Dúvida OS em iSSD (ultrabook)

MrAwesomePT

Power Member
Boas.
Eu comprei à uns dias um Asus S405C (S46 com i3) que tem as seguintes specs:
CPU: i3-3217U 1.8 Ghz
GPU: GeForce 635M 2GB GDDR3
ROM: 500GB HDD Hitachi + 24GB iSSD SanDisk (para cache)
RAM: 4GB DDR3 1600 Samsung + 1 slot livre
OS: W8

Estou com algumas dúvidas relativamente à possibilidade de usar o iSSD para instalar o OS e manter o HDD para armazenamento e instalações de outros programas além do OS. Já tinha andado a ver na net mas por acaso não encontrei nada aqui no forum, pelo que achei boa ideia perguntar.
A coisa é que encontrei só referencia ao Zenbook UX32VD, que vem em modelos de 24 e 32 Gb de SSD.

Se alguém fez esta alteração, notou-se melhor desempenho por parte do OS? E o resto dos programas, nota-se diferença por não ter o SSD como cache?
Uma das razões que me deixa a ponderar se devo ou não testar, é a reconfiguração do SSD para funcionar como cache novamente caso queira reverter, porque só encontro tutoriais em como meter o SSD com o OS, e não ao contrario.

Além disso, numa máquina destas acham que vale a pena gastar dinheiro a comprar outra memoria de 4GB DDR3 1600? Se sim, existe problema se uma for Samsung e outra Kingston? Desculpem lá se isto é completamente descabido de perguntar xD

Obrigado ;)
 
tenho basicamente as mesmas dúvidas :) fico a aguardar respostas tb..

Mas pelo que tenho visto há modelos de ultrabooks que não é possível fazer upgrade de ram, e o SSD pelo que vi.. pode ser usado como um disco normal para windows, etc. e o HDD como secundário! Mas nada de certezas.. como disse, tb tenho estas dúvidas =/
 
Sim muitos deles tipo os modelos zenbook não têm opção de fazer upgrade à ram, pelo menos sem desmontar a máquina toda, mas não é o meu caso, que tem uma slot interna (não acessível) e uma outra que está acessível e vazia. Não sei é se vai haver diferença no desempenho do portátil por meter mais 4GB ou se não se nota diferença nenhuma.
Diz qual é o teu PC, porque tal como disseste, muda de uns para outros, e acho que também vi que alguns não dá para usar SSD. Mas não tenho a certeza

Um outro "problema" que eu vi ao passar o OS para o SSD é o disco HDD se desligar demasiado rápido, por exemplo abrias um ficheiro, e ele logo a seguir desliga-se, o que pode demorar mais tempo porque a próxima vez tem que primeiro ganhar velocidade, mas havia um programa para fazer a gestão de quando se ligava ou desligava o HDD.
 
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=765218

este é o meu tópico.. basicamente tenho 4 portáteis em vista =//

Hmm.. não sabia que alguns já tinham uma slot própria para futuros upgrades :) Eu penso que neste momento 4GB é suficiente para a maior parte das pessoas.. mas por exemplo, eu costumo trabalhar com virtual machines, e provalmente os 8GB fariam jeito !

Ai é ? não sabia.. pensei que davam todos para usar como se fosse um SSD normal.. ouvi dizer que os asus zen davam! mas n tenho a certeza.

Hmm ja percebi.. o hdd nao é usado durante algum tempo, e entra em stand-by ! tem a vantagem de poupar imensa bateria.. mas realmente depois é chato ter que aceder a algum ficheiro/programa/etc e ele demorar imenso tempo a voltar a ligar-se =/

PS: Eu também estou a procura de um portátil com o máximo de autonomia possível.. considero este ponto, o mais importante numa portátil !! Gostaria de ter um com 7h +/-.. mas penso ser complicado..
 
Última edição:
boas tenho um zenbook ux32a com o issd de "24 gigas" que sao 32 no total e sem duvida que o zenbook esta muito mais rapido do que quando tinha o seven a correr a partir do hdd.

sem duvida que vale apena, notas ganhos de performance bastante notaveis

n tem nada de saber, formatar as partiçoes do issd, uni-las e install

cump

Boas.
Eu comprei à uns dias um Asus S405C (S46 com i3) que tem as seguintes specs:
CPU: i3-3217U 1.8 Ghz
GPU: GeForce 635M 2GB GDDR3
ROM: 500GB HDD Hitachi + 24GB iSSD SanDisk (para cache)
RAM: 4GB DDR3 1600 Samsung + 1 slot livre
OS: W8

Estou com algumas dúvidas relativamente à possibilidade de usar o iSSD para instalar o OS e manter o HDD para armazenamento e instalações de outros programas além do OS. Já tinha andado a ver na net mas por acaso não encontrei nada aqui no forum, pelo que achei boa ideia perguntar.
A coisa é que encontrei só referencia ao Zenbook UX32VD, que vem em modelos de 24 e 32 Gb de SSD.

Se alguém fez esta alteração, notou-se melhor desempenho por parte do OS? E o resto dos programas, nota-se diferença por não ter o SSD como cache?
Uma das razões que me deixa a ponderar se devo ou não testar, é a reconfiguração do SSD para funcionar como cache novamente caso queira reverter, porque só encontro tutoriais em como meter o SSD com o OS, e não ao contrario.

Além disso, numa máquina destas acham que vale a pena gastar dinheiro a comprar outra memoria de 4GB DDR3 1600? Se sim, existe problema se uma for Samsung e outra Kingston? Desculpem lá se isto é completamente descabido de perguntar xD

Obrigado ;)
 
Obrigado pelas respostas. Estou muito tentado a fazer a mudança, e talvez a faça agora quando tiver mais tempo livre da faculdade ;)
Só para ter a certeza, o processo é reversível? Ou seja, se por alguma razão preferir voltar a meter como estava, existe maneira simples de meter o SSD a ser cache? Ou tinha de fazer um backup dos discos para depois trabalharem igual?

Obrigado ;)
 
Back
Topo