1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida OC Q6600 e RAM

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por BrunoAlexS, 15 de Janeiro de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 1575)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. BrunoAlexS

BrunoAlexS I Quit My Job for Folding

Boas,

Tenho um Q6600 revisão G0 a correr a 333x9 (perto dos 3GHz) e tenho umas memórias Kingston 2GB PC2-6400 (2x1GB). A board é uma Gigabyte GA-G33M-DS2R.

Eu não percebo muito de OC, apesar de já ter lido alguns tutoriais e os sites recomendados neste fórum. A minha principal dúvida neste caso é esta: neste momento tenho um ratio FSB:RAM de 2:3 (segundo o CPU-Z) e queria pôr a 1:1 (diz-se que melhora a performance).

Ora a meu ver isso seria pôr o FSB a 400 (em vez de 333), com um multiplicador 8 (3.2GHz), de modo a ficar igual à RAM (400MHz). Quando tentei isso, o sistema não me deixava sequer entrar no Windows.

Resumindo, como é que consigo uma configuração 1:1 com este material?

2. Blaster

Blaster Power Member

Tendo o CPU a 333 de FSB com o multiplicador 9 corresponde a 2997Mhz. Se tiveres as memorias a 2:3, significa que vais ter as memorias a correr a 400mhz.

Portanto tens o cpu com um overclock de 600mhz (o default nos Q6600 é 2400 ou seja 266*9), e as memorias sem overclock pois CL6400 corresponde precisamente a 400Mhz de bus nas memorias.

Se passares o multi das memorias para 1:1 com os 333 de FSB, vais ter o CPU na mesma mas as memorias vão passar a estar em underclock dado que são CL6400.

Se aumentares o FSB para 400 e mantiveres o multi de CPU 9, portanto 400 * 9, o cpu vai ficar a 3600, o que, não sera possivel sem aumentares o vcore e talvez seja preciso tambem aumentar outras voltagens da mobo.

Este tipo de aumentos não deve ser feito pois tu não sabes qual o maximo de overclock que esse cpu suporta.

Testa o maximo de cada componente para depois "jogares" com os multis das mems e do cpu para tirares o maximo do teu sistema.

3. BrunoAlexS

Obrigado pela resposta.

A questão é que eu alterei o FSB para 400 e o multiplicador para 8 (o que dá 3.2GHz). A voltagem está automática, a board ajusta-a automaticamente para suportar o overclocking (fez isso quando subi para 2997MHz). Só que o PC reinicia sempre que começa a entrar no Windows quando ponho FSB a 400 com multi 8.

Como é que mudo o multi mas memórias para 1:1 com o FSB?

4. Blaster

Blaster Power Member

Obrigaste-me a fazer o download do manual da tua mobo, o que aqui neste hotel em que estou demorou uma eternidade LOL

Mas o tipo de duvida que tens é bastante especifico e demonstra que já procuraste info sobre o assunto.

Antes demais devias por a voltagem do CPU em manual e coloca-la em 1,35v. A função AUTO não presta, ficas sem saber o que o sistema esta a fazer. Ao subir a voltagem monitoriza a temperatura do cpu. Que cooler de cpu tens?

Relativamente a tua questão para colocar as mems a 1:1 tens que mexer no System Memory Multiplier. No manual que saquei não mostra as opções, se tiveres duvidas coloca aqui quais as opções que tens disponiveis.

5. BrunoAlexS

Obrigado pela ajuda e desculpa a maçada :p

O CPU tem o cooler de stock, mas tenho lido que para clocks à volta dos 3GHz chega... Por outro lado tenho uma boa ventilação da caixa (2 fans in, 2 fans out) e o CPU tem-se mantido À volta dos 45 graus com o OC que lhe fiz. É a revisão G0, que não aquece tanto.

O System Memory Multiplier dá-me as seguintes opções: Auto; 2.50; 3.50 e 4.0

Por baixo indica a frequência da RAM: normal, que é 800, e quando selecciono "Auto", passa para 1000. Fui ver no CPU-Z e ele diz-me que a DRAM está a 499.5 (que dá os tais 1000). Quer dizer que a board anda a fazer OC da frequência da RAM porque lhe apetece? Qual é a ideia, visto que a razão está 2:3? Será que esta razão está de algum modo fixa e é inalterável (se eu subir o processador, ele sobe automaticamente a RAM para manter a razão)?

6. Blaster

Blaster Power Member

Facilmente podes descobrir o que cada multiplicador da memoria faz, baixo o fsb para default (266) ou ate menos para não bloquear o sistema testas os diferentes multiplicadores e depois entras no windows e abres o cpuz para ver a que frequencia está.

O unico multiplicador que não deves usar é o auto, pois ficas sem saber o que ele faz.

Aumenta a voltagem da memoria (DDR2 OverVoltage Control).

Não conheço essa mboard mas em principio 1:1 é o multiplicador mais baixo (2.5 que indicaste), mas não há como testares tu proprio.

Parece-me é que estas te a esquecer de testar a estabilidade e monitorizar as temperaturas em full load.

7. BrunoAlexS

Não consigo alterar a frequência da RAM manualmente, a BIOS só me permite alterar o tal System Memory Multiplier.

Descobri que aqueles valores (2.50, 3.00 e 4.0) é o número de vezes que ele multiplica a FSB do processador. Ou seja, com um FSB 333 e com um System Memory Multiplier de 2.50, ele vai colocar as RAMs automaticamente a 833MHz (333x2.5). Em 3.00 (o valor que a board considera "óptimo"), as RAMs passam a 999MHz. Ou seja, ele nunca me deixa ter a razão 1:1, dado que o valor mais baixo é 2.50. Isto é normal?

Quanto à estabilidade, já a vou testar usando os programas recomendados no fórum, mas gostava de perceber isto de sincronizar a RAM com o FSB...

8. Ricasete

Ricasete Power Member

Faz o seguinte:

No system memory multiplier experimenta carregar na tecla + em vez de "abrires" as opções. Se a tua bios for como a minha verás que existem mais opções (2.0 por exemplo, permitindo-te o 1:1).

Espero que me tenha feito entender.

Não me perguntes o porquê, mas estas bios da Gigabyte são manhosas.

9. BrunoAlexS

Andei a pesquisar mais na net e encontrei a solução: existe um update para a BIOS da board (F7) que inclui o 2.0 na lista de multiplicadores (já tinha experimentado isso do "+", mas não dava).

Agora já consigo ter uma razão 1:1, bastou-me definir o multiplicador da memória para 2.0, o FSB do CPU para 400 e o multiplicador para 8 (ficando assim com 3.2GHz).

Corri os testes do programa S&M (100% de load com duração "Average"). O sistema passou a todos os testes (CPU e memória), com as seguintes temperaturas máximas:

CPU Temp: 37ºC
    Core1: 71ºC
    Core2: 70ºC
    Core3: 68ºC
    Core4: 68ºC
    GFX: 72ºC

Isto com cooler stock e 4 ventoinhas na caixa (2 in e 2 out). Que acham, é de preocupar ter as temperaturas dos cores tão altas, ou o que conta é a temperatura do CPU? Porquê tamanha diferença?

Desde já obrigado ao Blaster e ao Ricasete pela ajuda.

10. Ricasete

Ricasete Power Member

Segundo a Intel, 72º é o máximo recomendado para os G0.

Este valor é demasiado conservador para uns e demasiado alto para outros...

De qualquer forma essa temp foi obtida stressando os 4 cores simultaneamente, e isso simplesmente não acontece nas aplicações reais, logo, no dia à dia, as temperaturas serão inferiores.

No entanto deves fazer 2 coisas:

1º Quando colocas a voltagem em auto, estás a deixar que a mobo escolha por ti. Normalmente esta define uma voltagem superior à necessária, aumentando desnecessariamente as temps bem como o consumo. É preferível definires tu as voltagens.

2º Quando tiveres possibilidade troca o cooler. O stock é uma valente m****. É pouco eficiente e excessivamente ruidoso. Se procuras uma solução barata tens o Artic Cooling Freezer 7 (já o encontras a menos de 20 euros). Se puderes gastar mais algum, não faltam soluções.

Cumps

11. BrunoAlexS

Um amigo meu estava a dever-me um favor e montou-me hoje um cooler ASUS Arctic Square à borla. Não sei se será bom, mas a cavalo dado... :p

Fiz novos testes com o S&M e a temperatura máxima que me deu foi 61ºC (menos 10 graus que com o cooler stock). Experimentei baixar a voltagem até não dar mais (à volta dos 1.33V) e a temperatura foi para os 58-60ºC.

A gráfica é que aquece muito, chega aos 75ºC durante o teste. É uma 8800 com OC de fábrica (edição Alpha Dog da XFX) e parece um forno, ainda bem que está orientada para longe do processador e apanha um bom fluxo de ar (certifiquei-me que nada obstruía a zona da ventoinha).

Que acham destes valores?

12. Ricasete

Ricasete Power Member

O calor originado pela gráfica não ajuda, no entanto já baixaste 10º.

Podes ter tido azar com o cpu que apanhaste. Nem todos overclockam da mesma forma. Isto depende do batch e do vid de cada cpu.

O teu caso à partida indica isso mesmo: 1.33v para dar "apenas" 3000 e com essas temps...

Se deres uma vista de olhos pela thread de OC de Q6600 do XS vais perceber bem o que quero dizer. Há lá tipos com sorte:wow:

Dou-te o meu exemplo: consigo 3200 com a voltagem default do meu cpu (1.2375) e não passo dos 35º em full (tenho wc). Até aqui fantástico.
    Pensei que os 3600 seriam brincadeira, mas a verdade é que para os conseguir tenho de colocar a voltagem em 1.52. Existe aqui um espaço enorme que não consigo ultrapassar. Esta voltagem para mim já é excessiva e as temps ficam abaixo dos 50º...

Com isto tudo pretendo dizer que mesmo no OC é preciso sorte com os vários componentes...

13. Akerfeldt

Akerfeldt Power Member

Tenho um sistema novo, também com um Q6600 GO, queria fazer um overclock muito ligeiro, até aos 3.0GHz, uma vez que não tenho conhecimentos para mais, pelo menos pra já.

1 - Pelo que percebi isso consegue-se simplesmente com aumentos graduais da FSB Frequency na BIOS, testanto estabilidade e monitorizando temperaturas, certo até aqui?

2 - Também tenho as memórias com FSB : RAM 2:3, e não percebi como é q com 333 de FSB se vai ter os 400MHz nas memórias, não deveria dar (333*3)/2=499,5MHz?

3 - Para 333 de FSB tenho que ter FSB : RAM 5:6 para ter as memórias a 800MHz (400x2), assim, além de aumentar o FSB, terei que mudar o divisor FSB : RAM, certo?

(as minhas também são 800MHz DDR2 PC2-6400)

Desde já obgdo pela ajuda! Cumps:beerchug:

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página