1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida para fazer um servidor caseiro para backups

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por crossroads, 22 de Maio de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 1168)

1. crossroads

crossroads Power Member

Boas!

Em primeiro lugar (ainda) não estou muito habituado ao Linux, nem redes, e por isso venho aqui pedir ajuda.

A ideia é a seguinte: quero montar em casa um servidor apenas para fazer backups de vários computadores cá de casa. O servidor correrá com uma distribuição Linux, terá 2 ou 3 discos rígidos (cada um com diversas partições mas isso não interessa muito agora) e a ideia é que o software que se instale crie automaticamente nos 3 discos a informação dos diversos computadores, ou seja, a informação ficará armazenada nos discos que serão imagens um do outro. Assim, caso 1 fique com problemas ainda terá mais um ou outro com a informação.
    Já encontrei pela net alguns programas que fazem backups mas ainda não encontrei nenhuma referência a diversos discos.
    Algumas dicas de como posso fazer isto?

Última edição: 22 de Maio de 2009
  2. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Quanta é a paciência que podes dispor :D ?
    Podes implementar 1 distro já para esse efeito, como por exemplo ClarkConnect, Freenas, sem grande trabalho. Ou então usar uma distribuição qualquer + Webmin, ou uma ferramenta para o efeito.
    Vê tb o tópico Soluções Home Server. (amahi, ebox...)

Última edição: 23 de Maio de 2009
  3. Larbac

Larbac [email protected] Member

Boas
    Eu já configurei 2 ou 3 PC's com FreeNas e funcionam muito bem. Só testei foi com 1 disco, mas deve dar com os que quiseres.

4. skorzen

skorzen Power Member

Código:
    man rsync
    Não chega? :-)

5. crossroads

crossroads Power Member

Como tinha dito não tenho grande experiência com linux e o facto de serem vários discos é o que me parece mais complicado.
    Obrigado pelas dicas.

6. omni0ne

omni0ne Power Member

O facto de serem muitos discos não é problema nenhum, e se quiseres até podes juntá-los todos numa partição com LVM.

De resto, como disse o skorzen, é man rsync.

Conheço também o BackupPC mas nunca experimentei.

7. xBoShY

xBoShY Power Member

Multiplos discos? Redundancia?

OpenSolaris + RaidZ + ZFS? ^_^

8. fulgas

fulgas Power Member

Oi,
    Como já foi aconselhado no post de cima, eu adoptaria o FreeNAS que já tem suporte para várias tools do género.
    É simples, fácil de instalar e a curva de aprendizagem muito pequena.

sup

fulgas

9. crossroads

crossroads Power Member

Irei ver todos os softwares que recomendaram. Obrigado a todos! :)

Partilhar esta Página