Dúvida Overclock MSI R9 390 8Gb

Rikatu

Power Member
Boas,

queria fazer um OC ao meu GPU, mas não consigo alterar os valores do core clock e da memory clock.

Quando coloco mais 20mhz no core clock ou mais 25mhz no memory clock, depois faço apply e não grava.

Ah estou a usar o MSI Afterburner.

Já estou farto de ver vídeos e de ler e não consigo resolver isso...

Alguma dica!!

pJ0T09N.jpg
 
Como podem ver no vídeo, aumento o clock core em 20mhz, depois salvo, mas não grava.

Será que tenho que fazer mais alguma coisa?

 
O meu GPU tem o modo OC que é de Clock 1060mhz e memória 1525mhz.

Estive para aqui a brincar e fui aumentando o clock de 20 em 20 mhz e a memória de 25 em 25mhz.

Até agora estou assim: clock 1120mhz e memória 1600mhz.
Corri o Heaven Benchmark e não deu erro nem vi artefactos e a temperatura máxima foi de 81ºc. E tive um ganho de 5fps em relação ao modo OC do GPU de fábrica.

Posso continuar a subir aos poucos??

Alguém entendido na matéria que possa dar uma opinião sff!!

Para saber se estou no bom caminho ou é melhor parar...

83Lli4S.jpg
 
Última edição:
@VelhoDoRestelo com OC ao CPU e a agora ao GPU devo ter tido um ganho de 17fps no total, pelos cálculos que fiz acho que foi isso.

Isto no B1!

Penso que é um bom aumento, pelo menos quando há muitos bonecos, granadas, tanques e aviões...o mínimo tem sido 65fps e antes desciam até aos 40 ou 50.
Normalmente variam entre os 75 e os 105fps, mas fixam mais entre os 85 e 95fps e jogo a 1080p, 144hz e tudo em ultra.

Não sei se está melhoria foi do OC ou o jogo está melhor.
 
Tou admirado é com a "baixa" temperatura máxima q atinges. Tens mm a certeza q a gráfica não te passa de 81° C em carga?!
 
Aliás, andei este fim de semana a testar o OC ao GPU e penso que agora tenha acertado nos valores 1110 clock / 1565 memória e temperatura máxima de 76ºc no B1 e no Heaven benchmark.

Só mexi no clock e na memória, no power limit e na voltagem não mexi porque não sei. Tenho medo de fazer asneira. Mas pelo que tenho lido, se mexer nesses items ainda consigo um OC maior.

Em relação ás temperaturas do GPU, tenho uma curva das fans no msi afterburner, se calhar é por isso que achas que está tão baixa.
Temperatura ambiente de 22ºc.
t3EPno5.jpg


Também desde que atualizei os drivers para a última versão 17.9.3 a temperatura baixou.

Ps: quando o GPU está nos 75ºc , a % da ventoninha está nos 85%.
 
a minha msi r9 390 twinfrozr, sem overclock/overvolt, chega me aos 94.º C em jogos bue puxados. tb tenho custom fan curve no msi afterburner...
 
@Rikatu, desculpa estar a aproveitar-me do teu tópico. As tuas temperaturas estão ótimas, as minhas é que nem por isso...

@rjSampaio, a placa está "certificada" pela msi para suportar até 95.º C sem sofrer danos. Nunca passa de 94.º C. Mas, de facto, não me agrada nada q atinja esta temperatura...

Tenho a curva das velocidades das fans bem, diria, com as ventoinhas a 100% quando passa de 85.º C. Está mais ou menos parecida à do Rikatu, com exceção de que as ventoinhas estão paradas até q a placa atinga os 59.º C (zero frozr, proposto/recomendado pela própria marca).

A minha caixa é uma corsair carbide 200r, com os cabos bem arrumados. tenho duas ventoinhas a meter ar na frente e uma na traseira a tirar. a caixa tem furos na lateral e no topo que ajudar a deixar sair o ar quente. Será necessário meter mais ventoinhas? Não tinha problema de temperaturas anormais do gpu anterior nesta caixa...

Também já vi relatos de várias pessoas q atingem esta temperatura com a mesma gráfica. Muitos consideram "normal", outros retiraram o cooler e substituíram a pasta térmica, mas isso implica q quebra de um selo (bye bye warranty). tenho de ver se ainda está na garantia...
 
Obrigado, Rikatu.
Eu tenho o afterburner sp ligado e o framerate limitado a 75 fps pq o meu monitor só vai até 75hz.

Tenho considerado que esta temperatura máxima é uma consequência da baixa eficiência da arquitetura das r9. Mas não estou a ver q possa justificar esta diferença das minhas temperaturas para as vossas, Rikatu e rjSampaio.

Em jogos menos exigentes a nível gráfico, por exemplo, o Dishonored, a gráfica fica pelos 75.°C. isto a 1440p. Agora, a jogar Witcher 2 com os settings em high, a 1440p, a gaja cola nos 94.° C.
jogam a q resolução?
 
Última edição:
Obrigado, Rikatu.
Eu tenho o afterburner sp ligado e o framerate limitado a 75 fps pq o meu monitor só vai até 75hz.

Tenho considerado que esta temperatura máxima é uma consequência da baixa eficiência da arquitetura das r9. Mas não estou a ver q possa justificar esta diferença das minhas temperaturas para as vossas, Rikatu e rjSampaio.

Em jogos menos exigentes a nível gráfico, por exemplo, o Dishonored, a gráfica fica pelos 75.°C. isto a 1440p. Agora, a jogar Witcher 2 com os settings em high, a 1440p, a gaja cola nos 94.° C.
jogam a q resolução?

Jogo a 1080p e 144hz com tudo em ultra no Battlefield 1.
Os meus FPS estão limitados a 144.
 
Back
Topo