Dúvida!! pode ser útil pra quem tem uma HD4850

Dyk

I quit My Job for Folding
boas pessoal...
gostava k esclarecessem umas perguntas:
ja alguem mudou a pasta termica da vga?
alguma diferença a nivel de temperaturas?
ao mudar a pasta termica perde-se a garantia?
as temperaturas sao iguais para todas as drivers? (ex. 8.5 vs 8.8)
qual a temperatura max segura?

desde ja obrigado a todos.... ajuda é sp bem vinda:p
 
Última edição:
eu tive agora um problema, mas sobre factos absolutos sei pouco. Ja mudei a psta termica, nao sei se perde a garantia mas acho que nao visto que as garantias tem 2 anos e nao convem tar 2 anos sem mudar a apsta de um cpu, nao sei senas graficas e assim, ha diferença de temperatura entre nao ter e ter, ou ter ha muito muito tempo (+ de 1 meses talvez) mas nasa graficas nao conheço muito sobre isso. Acho que as temperaturas mudam de drives para drives, mas entre essas duas drives pouco se sabe, andam em testes, ha uma sticky sobre isso [Drivers e Tweak] HD 4800 Series nao sei se fala de temperaturas. Temperaturas max. segura na minha opiniao em idle 60º e em full 80-90º, mas nao tenho a certeza.
 
ja alguem mudou a pasta termica da vga?
alguma diferença a nivel de temperaturas?
sim, e sim uns graus(poucos). nestas graficas a pasta até vem bem doseada e nao barrada como se fosse manteiga

ao mudar a pasta termica perde-se a garantia?
apenas se deixares marcas

as temperaturas sao iguais para todas as drivers? (ex. 8.5 vs 8.8)
penso que sim. supostamente os 8.8 tem ou eram para ter o powerplay 2 implementado, mas quando experimentei os 8.8 beta o consumo geral do pc(medido com wattimetro) era exactamente o mesmo e os clocks da grafica tb

qual a temperatura max segura?
segundo a bios da placa a temperatura do GPU nao deve exceder 105ºC
este profile é um bocado estupido e as graficas nem deviam vir assim

 
apenas se deixares marcas
e se a vga tiver k ir a garantia eles nao detectam se a pasta termica é diferente por ex.?

segundo a bios da placa a temperatura do GPU nao deve exceder 105ºC
este profile é um bocado estupido e as graficas nem deviam vir assim

bem do gpu ta la entao;)! agora o problema é k o dissipador toca em praticamente tudo, uncluindo memorias, mosfets etc... sera k esses 105ºC nao seram mto pra eles?
 
e se a vga tiver k ir a garantia eles nao detectam se a pasta termica é diferente por ex.?
já enviei boards e graficas para rma com a pasta termica que nao a de origem e nunca implicaram
estava a referir-me a marcas como dano fisico visivel na grafica potencialmente causador da avaria

algumas graficas e boards vem/vinham com um selo de garantia que era preciso violar para tirar o cooler e mudar a massa termica, nesse caso a garantia arde


bem do gpu ta la entao;)! agora o problema é k o dissipador toca em praticamente tudo, uncluindo memorias, mosfets etc... sera k esses 105ºC nao seram mto pra eles?
se o gpu chegar a 105ºC as memorias e mosfets nunca estarão à mesma temperatura, pelo menos uns 10ºC abaixo disso
os mosfets são rated para ir acima de 100ºC, assim como as memórias. se quiseres saber o valor exacto procura o tjunction das mems em datasheets da marca que as fabrica(quimonda, acho)

e um pequeno aparte nao menos importante: esta grafica nao tem sensor nos mosfets, mems, nem no PCB. os valores que aparecem no gpu-z sao de 4 pontos distintos no gpu
 
e um pequeno aparte nao menos importante: esta grafica nao tem sensor nos mosfets, mems, nem no PCB. os valores que aparecem no gpu-z sao de 4 pontos distintos no gpu
ahhh bem me parecia... sao mt proximos os valores, tava a achar um pouco estranho!
agora sera normal a placa em idle (em load nem se fala) ser sufeciente pra keimar os dedos ao tocar nakela parte de cobre? pelo menos na minha é facil, com fan 40% a 60ºC
 
o cooler é alumínio pintado, com excepçao da parte central que contacta com o core
se fosse todo em cobre seria ainda mais pesado, ,mais caro e acho que a perfomance nao seria muito melhor, seria até preferivel algo em aluminio com heatpipes em cobre

se o gpu estiver a 60ºC o dissipador pode chegar aos, digamos, 50ºC que por acaso é a temperatura a partir da qual se sente a queimar, pelo menos nas maos/dedos
eu tinha/tenho isso num grafico duma cadeira, apenas para comparar e enquadrar juntamente com outros exemplos, as temperaturas de crescimento e destruiçao microbiana

para jogar convem ter a ventoinha a uns 60~70% na minha opinião
 
Última edição:
Back
Topo