Dúvida para fazer um servidor caseiro para backups

crossroads

Power Member
Boas!

Em primeiro lugar (ainda) não estou muito habituado ao Linux, nem redes, e por isso venho aqui pedir ajuda.

A ideia é a seguinte: quero montar em casa um servidor apenas para fazer backups de vários computadores cá de casa. O servidor correrá com uma distribuição Linux, terá 2 ou 3 discos rígidos (cada um com diversas partições mas isso não interessa muito agora) e a ideia é que o software que se instale crie automaticamente nos 3 discos a informação dos diversos computadores, ou seja, a informação ficará armazenada nos discos que serão imagens um do outro. Assim, caso 1 fique com problemas ainda terá mais um ou outro com a informação.
Já encontrei pela net alguns programas que fazem backups mas ainda não encontrei nenhuma referência a diversos discos.
Algumas dicas de como posso fazer isto?
 
Última edição:
Boas
Eu já configurei 2 ou 3 PC's com FreeNas e funcionam muito bem. Só testei foi com 1 disco, mas deve dar com os que quiseres.
 
Como tinha dito não tenho grande experiência com linux e o facto de serem vários discos é o que me parece mais complicado.
Obrigado pelas dicas.
 
O facto de serem muitos discos não é problema nenhum, e se quiseres até podes juntá-los todos numa partição com LVM.

De resto, como disse o skorzen, é man rsync.

Conheço também o BackupPC mas nunca experimentei.
 
Oi,
Como já foi aconselhado no post de cima, eu adoptaria o FreeNAS que já tem suporte para várias tools do género.
É simples, fácil de instalar e a curva de aprendizagem muito pequena.

sup

fulgas
 
Back
Topo