dificil?

Eu mudei para de Windows para Linux. Não, não é uma mudança difícil, mas é um processo que exige perder algum tempo se queres efectivamente saber o que é que estás a fazer e o que é que podes fazer com aquilo.

Às vezes dá vontade de desistir, eu cá tive antes da última tentativa (que veio para ficar, já estou há algum tempo) 2 tentativas falhadas. Em resumo: precistência, mas a ideia de fazer um dual-boot para "ah e tal faço aquilo que não consigo fazer em Linux porque nem perdi tempo a investigar como é que se fazia em Windows" não dá grande resultado. Preserverança é a palavra-chave.

4-aconselham-me a experimentar primeiro em vmware?
penso que
a ideia de fazer um dual-boot para "ah e tal faço aquilo que não consigo fazer em Linux porque nem perdi tempo a investigar como é que se fazia em Windows" não dá grande resultado.
responde à tua pergunta, se substituirmos a parte do dual-boot pela virtualização, que eu creio ser ainda menos "pedagógico".

5-ja agora, alguem conhece a distro geexbox? cumpre bem a sua funcao?
conheço, nunca experimentei. Acho por experiência própria que a minha teoria se cumpre (mesmo que muitos possam não concordar): as distros "pequenas", com poucos utilizadores, mesmo que orientadas a novatos/leigos às vezes afastam. Usa Ubuntu, é provavelmente o melhor para ti. Mesmo que tenhas algum problema com ele tens que partir um pouco de pedra. Podes pedir ajuda nos fóruns oficiais de Ubuntu ou aqui (ou em muitos outros) ajuda.[/quote]

pra ja e so isto, agradecia muito a kem me respondesse :)

Ok penso que está tudo dito,

hasta ;)
 
Tens a tua quota parte de razão. Não obstante, parti do pressuposto que as pessoas quem estão a lidar com o MS Office não tem a mínima preocupação com o formato em que gravam. E quando isto acontece, muitas vezes, há chatice.

pois, nisso tens razão, há que começar a conscencializar as pessoas.
antes do apareciemnto do ODF eu pedia sempre para gravarem em RTF.

cumps,
 
ok, ja me iniciei na aventura

Ubuntu 7.10 em vmware ja ca canta, so falta resolver 2 problemas: java e som, mas nao digam nada pra ja quero peskisar mais :D

e gexxbox tou a experimentar agora... esse e ke nao tou mesmo a ver cm se instala

diz ke se tem de escrever "boot:" antes do geexbox iniciar, mas aki no vmware nao consigo... alguma sugestao?
 
Back
Topo