1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[DUVIDA] Opteron 165 + Asus A8N32-SLI Deluxe

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Scorpion, 27 de Março de 2006. (Respostas: 64; Visualizações: 3707)

1. Scorpion

Scorpion Power Member

Olá a todos. A ver se alguém aqui do forum pode ajudar-me a esclarecer a seguinte situação. Por mais que tente não consigo efectuar overclock ao meu novo sistema, não sei o que estarei a fazer de mal. O sistema é um Opteron 165, uma Asus A8N32-Sli Deluxe, 2GB GSKILL PC4000 HZ e uma Enermax Liberty400W. A grafica é uma 7900GT. O problema é que basta alterar qualquer coisa na BIOS e ao arrancar o windows, quando surge o desktop, aparecem umas falhas na imagem, como se fosse a gráfica a falhar por overclock excessivo, mas a gráfica não deve ser pois está com a velocidade de origem. E depois o pc bloqueia e só carregando durante 5 segundos no botão de power é que o pc desliga. Outras vezes nao chega sequer a entrar no windows.

O cpu de origem está assim:

E o Asus Probe dá-me estes valores:

Já segui as dicas que estão expostas neste forum mas o resultado foi o que já referi, oo sistema crasha por menor que seja o overclock. A minha duvida é, que valores devo alterar na BIOS para começar? A vossa ajuda será bastante preciosa. Coloco aqui fotos da BIOS em default, agora é só darem as dicas. :P A ver se assim vou lá. :'(

:kfold:

2. Scorpion

Scorpion Power Member

Esqueci de referir que o dissipador é um Thermalright XP-90C e uma Noisebloquer

3. sl4ck

sl4ck Power Member

Começa por meter a memoria DDR400 @ 2,7v~2,8v com os timings em SPD
    Define o vcore do cpu a 1,4v manualmente
    e mete o LDT a 4x

Tens td default menos as mems que ja estão a 226Mhz, com o OC q estejas a tentar fazer no CPU podes já estar a exceder o das mems

4. Sway

Sway To fold or to FOLD?

PCI lock a 101mhz.

boa sorte.

5. Scorpion

Scorpion Power Member

O LDT é a opção K8 to NB Frequency, certo?

O resto mantenho como está na imagem ou altero mais alguma coisa neste screen?

PCI lock = Ajdust PCIE Frequency, certo?

:kfold:

6. Radeon Force

Radeon Force I fold therefore I AM

Eu tenho meu pci-e a 103, o problema é k tu tens tudo em default.:)

7. Scorpion

Scorpion Power Member

Talvez o problema fosse esse, é que sempre mantive o PCIE a 100.

8. Scorpion

Scorpion Power Member

Efectuei as seguintes alterações na BIOS:

Entrei no windows aparentemente sem problemas.

A opção SB no NB frequency, mantenho sempre nos 200?

9. Scorpion

Scorpion Power Member

No 3DMark 2001 perdi 400 3Dmarks com o cpu a 1.98GHz em vez dos 1.80GHz. Isso é normal? Até porque no SiSoft Sandra atingi resultados bastante acima dos resultados origem.
    :lol:

EDIT: No 3D Mark 2006, consegui aumentar e o CPU Score em 170 pontos.

Cada vez entendo menos. Não era suposto o score ser mais relevante no 3D Mark 2001?

EDIT2: Com o cpu a 2.07GHz já consegui mais 3.000 pontos no 3D Mark 2001. Suponho que o resultado a 1.98GHz tenha sido resultante de algum "bug".

:)

Última edição: 27 de Março de 2006
  10. God_Lx

God_Lx Folding Member

Aumenta os timmings das memórias para 3-4-4-8 e sobe isso bastante... Lá pros 250 na boa... O CPU deve fazer isso sem resmungar sequer... Se queres um desafio, 300x9 com as memórias em 180 ou 166 se a board n tiver os 180...

11. Scorpion

Scorpion Power Member

Que temperaturas devo ter em conta? Com o SUPERPI32MB e o Prime95 em simultaneo estou a atingir os 47ºc :wow:

12. sl4ck

sl4ck Power Member

Para os programas que tens a correr, se tens stock cooler, até está bastante bom, isto pq não vais andar a correr prime e super PI 24/7 ,mas tenta não passar desses 47ºC.

Mas já tens isso estavel?

13. Scorpion

Scorpion Power Member

É um XP90C com uma Noisebloquer.
    Até ao momento tem se apresentado estavel...

Agora vou testar 250x9 com timmings mais soltos.

EDIT: A temperatura com o Prime95 e o SUPERPI em simultaneo, a correr a 2.25GHz subiu para os 49ºc

:(

14. sl4ck

sl4ck Power Member

sem mexeres no vcore?

Epa num XP-90 isso devia estar um pouco mais fresco, verifica bem o contacto.
    Que massa dissipadora usas?

15. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Estas temps estão completamente irreais!

eu com um opty 170 @ 2700 1.45v com o mesmo cooling tenho 40-42 a full!

16. Scorpion

Scorpion Power Member

Foi utilizada Artic Silver Ceramique. O vcore esta a 1.42. O dissipador foi bem colocado, tal como a disposição da masa termica. Para ler a temperatura estou a usar o Asus PC Probe II.

EDIT: Retirei a tampa lateral da caixa e as temperaturas desceram para 43/44ºC (max). Menos mal, menos mal...

:lol:

17. Scorpion

Scorpion Power Member

Proximo passo...
    Para passar dos 250FSB tenho que reduzir o LDT para 3x, certo? E em relação a...

180 ou 166? Onde posso alterar esse valor?

Aqui:

:)

18. Scorpion

Scorpion Power Member

Testing @ 2.4GHz :)

As temperaturas oscilam entre os 49/50ºc, isto com a caixa fechada. Não sei se tem muita influencia mas tenho 2 neon azuis "cold chatode" no interior. Uma ventoinha de 120mm a puxar ar na frente da caixa (se bem que encontra os discos pela frente) e uma outra de 120mm a extrair ar na traseira e uma de 80mm no topo da caixa.

:x2:

19. Scorpion

Scorpion Power Member

Resultados finais:

Não vou puxar mais pelo sistema pois neste momento encontra-se a 43ºc em idle e chegou a atingir 54ºc ao correr o S&M 1.8.0 alpha. A correr prime95 e SUPERPI em simultaneo rondava os 50ºc. Parece que este Opty é um gajo quente como tal é melhor nao arriscar muito. :P

:x2:

20. Scorpion

Scorpion Power Member

Que analise fazem aos resultados que obtive? Os benches foram efectuados no sistema operativo do dia a dia com anti virus, firewall e outros programinhas a correr no background. O cpu está a 2480 MHz.

Partilhar esta Página