Duvida OC p4 3.0 HT skt 478

LIDH

Power Member
ora boas
Tenho um P4 3.0 HT 478, e tive a brincar um pedaço com isto, e so o consegui por a 3,4ghz com o default cooler, tentei po-lo a 3.6ghz e ele nem me arrancou, ouvi uns beeps da bios..desliguei a força (a board fez reset nas clocks) e puz-o novamente a 3.6 (240*15) e baixei a ram de ddr333 para ddrr 266 e ele ja deu imagem, mas ao arrancar o windows ele crasha.

agora as perguntas são:
A fonte que tenho e de 280w, será fraca para aguentar com o pc da assinatura?
O problema será falta de voltagem no processador?
Ou será mesmo o limite da board?
Ou ainda poderá ser as Rams?

as temps dele @ 3.4ghz com o everest stability test sao: (estabilizam ali na volta dos 50ºC, portanto acho que o problema nao seja as temperaturas..)
 
Última edição:
bom..a fonte ate agora nao tem dado problemas..

mas por acaso ontem notei algo diferente..tive a jogar um pouco oblivion e ele a certo ponto começou a falhar o som, o som tava com intereferencias, creio que isso talvez seja qualquer coisa relacionada com o OC.

as temps estao estáveis, a chipset...vou googlar uma beca para ver se consigo ver o max que ela suporta, mas creio que aguente mais de 3.4ghz

nao tenho é controlo sobre a Vcore, a bios nao tem a opção para alterar as voltagens (ou entao ainda nao dei com ela, mas duvido, nao deve ter mesmo).

alguma opinião do que poderá ser isto?
(junto agora às primeiras perguntas:)
será que já atingi o limite de overclocking deste cpu/board?
 
Se soberes o "intel spec" do cpu podes consultar a pagina da intel e ver os Watts wue o CPU precisa em fuill load.
Normalmente os Prescott precisam de uns 70-110W em full load.... a fonte ou a board pode não aguentar isso.
E se overclokares isso... a potencia necessaria e o "ripple" maximo admitido pode bem ultrapassar os limites da fonte e da board.

Sempre podes por outra dessas fontes fracas ao lado e reforçar a maquina com a segunda fonte...
 
aproveitei e puz aqui as voltagens, para me aconselharem se vale apena trocar de fonte, ou se o problema de nao conseguir mais OC e da fonte

 
aproveitei e puz aqui as voltagens, para me aconselharem se vale apena trocar de fonte, ou se o problema de nao conseguir mais OC e da fonte


A fonte parece estar bastante estavel... tendo em conta que não deve ter custado 200€.....

Podes experimentar a voltagem do cpu para 1.4V e ter atenção a temperatura, acime dos 50º já deves ter cuidado...
 
pois..a parte das voltagens..aqui a board nao deixa alterar as voltagens,
ja agora..lembrei-me aqui de algo, tenho ali um pentium 4 2.6 (sem HT) Northwood, valerá apena eu po-lo na board e overclocka-lo? conseguirei po-lo a mais clock que este (prescott)?
 
isso do vmod (ou que que chamam a isso) é seguro?
ha probabilidades de queimar a board, ou e mesmo so o processador?
e que sei que o hardware nao e todo igual..
e com isso..será que conseguirei puxar mais? é que ja mencionaram que o chipset sis (sis 655fx) pode estar a limitar, estou naquela, porque o unico pc que tenho a funcionar e este, apesar de ter ali um backup, e mt mais fraco que este, a board do outro nao deixa OC e a agp e so a 4x e so suporta ate um max de 2.8ghz no cpu..
 
isso do vmod (ou que que chamam a isso) é seguro?
ha probabilidades de queimar a board, ou e mesmo so o processador?
e que sei que o hardware nao e todo igual..
e com isso..será que conseguirei puxar mais? é que ja mencionaram que o chipset sis (sis 655fx) pode estar a limitar, estou naquela, porque o unico pc que tenho a funcionar e este, apesar de ter ali um backup, e mt mais fraco que este, a board do outro nao deixa OC e a agp e so a 4x e so suporta ate um max de 2.8ghz no cpu..

Com esta modificação, pode-se bem queimar a board....

O Vmod que é sugerido neste topico, é para alterar a identificação que o CPU faz perante a board durante o pre-boot. Para que a board saiba qual a tensão do CPU instalado, e depois de fazer uns testes, ligar o CPU.

Dito isto, qualquer Vmod que a board não suporte, ou como foi dito, qualquer voltagem sugerida pelo vmod que a board não reconheça como um CPU suportado, pode fazer com que esta:
1º Não ligue (normalmente acima dos 1.6V não ligam)
2º Queimar o CPU por demasiada tensão
3º Queimar a board no circuito de alimentação do CPU
4º O sistema pode ficar instavel, devido ao "ripple" causado pelo aumento de tensão.
etc...

E se queres saber se serve para todas as boards, a resposta é sim, este vmod vai modificar o modo como o CPU se identifica. Mais nada.

Tal como as boards actuais fazem isso mesmo através da Bios, tal Vmod não é necessario, nos casos de algumas boards que não permitem faze-lo pela bios, então esta é um solução.

NOTA:
Ao modificar o modo como o CPU se identifica à board, é necessario escolher um Vmod adecuado a cada placa e a cada CPU, isto quer dizer que, um vmod para um CPU com o nucleo Prescott não é o mesmo que um Vmod para um Northwood.

Para quem se quiser aventurar, os resultados são impressionantes, o overclock em board "bloqueadas" é uma arte... Overclocar uma board "normal" é uma coisa, overclocar uma board "bloqueada" é muito mais gratificante, apesar dos resultados serem sempre limitados ao equipamento em questão.
 
hm..parece-me que vou testar isso no fim de semana, já agora, o que querias dizer com board "bloqueada"?
boards que nem sequer dá para alterar a FSB?
é que se for, tenho ali uma board velha e um processador velho, e testo lá, para evitar queimar aqui o pc do dia-a-dia.

anyway, obrigado pela ajuda
 
hm..parece-me que vou testar isso no fim de semana, já agora, o que querias dizer com board "bloqueada"?
boards que nem sequer dá para alterar a FSB?
é que se for, tenho ali uma board velha e um processador velho, e testo lá, para evitar queimar aqui o pc do dia-a-dia.

anyway, obrigado pela ajuda

Bloqueada, aquelas que não deixam mexer na voltagem do cpu.
Aquelas que nem dá para mexer no FSB é outra historio, os pinos são outros.

Por falar nisso, qualquer dia vou abrir aqui um topico de "como alterar o FSB de um P4 por PinMod".
Mudei o do meu "Home theater" de 400Mhz para 533Mhz com um pinmod.
Mas isso é outra historia... (nos P3 tambem serve)
 
hm..essa ideia ai do pin mod, parece-me apelativo, estás a vontade para criar um topico para isso :)
gostaria de saber fazer isso, era de maneira que punha ali o outro pc a fazer barulho :)
 
Back
Topo