Duvida pertinente relativamente a fotografia nocturna

Arrakis_Dune

Power Member
Boa tarde,

Tenho tido ultimamente algumas duvidas em como conseguir relacionar correctamente (se é que isso existe) o F/ menor e um depth of field maior, conseguindo para tal uma maior exposição a nivel de tempo no processo, visto que o que faço agora é sem duvida mais fotografia nocturna.

O meu maior problema é a perda de definição vs difracção da luz na fotografia, e precisava de umas dicas em como minimizar essa situação.

Obrigado
 
A menos que tenha custado mais que o teu carro, a tua lente não é limitada só pela difracção. No meio de todas as "fraquezas" de uma lente destes valores, a difracção deve ser um mal menor (a menos que uses uma abertura mesmo muito pequena).
Aliás, pelo que vi e percebi de testes feitos em relação à difracção, até coisas tão mínimas como o vento a bater na máquina (ou no "motivo"), podem causar "estragos" maiores que a difracção.

Penso que, dependendo do sensor da máquina, até F11 ou F16, não deves ter grandes problemas com isso, mas não tenho a certeza.

De qualquer forma, nada melhor que umas experiências para descobrir.
 
A menos que tenha custado mais que o teu carro, a tua lente não é limitada só pela difracção. No meio de todas as "fraquezas" de uma lente destes valores, a difracção deve ser um mal menor (a menos que uses uma abertura mesmo muito pequena).
Aliás, pelo que vi e percebi de testes feitos em relação à difracção, até coisas tão mínimas como o vento a bater na máquina (ou no "motivo"), podem causar "estragos" maiores que a difracção.

Penso que, dependendo do sensor da máquina, até F11 ou F16, não deves ter grandes problemas com isso, mas não tenho a certeza.

De qualquer forma, nada melhor que umas experiências para descobrir.

Boas Rui, a F11 por vezes já noto algo pronunciadamente esta situação, sendo que o problema do F deve-se ao facto de algumas fotos devido ao facto de usar um F stop mais curto, obriga a perda de definição no plano mais longincuo da foto.

Milagres, filtro Cokin, lente mais cara claro presumo que seja tudo melhorias a fazer, mas para já como tenho várias prioridades, procurarei primeiro a Tamron 70-300, e depois subsituir a lente 18-55, principalmente por algo caro mas com boa definição e uma macro mais tarde, mesmo que seja cara tb, gosto de detalhe.

Abraços
 
Back
Topo