1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

DÚVIDA - Partições na instalação do Ubuntu

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por blue_sky, 2 de Janeiro de 2013. (Respostas: 6; Visualizações: 1196)

1. blue_sky

blue_sky Power Member

Estou a tentar instalar o Ubuntu. Criei uma partição de 50 GB para tal, mas quando vou tentar criar novas a partir desta (para criar /, /home e swap) não me deixa porque diz só posso ter 4 primárias como podem ver na imagem.

No windows tenho duas, as habituais(digo eu) C: e D:. Aqui aparece-me uma formatada em fat32 de 15 GB que não faço ideia o que seja, no windows não está vísivel. O que poderá ser? Posso apagá-la para ter mais uma primária disponível?

Como contornar a questão de apenas estarem disponíveis 4 primárias? Sei que posso ter uma extended partition mas não sei como fazê-lo.

Outra questão. Na instalação do Ubuntu devo criar 3 partições (/, /home, e swap) ou crio apenas 1 ou 2?

Cumps

2. petersaints

petersaints Power Member

Podes ter no máximo 4 partições primárias num disco. Uma deles pode ser uma partição estendida que contém outras sub-partições lógicas. A criação é simples, basta escolher GParted quanto vais criar uma partição que queres criar uma partição extended.

Em no meu sistema nesta momento tenho 3 partições primárias (uma para o System Reserved do Windows 8 (NTFS), outra para o Windows 8 e uma para dados (NTFS)) e outra estendida (com uma partição / (ext4) para o Kubuntu e uma de swap).

Quanto à separação... / e swap precisas sempre. A /home à parte apenas tem a vantagem para o caso de no futuro poderes mudar o SO que tens na / e nem tens que fazer backup da /home, ficam lá os teus dados todos de utilizador e eventuais documentos, música, etc., que lá tenhas. Eu como tenho os dados todos importantes na tal partição NTFS não tenho uma /home à parte. Mas se tivesse apenas Linux no PC provavelmente tereia /, /home e swap tudo separado.

3. blue_sky

blue_sky Power Member

Ok, Obrigado.
    Tens ideia do que é aquela Partição formatada em Fat32 que aparece na imagem que postei? Não faço ideia mesmo, no Windows não aparece visível pelo menos

4. metralha761

metralha761 1st Folding then Sex

repara na coluna dos parâmetros, diz hidden, ou seja?

claro que o windows encontra, basta ires ao gerenciador de discos e tens a partição, só não tem uma letra atribuido, mas tb não é para atribuires nem a usares.

Quanto à swap, ela não é obrigatória, mas recomendada, se tiveres muita RAM, tipo 8 GB ou mais, até a podes dispensar, mas sem ela, quando a RAM esgotar, começa o fogo de artifício, e possíveis instabilidades. Claro que ao reiniciar o PC fica tudo em ordem, isto se não corromperes um ficheiro importante.

Última edição: 2 de Janeiro de 2013
  5. blue_sky

blue_sky Power Member

Mas posso apagar a tal partição hidden? ou não é aconselhável?

Edit:
    Estive a pesquisar e vi que costuma ser uma partição de recuperação, logo não convém apagar.
    O problema é que tenho a partição C:, D:, essa tal partição de recuperação e depois tenho uma desconhecida com 16 Mb que também não sei o que é (diz desconhecido e tem um ponto de exclamação vermelho ao lado -poderei apagá-la?)

Ao redimensionar o D: para os tal 50 GB que quero, fica uma partição sem alocação e depois não consigo criar uma partição nova a partir desta sem alocação para o swap e /home porque diz que não posso ter mais que 4...

Última edição: 2 de Janeiro de 2013
  6. s0ldier

s0ldier Power Member

Se já tens o Windows instalado será melhor pegares no particionador do Windows e retirares os tais 50GB do D:, depois será só no Ubuntu escolheres a formatação das partições e o espaço alocado para cada. Uma partição Swap e / chega e não terás problemas nenhuns.

Para encontrares o particionador no Windows, escreve particionar ou partition (depende da lingua) no menu iniciar.

7. kikoakanando

kikoakanando Banido

Boa Tarde...

Amigo... um conselho não brinques com partições que não conheces... pode-te acontecer como aconteceu comigo - O XP não sei porque raio tem mania de escrever a MBR numa partição onde lhe dá mais jeito e se apagas lá se vai o boot da maquina... Aconselho-te vivamente a certificares-te se podes ou não apagar esses MB mas penso que não ter servirão de nada pois acho que é uma reserva criada aquando a instalação do SO.

Abraço amigo;)

Partilhar esta Página