1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida - PDF para impressão

Discussão em 'Design e Multimédia' iniciada por 3dhouse, 15 de Janeiro de 2009. (Respostas: 12; Visualizações: 2061)

  1. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    Boas,

    Tenho algumas dúvidas sobre PDF's. Estou a trabalhar como maquetador de uma revista e alguns problemas começaram a aparecer quando enviei a revista para a gráfica. Nomeadamente as imagens em RGB que deveriam estar em CMYK...

    No inDesign há alguma forma de passar todas as imagens do documento para CMYK, sem ter que estar a usar o Photoshop para fazer isso?
    Segunda dúvida, a revista tem mais ou menos o tamanho de uma folha A5, mas como não pus compressão de imagem, a revista com 32 páginas pesava 500mb. Há alguma compressão que não se perca muita qualidade e que pese bem menos?
    Existe algum programa (para mac) que faça uma revisão do PDF dizendo possíveis erros na hora de imprimir?
    Alguem me fornece um tutorial a explicar como funciona o Bleed?
     
  2. ImAnAlcoholic

    ImAnAlcoholic Power Member

    ok... nao e a ajuda ideal aquilo que te vou dar mas confesso que inDesign e um dos raros programas da adobe que pouco ou nada utilizo...

    http://www.adobe.com/support/indesign/ isso tem community help... se procurares decerto que encontras ai todas as tuas respostas =)
     
  3. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Bem, para começar, devias logo desde o início começar a trabalhar em CMYK.

    Como tal não foi feito, exporta para PDF e nas opções que aparecem escolhe o preset PDF/X1a:2001. Quanto à compressão, vai vendo nas opções de compressão nos parâmetros, mas normalmente basta meter a qualidade das imagens um puco para baixo, que o tamanho desce logo bastante.
     
  4. Cartman

    Cartman Power Member

    Boas

    Como já te disseram, devias ter logo passado as imagens para CMYK e não continuares a trabalhar com as mesmas em RGB. Quanto ao InDesign, infelizmente não te posso ajudar, visto que não sei trabalhar com esse programa.

    Não tenho conhecimente de algum programa que te diga se o ficheiro PDF tenha erros. Podes é no entanto, ver se está tudo correcto (cores, textos, etc) antes de enviares para a gráfica. Se tiveres o Adobe Profissional, tens o Output Preview e vês a separação das cores.

    Fiz esta imagem, para uma user do forum e também a explicar o que era o bleed. Na imagem, tens o cortante e as crop marks e tens o fundo a verde. Como podes ver o fundo passa para fora das crop marks e é isso que é o bleed. Assim não existe nenhum problema, de aparecer fundo a branco quando for ao corte.

    Espero ter ajudado.

    Já agora, se na empresa onde trabalhas precisarem de mais alguem para aí, avisa, porque ando há procura de trabalho outro trabalho. ;)

    --------- Edit -----------

    Vê aqui este tutorial sobre bleed.
     
    Última edição: 15 de Janeiro de 2009
  5. iellow

    iellow Power Member

    Olá, dependendo da versão em que estás a trabalhar o indesign será suficiente para reveres todos os problemas. Para isso podes usar as opções de pre-flight (no cs4 já é mais transparente para o utilizador..).
    Bom começando pela cor, tudo pode ser resolvido, mais ou menos bem dentro do indesign.
    Para a cor sair toda em CMYK, deves usar a secção de output e escolher convert to destination (diferença entre preserve numbers ou não, bom já me transcende, embora por uma experiência com cores directas para hexacromia recomende o não uso do preserve numbers). Ao escolheres convert to destination a segunda combo box fica activa. Nessa deves escolher o perfil de impressão do ter impressor, na sua ausência podes usar um perfil genérico europeu (Coated FOGRA27) ou cmyk normal.
    Sobre a dimensão final do ficheiro pode ser relativamente normal (o ficheiro de RIP será ainda mais pesado para teres ideia), mas para confirmares e afinares as definições podes usar as opções de compressão ao exportar o PDF (300 dpi é o default e recomendado para offset).

    Sobre a revisão de todo o pdf. Tens o Adobe Acrobat que foi desenhado exactamente para essa função, e que permite alterar igualmente os settings discutidos anteriormente.


    PS: Rui Moura, eu não recomendo o uso dos formatos PDF/X excepto caso recomendado pelo impressor. Já tive uns casos engraçados de plotagens com transparências e blending modes que à ultima hora tiveram de passar pelo photoshop para imprimirem correctamente (desapareciam bocados de imagens e por vezes a transparência e effects eram removidos em certas áreas...)
     
  6. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    Obrigado a todos, uma manhã na gráfica e uma valente dor de costas serviu para que aprendesse o que é o bleed! Agora já não haverá problema visto que aprendi com os erros!
     
  7. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    Para uma revista de 20*20cm aproximadamente aconselham o formato TIFF para a compressão de imagens? Há algum melhor? O .JPG nem pensar estou certo?
     
  8. michael c

    michael c Power Member

    Sim, usa TIFF. É mesmo o melhor. Mas tem em atenção a origem da FOTO. De nada adianta converteres uma FOTO para TIFF se de origem ela vem de JPEG...

    Cumps,
    michael c
     
  9. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    É precisamente esse o problema, muitas imagens vem em .jpg com 72dpi de resolução e a gráfica pede 240dpi devido ao tipo de papel. Converte-las a .tiff a 240dpi e em CMYK não adianta de nada então?
     
  10. iellow

    iellow Power Member

    Sim não adianta de nada...

    E verdade seja dita gravar em jpg uma imagem final não é crime nenhum, desde que se use o mínimo possível de compressão. Jpg só é realmente mau quando gravas sucessivamente o mesmo ficheiro. Se for a one time only... a diferença é nula.

    Sobre teres as imagens a 72 dpi. Bom ai já deves ter atenção. Vais interpolar ou simplesmente alterar as proporções entre dimensão do ficheiro e dpi? Se for o último acho que o indesign já o faz ao exportar, bom o outro passo também, mas não tenho a certeza. Em qualquer caso resolves isso bem com uma acção de photoshop.
     
  11. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    Aqui os clientes são do pior, enviam publicidades em powerpoints, excel e eu depois que me amanhe!
     
  12. michael c

    michael c Power Member

    Não te preocupes. Isso é assim em todo o lado.:p Quanto às imagens, penso que o Indesign faz a conversão para os DPIs necessários de forma automática quando escolhes Press Quality. Mesmo tendo de usar JPEG não te preocupes muito com isso. Vai lá na mesma. As coisas na realidade funcionam assim. Também gostava de ter sempre ficheiros RAW para tratar e depois converter em TIFFs de 40 e mais MB para ter qualidade garantida no output mas na verdade isso raramente acontece. Mas no final as coisas ficam compostas.

    Cumps,
    michael c
     
  13. parkpre

    parkpre Power Member

    Algumas dicas para reforçar o que já foi dito:

    - Habitua-te a passar todas as fotos e anuncios pelo Photshop a 300dpi, CMYK e na medida correcta (para não estares a reduzir ou ampliar muito via Indesign. Grava tudo em TIFF
    - As definições do "Export para PDF" do InDesign, o melhor mesmo é solicitares na gráfica todos os detalhes (dpi's, bleed, etc). Há gráficas que te dão o "preset" deles e estás safo.

    Nota:
    Obviamente se mandares JPG's e imagens a 72 dpi's e em RGB para o InDesign ele não se queixa, no entanto, para salvaguardares a qualidade do teu trabalho, convém tratares tudo antes de importares no InDesign.
    O InDesign até é bem simpático. Muito melhor do que quando tinha de paginar no Pagemaker 6.0 e passar tudo pelo Adobe Distiller (ah, velhos tempos..)
     

Partilhar esta Página