Dúvida para gravação de dvd's

lipemanel

Power Member
Boas.
Estou com umas dúvidas e gostava que me ajudassem.
Para fazer muitas cópias de dvd's qual a melhor opção?
Falaram-me em "servidores de gravação" ou raio como se chama, mas eu gostava que me elucidassem como é a melhor maneira, ou mesmo se é possível tipo pôr 4 ou 5 gravadores ligados num pc e gravar ao mesmo tempo as diferentes cópias.
Atenção que isto n é para fazer nada de ilegal, é mesmo para copiar dvd's por nós editados.
 
lipemanel disse:
Boas.
Estou com umas dúvidas e gostava que me ajudassem.
Para fazer muitas cópias de dvd's qual a melhor opção?
Falaram-me em "servidores de gravação" ou raio como se chama, mas eu gostava que me elucidassem como é a melhor maneira, ou mesmo se é possível tipo pôr 4 ou 5 gravadores ligados num pc e gravar ao mesmo tempo as diferentes cópias.
Atenção que isto n é para fazer nada de ilegal, é mesmo para copiar dvd's por nós editados.

Desde que tenhas canais suficientes (quer nativos, quer através de placas pci), podes montar quantos gravadores quiseres num computador ... vê a sig do kazuza :D
Ah claro .. tb convém que tenhas entradas suficientes na caixa :P
 
xtr3me disse:
Desde que tenhas canais suficientes (quer nativos, quer através de placas pci), podes montar quantos gravadores quiseres num computador ... vê a sig do kazuza :D
Ah claro .. tb convém que tenhas entradas suficientes na caixa :P

É mesmo essa a minha dúvida...
Tendo 4 canais IDE posso ligar 4 gravadores, mas dá para os pôr a gravar todos a mesma imagem ao mesmo tempo?
Pq se desse o que tava a pensar é fazer uma imagem no disco e gravar apartir daí.
Pq tive realmente a ver os duplicadores só que são um cadito caros...
 
Tens de ter atenção ao CPU/RAM pois basta tares a gravar um DVD num pc mais antigo e vês o buffer a descer MUITO assim k mexes noutra coisa portanto com +3 gravações ao mesmo tempo n sei se isso e' grande idea...
 
God_Lx disse:
Tens de ter atenção ao CPU/RAM pois basta tares a gravar um DVD num pc mais antigo e vês o buffer a descer MUITO assim k mexes noutra coisa portanto com +3 gravações ao mesmo tempo n sei se isso e' grande idea...


Pois...
Essa também era a minha outra grande dúvida... A fiabilidade....
Mas já agora outra questão.
Os duplicadores servem mesmo só para as cópias ou são comps normais?
Na pior das hipóteses podia comprar um mega comp novo, que ao menos tinha mais alguma utilidade q não gravar dvd's
 
Os duplicadores penso que só servem para copiar ... acho que nem disco têm.
Quanto ao pormenor que o God falou é de facto um pormenor que de me esqueci.
Tens de ter um pc minimamente decente, com alguma ram e disco, de resto deve ser na boa.
Ah, não te esqueças que só podes pôr n canais-1, porque 1 é para o disco :D
 
Se realmente fôr para investir num comp ponho discos sata ;)

Já agora, mas em termos de software como é?
Que programa se usa, ou qualquer programa de gravação dá?
 
Boa pergunta também.
Quanto a isso n te sei responder ... n sei se p.e o nero dá para seleccionar várias drives ao mm tempo para cada uma fazer uma cópia da mm source.
O kazuza deve saber isso ... vamos ver se ele diz qq coisa aqui :P
Senão, mais alguém deve saber (falei nele pq me lembrei das drives todas que ele tem :D)
 
A configuração de um pc para gravações multiplas não é muito simples...

Tens que ter um CPU decente (algo tipo A64 ou PIV HT já serve), e MUITA RAM ...

Terás depois que fazer a disposição correcta das diversas drives pelos canais IDE disponíveis, e selecção de PCI (caso precises de controladoras IDE) com menos IRQs ocupada ....

2 discos (1 para Sistema, outro para cache de gravação- preferência RAID 0, senão tens bottleneck)

Software de gravação, a versão nero Enterprise permite seleccionar até 7 gravadores, se não me engano ...

Podes sempre usar também a linha de comandos... :D

Mais alguma coisa, apita... :)
 
Para já obrigado pela resposta rápida ;)

Isto é assim, a questão é que isto não é para mim, é para um amigo.
Mas o que eu achei é que os duplicadores eram todos mto caros e pareceu-me que se fosse possível com o mesmo valor comprar um computador sempre tinha outra utilidade.
Achas que se eu comprar um A64 3200 com 1024 de ram, 2 discos sata que poderia pôr RAID 0 (já agora o que é bottleneck?), a placa gráfica acho que é indiferente, funcionava?
E imaginando que eu quero pôr 4 gravadores dava para ligar aos IDE da board ou era melhor comprar 1 placa controladora para pôr só um disco por cabo?
É que também não queria estar a dizer ao meu amigo que isto assim dava bem e depois não conseguir...
 
Well bottleneck é algo que te pode limitar um processo em execução..."The slowest operation in a set of operations"
Quanto ao facto de pores placa controladora...não sei bem, mas plo menos para o disco n é preciso, visto que irias utilizar discos sata (plo menos foi o que disseste)...logo terias os 4 ides para as drives :)
Cumps
 
Kermit the frog disse:
Quanto ao facto de pores placa controladora...não sei bem, mas plo menos para o disco n é preciso, visto que irias utilizar discos sata (plo menos foi o que disseste)...logo terias os 4 ides para as drives :)
Cumps

A minha dúvida tem a ver com até para fazer cópias directas de cd's antigamente me diziam que não devia têr no mesmo canal o leitor e gravador, por isso não sei se não atrofia a cópia estar a pôr quatro gravadores a encher os canais, só mesmo por isso.
E tambem tive a ver se melhorar a fiabilidade a placa tb é barata :)
 
Aconselho-te 3 discos Sata (1 em IDE para sistema ,e 2 em RAID 0 para fonte de gravação)

A disposição dos drives IDE é pertinente. Há que jogar com o que se pretende ....

Se puderes dispensar a placa PCI, melhor... Senão, tens mais um atraso, que é a largura de banda e IRQs que esse slot te vai usar... :eek:
 
kazuza, desculpa lá mas não entendi essa do disco sata em IDE ... como é que se faz isso? :x lol isto secalhar é de n00b...mas não tou mesmo a ver ... D:
 
Back
Topo