1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida overclock opteron 170

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por cuto, 19 de Agosto de 2007. (Respostas: 19; Visualizações: 1480)

1. cuto

cuto What is folding?

Olá meus caros,

Já há alguns anitos que tinha um amd 64 3000+ (winchester) na minha gigabyte K8 Triton. Como sou de aproveitar o q tenho até mudar de sistema (leia-se intel, p.ex.), decidi mandar vir da Alemanha um opteron 170 que por feliz acaso a motherboard suporta com a última bios.
    Stock cooler desaprovado; anterior cooler - silent boost - com temps altas, toca a comprar o scythe ninja (um desespero para montar sem tirar a board). AS5 que baste e tive a fazer um overclock ao "piqueno", sempre com stock voltages.Agora começa a dúvida...
    Devo adiantar que as mems são as geil pc3200 value ram, 2 gigas, e estão a 2.5-4-4-8.
    Neste momento consegui 10x270 HTT , estando o processador a correr a 2700 Mhz e as mems a 198 Mhz. Temperaturas da moherboard 25º , do processador em idle 35º, correndo o SuperPi chega aos 50º (coretemp, o speedfan dá 1 ou 2 graus menos). Corre o Super 8 M sem erros e o OCCT tb. sem erros nos 30 minutos. Devo puxar pelo processador ainda mais? As voltagens tão todas em stock, devo aumentar? Trará isso estabilidade acrescida?

Adianto que no winchester o máximo que consegui foi um salto de 400 Mhz, dos 1.8 para 2.2. ( o maior overclock que consegui desde que tenho um PC,já lá vão muitos anos...)portanto devo parar com a ganâcia uma vez que o desempenho que acrescentei a um sistema velho por 130 Euros está a ser tão extraordinárioa para o utilizador comum , sem grandes pretensões de overclock? Respostas de alguém com configuração igual à minha seriam óptimas, mas todas são bem vindas!

Cumps.

2. rav3n

rav3n Power Member

enquanto isso estiver estável tás à vontade para puxar, ainda é capaz de fazer mais uns MHz com vcore default(desde q seja default n deves sentir grande diferença nas temps)
    50ºC é capaz de ser um bocado alto, mas n preocupante (a temp maxima acho q sao 65ºC)
    podes é testar se ele faz os 2700 com vcore abaixo do default, o q provavelmente baixará a temperatura

o irmao mais novo(165) está no meu pc a ~2500MHz com 1.2v, nao o puxo mais por preguiça e porque mesmo assim é bastante quente

Última edição: 19 de Agosto de 2007
  3. cuto

cuto What is folding?

Tks rav3n:

Vou tentar os 2700 com vcore abaixo do default.

4. cuto

cuto What is folding?

Ok!

Com vcore a 1.250 o resultado é excelente! Idle temp de 30 º, máxima 48º a correr o OCCT! Acho que este opteron é bomba!

5. rav3n

rav3n Power Member

tb acho q sim, o meu nao é mauzito mas o teu é bem melhor :x2:

6. cuto

cuto What is folding?

E para espanto meu: 2800@ vcore 1.3...correu o OCCT ; SuperPi; Orthos durante 10 horas. Temperatura alta 55º no orthos...
    Acho que vou ficar nos 2700@ vcore 1.250!

Stepping do bicho lcb9e 0651mpmw!

Acho que este chega aos 3000 MHz com ar!

7. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Da-lhe...vai experimentando 2850...2900...deixa sempre correr bastantes horas..

Testa tambem com o S&M 1.8.1...metes long test @ 100% e ve se corre 10h..

abraço

8. cuto

cuto What is folding?

Correu a 2900 com stock vcore até agora, sem erros. Não faz post a 3000 com 1.35. As temps são de 53-55. acho que vou parar de ser ganancioso e ficar pelos 2700 a 1.25 v.

Tks!

9. rav3n

rav3n Power Member

aproveito este topico para nao estar a abrir outro

tenho um 165 rock stable,passa todos os testes de cpu e memorias, e mesmo em tarefas normais funciona impecavelmente

no entanto a correr dual super pi, um deles falha e dá um erro "not convergent in sqr05"

correndo apenas um super pi(definindo ou nao afinidade para cada core) nao dá erros

é estranho pq já tive isto tudo ok, nao sei o que se passou

mesmo em default tenho o mesmo prob, portanto penso que seja algum setting da bios da dfi que me esteja a falhar(basicamente mexo
    no que conheço, o resto fica em default)

o cpu em questao está numa dfi nf4 expert, mas tenho tb um x2 3800+ numa sli-d a sofrer do mesmo mal

nao é que isto me faça diferença, ate pq como disse acima o pc está mais que estavel, é mesmo por ser picuinhas

Última edição: 14 de Novembro de 2007
  10. rav3n

rav3n Power Member

anyone, steelballzz?

11. Blaster

Blaster Power Member

apaga a pasta do superpi, saca outro super pi e tenta outra vez

12. rav3n

rav3n Power Member

continua na mesma :(

13. God_Lx

God_Lx Folding Member

Ao correr nos dois Cores ele puxa mais pelo CPU, como tal não fica tão estável... Isso é erro de CPU/Memórias a não aguentarem, pode ser o controlador de memórias que não se dê bem com os dois Cores em Full Load e não aguente essas settings...

Tenta relaxar alguma configuração tanto em CPU como nas memórias...

14. rav3n

rav3n Power Member

o que é mais weirdo é que ate a default tenho o tal erro

e com qualquer uma das configs(default ou 2.7) tenho o pc estavel, testado com varios programas, e mais importante que tudo, estabilidade no uso diario

deve ser mesmo nabice minha, ate pq o cpu faz 2.7GHz com 1.325v(bios)
    acima disso começa a ficar instavel

ja experimentei subir ligeiramente a voltagem do ***** e LDT, mas aparentemente nao adianta

o cpu ainda boota a 3.0GHz+, mas estabilidade nepias

Última edição: 30 de Dezembro de 2007
  15. rav3n

rav3n Power Member

sem querer encontrei a solução para o meu "problema", era mesmo nabice minha

16. Curcundil

Curcundil Power Member

Eu tenho 1 opteron 140 e estou a fazer overclock pela 1 vez, esta a 2250 vom tudo em default....

Tenho 1 memoria bastante boa uma ocz a 2-3-2-5 k meti a correr a 333 para fazer o oc esta agora a 204!

O cpu em idle esta nos 35 com o stock cooler em load vai ao 47c!

Achas k ainda da para puxar +?

K temperatura acham k é o maximo para ele?

Peace!

Última edição: 5 de Fevereiro de 2008
  17. rav3n

rav3n Power Member

a temperatura maxima de operaçao dita pela marca podes ver no core temp, se nao quiseres procurar nas datasheets da amd

mas penso que seja à volta de 65ºC, isto nos cores
    mesmo que o cpu chegue aos 65 é provavel que já dê erros, portanto 50~55ºC serao temperaturas aceitaveis

isto relativo à temperatura dada pelo sensor dos cores, a temperatura do cpu/cpu socket é um valor mais baixo

nao te esqueças do HTLink, tem de ficar abaixo de 1000

Última edição: 5 de Fevereiro de 2008
  18. Curcundil

Curcundil Power Member

Bem estando com o stock cooler acho k n esta mau vou ver se consigo por nos 2500mhz.....
    Tenho k relaxar a memoria e meter o ht a 3 pk o fsb ja esta a 250 logo esta a 1000 o ht....

É preciso relaxar muito a memoria? tipo 3-3-3-5 ou acham k ela aguente + baixo?

Peace!

19. rav3n

rav3n Power Member

deves testar as 2 coisas em separado, para saberes o maximo de cada um

cada caso é um caso

20. Curcundil

Curcundil Power Member

Eu sei k o processador vai aos 2700 a ar com 1 cooler de jeito!

A memoria é k é n sei.....

Ainda para + o speedfan da-me uns valores malucos....

Tipo a temp 1 no speedfan esta em negativo so kuando o cpu tem trabalho é k vai para perto do positivo!

Ha + algum programa bom para ver as temperaturas?

Peace!

Partilhar esta Página