1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Dúvida] O que rende mais? Router Wireless ou placa wireless no PC?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por nulio, 6 de Dezembro de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 4123)

  1. nulio

    nulio I quit My Job for Folding

    Boas ppl,

    Comprei há pouco um portátil com wireless 802.11n e queria em casa colocar os dois PCs, o novo portátil e desktop ligados por 802.11n. Isto para partilhar ficheiros entre os dois computadores e ter net no portátil.

    Não sei qual acham a melhor solução, adquirir um router wireless ou uma placa wireless para o computador e fazer deste um access point. Qual a solução mais fiável e/ou mais barata?

    A minha motherboard é uma P5B-deluxe non-wifi edition. Será que a melhor solução era comprar a plaquinha que vem na wifi edition?

    Cumps
     
  2. nazariy

    nazariy Power Member

    bem, a meu ver, depende como, quem, quando e quanto tempo tás a usar net em casa.
    se comprares a placa, vais ter que ligar o desktop para ter net no portátil, é um pouco chato (já tive uma situação parecida, mas foi com 2 desktops) mas é mais barato.
    Por outro lado se comprares router, sai mais caro (os router "N" ainda são caros, +100€, dependendo do router), mas não precisas de ligar o desktop para ter net no laptop e os router hoje em dia já têm USB onde podes ligar discos, impressoras (print server) entre outras coisas.
    enquanto ao alcance, acho que é a mesma coisa, só que no caso do router, podes o montar em qualquer parede :)
     
    Última edição: 6 de Dezembro de 2007
  3. nulio

    nulio I quit My Job for Folding

    O desktop está quase sempre ligado, pelo menos estará quando o portátil estiver também. Se por acaso estiver avariado por algum tempo, posso sempre ligar o portátil por ethernet.

    Que preços rondam essas placas? Aconselham alguma?

    Cumps
     
  4. legion

    legion Power Member

    Na minha opinão, mais barato claramente a placa wireless. Mais fiável o router, sem dúvida alguma, dependendo do router claro...

    O router oferece-te mais opções a nível de configurações e futuramente estará mais "apto" do que a placa wireless (caso queiras ter mais do que um pc ligado a este)..sendo que o router terá (provavelmente?) um maior alcance caso queiras estar relativamente longe do router.

    Quanto à placa, também depende da placa em questão (mas n devem variar muito umas das outras), esta caso esteja como acess point é capaz de não conseguir gerir muito tráfego de rede e as rotas(ficando um pouco lento), se estiveres com varios pc's ligado a esta (a pensar no futuro).

    Resumindo, apesar de mais caro, optava pelo router wireless.

    Mas a decisão final é tua:)

    cump's
     
  5. nulio

    nulio I quit My Job for Folding

    Xiii estive a ver preços de placas e routers com norma N e são um pouco mais caros do que esperava. Devo ir pa uma placa norma G que fica por volta dos 15eur em vez de mais de 70...

    É difícil depois proteger a "rede"?
     

Partilhar esta Página