[DUVIDA]Particoes de Portátil

R!DF!CK

Power Member
Pexoal.
Tenho o Gameforce, da iniciativa eescola. Aquilo vem com 4 partições.
Uma traz o OS da caixa mágica, uma é serve de SWAP para o linux, uma particão serve como espaço para utilizadores novos criados no linux. E a outra partição serve para instalar um OS diferente.

A minha dúvida é a seguinte:

Existe posibilidade de juntar a particão para novos OS's e a particão onde são colocados os novos utilizadores? De modo a que todos os utilizadores criados em linux sejam criados na partição do linux. Porque assim teria 2 partições para usar com o VISTA.


Aguardo resposta.
 
Qual a distribuição do linux que tens?
Mas sim, tens essa possibilidade.
Agora, desconheço se existe o partition magic para linux, sei, no entanto, que o mesmo e o vista não se entendem.
O teu linux deve ter um gestor de partições - usa esse gestor para manipular as partições conforme te der jeito e pimba...está feito.
No entanto se o teu linux tem uma partição para os utilizadores (?), então... quando fizeres o merge das partições... adeus informação sobre esses mesmos utilizadores.
 
Qual a distribuição do linux que tens?
Mas sim, tens essa possibilidade.
Agora, desconheço se existe o partition magic para linux, sei, no entanto, que o mesmo e o vista não se entendem.
O teu linux deve ter um gestor de partições - usa esse gestor para manipular as partições conforme te der jeito e pimba...está feito.
No entanto se o teu linux tem uma partição para os utilizadores (?), então... quando fizeres o merge das partições... adeus informação sobre esses mesmos utilizadores.


Já utilizei o gestor de particoes da caixa mágica. e consegui formatar para NFTS. Agora quando vou pelo Vista já aparece a partição nova E:. No entanto agora só me falta juntar o C: com o E: sem que perca a instalação do Vista.

Alguem sabe de um programa bom e que seja de confiança. de preferencia Freeware.
 
Fazes isso com o gestor de partições do linux.
Se o vista está na partição "e" e queres "fundir" a "e" com a "c", ficando só com a "e", no linux "destrois" a partição c... e depois adicionas o espaço não alocado (originado pela "destruição" da partição c) à drive e.
Deverás ter problemas depois com o arranque do vista... mas metes o cd do vista e fazendo repair ao startup, ficas com dual boot. Existem vários tópicos neste forúm sobre isso.
Tens ainda o gparted para fazer isso (live cd linux), caso não o consigas fazer dentro do caixa mágica.
 
Fazes isso com o gestor de partições do linux.
Se o vista está na partição "e" e queres "fundir" a "e" com a "c", ficando só com a "e", no linux "destrois" a partição c... e depois adicionas o espaço não alocado (originado pela "destruição" da partição c) à drive e.
Deverás ter problemas depois com o arranque do vista... mas metes o cd do vista e fazendo repair ao startup, ficas com dual boot. Existem vários tópicos neste forúm sobre isso.
Tens ainda o gparted para fazer isso (live cd linux), caso não o consigas fazer dentro do caixa mágica.


No meu caso é ao contrário. O vista ta no c: e a e: é aquela que eu quero adicionar á c:. Logo vou apagar a e: e depois juntar a c:.

Vou agora experimenta. Depois posto aqui se funcionou.

Obrigado Machacaz
 
Trago News....

Fui ao Linux e entrei no gestor de partições. Depois apaguei a partição e: e ficou vazia como se vê na imagem abaixo:

CapturaEcra.jpg.html
CapturaEcra.jpg.html


Depois disto tentei juntar o espaço livre com a partição do Vista já instalado ou seja juntar no ponto de montagem /media/windows. Mas como se vê na imagem a seguir ele não consegue juntar uma vez que já existe um ponto de montagem nessa partição.



Como faço então? Tipo só tenho a opção "Criar" e quando mudo para o modo perito, continuo a ter só esta opção.

Refiro que também antes de fazer isto eu consegui ver a partição E: quando estava no Vista, e dava para colocar lá ficheiros e tudo. Agora já não me aparece..lol....é óbvio não.

Alguma ideia de como juntar o espaço livre a parição C:?

No aguardo
 
Acabei agora mesmo de testar o gparted-live-0.3.9-13. Mas no entanto não me entendi bem com o programa....será que alguem me explique como usar de modo a juntar a partição a outra.


No aguardo
 
Back
Topo