[Dúvida] Poster a partir de foto

rojone

Power Member
Boas, não sei se alguém por aqui me saberá ajudar, mas é o seguinte:

Tenho uma Canon Ixus 70, na minha opinião uma excelente máquina, contudo, queria fazer uns posters com umas paisagens. A minha pergunta é qual o tamanho máximo que irei conseguir fazer de poster com a minha máquina?
A ixus 70 tem 7MP.

Obrigado desde já a quem me souber ajudar ;)
 
cardosoaac :lol: imprimes pixeis com 1cm?! Isso é para se ver a quantos Km de distância?! :p

Depende da qualidade exigida e se trabalhas a foto para isso ou não. Assim de grosso modo:

A 7Mp:
300dpi - 20x25cm
150dpi - 39x52cm
100dpi - 59x78cm
75dpi - 78x104cm

Com interpolação para 14Mp:
300dpi - 27x36cm
150dpi - 55x73cm
100dpi - 82x109cm
75dpi - 109x146cm

Se não me enganei nas contas, deve ser mais ou menos isto.

Em relação à qualidade, abaixo de 150dpis já é foto para se ver, pelo menos, à distância de um braço. E dado que vais trabalhar com um JPEG, que já tem compressão, etc, também me parece que interpolação não seja lá grande ideia.

Posto isto acho que até 55x75cm deves conseguir uma qualidade aceitável (se não for vista ao perto).
 
Não estou a perceber??? Mas não há correspondência directa entre o número de mp e o tamanho da imagem? Devo estar a fazer alguma confusão...

Há, mas "directa" não é "igual". Tens que ter em conta os DPIs, que são o número de pontos por área, neste caso pixeis por polegada quadrada.
Se imprimes a foto com 1 pixel por centímetro quadrado, tens uma imagem a 2.5DPIs, o que é extremamente baixo. Por isso das duas uma, ou é para se ver a centenas de metros de distância, ou a qualidade é zero.

O ideal para uma foto (para ver na mão) são 300DPIs (ou mais), por isso 7Mp dá-te uma foto 20x25cm.
 
Boas, muito obrigado pelas dicas ;) vou então ver se arranjo um sitio para imprimir isto como deve ser.. Já agora.. há forma de aumentar o alcance da minha máquina a nível de distÂncia.. é que como faço Surf gostava de ter umas fotos minhas :p:p
 
Boas, muito obrigado pelas dicas ;) vou então ver se arranjo um sitio para imprimir isto como deve ser.. Já agora.. há forma de aumentar o alcance da minha máquina a nível de distÂncia.. é que como faço Surf gostava de ter umas fotos minhas :p:p

Podes cortar o que não te interessa, com o tal crop, mas vais perder resolução, portanto não podes cortar muito e já não vais poder ampliar tanto.

Podes também tentar aplicar um teleconversor na lente, mas não me parece que seja fácil. Acho que tem que ser daqueles magnéticos ou isso.

Ou então compras uma FZ8, ou FZ18, que já ficas com alcance para dar e vender. lol
 
Back
Topo