1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvida pertinente relativamente a fotografia nocturna

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Arrakis_Dune, 22 de Junho de 2008. (Respostas: 2; Visualizações: 589)

  1. Arrakis_Dune

    Arrakis_Dune Power Member

    Boa tarde,

    Tenho tido ultimamente algumas duvidas em como conseguir relacionar correctamente (se é que isso existe) o F/ menor e um depth of field maior, conseguindo para tal uma maior exposição a nivel de tempo no processo, visto que o que faço agora é sem duvida mais fotografia nocturna.

    O meu maior problema é a perda de definição vs difracção da luz na fotografia, e precisava de umas dicas em como minimizar essa situação.

    Obrigado
     
  2. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    A menos que tenha custado mais que o teu carro, a tua lente não é limitada só pela difracção. No meio de todas as "fraquezas" de uma lente destes valores, a difracção deve ser um mal menor (a menos que uses uma abertura mesmo muito pequena).
    Aliás, pelo que vi e percebi de testes feitos em relação à difracção, até coisas tão mínimas como o vento a bater na máquina (ou no "motivo"), podem causar "estragos" maiores que a difracção.

    Penso que, dependendo do sensor da máquina, até F11 ou F16, não deves ter grandes problemas com isso, mas não tenho a certeza.

    De qualquer forma, nada melhor que umas experiências para descobrir.
     
  3. Arrakis_Dune

    Arrakis_Dune Power Member

    Boas Rui, a F11 por vezes já noto algo pronunciadamente esta situação, sendo que o problema do F deve-se ao facto de algumas fotos devido ao facto de usar um F stop mais curto, obriga a perda de definição no plano mais longincuo da foto.

    Milagres, filtro Cokin, lente mais cara claro presumo que seja tudo melhorias a fazer, mas para já como tenho várias prioridades, procurarei primeiro a Tamron 70-300, e depois subsituir a lente 18-55, principalmente por algo caro mas com boa definição e uma macro mais tarde, mesmo que seja cara tb, gosto de detalhe.

    Abraços
     

Partilhar esta Página