Dúvida Quadro ITED/ATI

Eu tenho esta última mas de dimensões maiores, 42 cm de largura e 52 cm de altura. Dimensões com a moldura. Profundidade é igual.
Uso-a sem a rack da imagem.

Tenho lá dentro instalada uma tomada eléctrica, onde liguei um protector de sobretensão, e a este, uma extensão com mais tomadas. A extensão tem suportes para fixar na parede, pelo que a montei lateralmente com recurso a parafusos nos buracos que a caixa tem para o efeito.

Tenho espaço também para colocar lá o router, um switch caso necessário, e ainda sobra espaço. O Wi-Fi convém delegar a outro(s) equipamento(s) que estejam fora da caixa, para que não hajam quebras de sinal, embora só a preta da caixa seja de metal, o resto é tudo plástico.

Para o coaxial tenho um derivador da Televés também montado lateralmente.

Ainda tenho um RaspberryPi lá dentro também.

Em termos de temperatura, os equipamentos em causa não aquecem nada por aí além, pelo que não há problema.

Embora fique mais bonito, a rack e os chicotes que terás que fazer são capazes de roubar mais espaço, face a ter os equipamentos montados lateralmente nos furos da caixa e ligar directamente os cabos aos mesmos, de forma organizada.

Deste a solução que eu queria evitar que é ter uma caixa desse tamanho na parede. Mas também sabia que para ter um router lá dentro, nunca poderia ser muito pequena.

Tens razão em relação ao rack, para quê gastar dinheiro e espaço, quando todos os cabos podem ligar diretamente aos equipamentos, com menos trabalho.

Se eu pudesse embutir completamente a caixa, o tamanho não era problema, mas como aquela parede é precisamente por onde descem todos os cabos do quadro elétrico, só posso ir até uma certa profundidade e 12,5 cm é esteticamente muito para colocar uma caixa exterior.

Obrigado pela ajuda
Viva.
Das caixas.
Escolhe uma que dê para pegar num móvel da Aki ( gozo meu, escolhe QQ coisa que agrade a mulher ). Removes a parte de trás do móvel e fica escondido no móvel.
Se a caixa for metálica, esquece nao colocas o router lá dentro.
Aquecer, é/pode ser um problema com caixas pequenas pior ainda nas metálicas o sinal radio do WiFi vai ficar fraco.
Em relação aos cabos coaxiais da Nos, tens o mesmo problema do que um user com cabos telefone, isso no RF estão em serie.
Conseguir passar mais de 2 UTP de rede por tubagem estreita é impossível...

Essa ideia do móvel já eu tinha lido num post teu mais atrás, mas não tenho autorização para tal. Naquele sitio só uma planta que pode ajudar a esconder um caixote.:D

Não percebi foi o RF estar em série. Por aqui acho que não, tenho uma caixa por onde sai um cabo RF independente para cada divisão.

Acho que basta ligar o futuro router à entrada do repartidor (não sei se é assim que se chama) . Parte da TV arrumada. Pelos diversos tubos do RF passo um cabo de rede, que até pode não ser por todos e de acordo com as necessidades. Pelo menos um tem de ser, para sala. Da saída de rede da sala, colocaria o primeiro router do sistema mesh e o wi-fi ficaria a cargo deste sistema.

Mesmo que seja necessário passar dois cabos UTP pelo tubo acho que dá.

A minha caixa RF está como a imagem abaixo e seria nesse lugar que eu iria colocar a nova caixa.

IMG-20240903-210707.jpg
IMG-20240903-210827.jpg

Vou estudar melhor assunto.

Obrigado pela ajuda

Essa ideia do móvel já eu tinha lido num post teu mais atrás, mas não tenho autorização para tal. Naquele sitio só uma planta que pode ajudar a esconder um caixote.:D

Não percebi foi o RF estar em série. Por aqui acho que não, tenho uma caixa por onde sai um cabo RF independente para cada divisão.

Acho que basta ligar o futuro router à entrada do repartidor (não sei se é assim que se chama) . Parte da TV arrumada. Pelos diversos tubos do RF passo um cabo de rede, que até pode não ser por todos e de acordo com as necessidades. Pelo menos um tem de ser, para sala. Da saída de rede da sala, colocaria o primeiro router do sistema mesh e o wi-fi ficaria a cargo deste sistema.

Mesmo que seja necessário passar dois cabos UTP pelo tubo acho que dá.

A minha caixa RF está como a imagem abaixo e seria nesse lugar que eu iria colocar a nova caixa.

IMG-20240903-210707.jpg
IMG-20240903-210827.jpg

Vou estudar melhor assunto.

Obrigado pela ajuda
Viva.
Tás safo com RF, estão em estrela e não em serie.
Ligas o RF do router a esse repartidor no IN, e continuas com TV nas tomadas RF.
Se conseguires passar um cabo UTP junto aos cabos RF, trocas as tomadas RF simples por tomadas duplas RF/rede RJ45, encaixam na mesma caixa de parede.
Do móvel...paciência, coloca uma palmeira... ou um espelho 😁

Vou começar por comprar um bom cabo de rede e passar pelo tubo para a sala. Vou fazendo um a um. Assim que estiverem todos passados, compro a caixa.

As tomadas já as tenho todas duplas em todas as divisões, é só fazer as ligações. Quando instalei os interruptores inteligentes pela casa toda, alterei também todas as tomadas, sendo algumas também inteligentes, para ficarem todas com o mesmo aspeto.

Algum cabo de rede mais aconselhável para este trabalho na Amazon?

Vou começar por comprar um bom cabo de rede e passar pelo tubo para a sala. Vou fazendo um a um. Assim que estiverem todos passados, compro a caixa.

As tomadas já as tenho todas duplas em todas as divisões, é só fazer as ligações. Quando instalei os interruptores inteligentes pela casa toda, alterei também todas as tomadas, sendo algumas também inteligentes, para ficarem todas com o mesmo aspeto.

Algum cabo de rede mais aconselhável para este trabalho na Amazon?
Viva.
Cat 5e, os 6e tendem a ser mais rigidos. Desde que não seja CCA ( alumínio revestido a cobre, são mais baratos, mas bela p. ).
Vai ao tópico dos cabos de rede, tens lá alguns links.

Viva.
Cat 5e, os 6e tendem a ser mais rigidos. Desde que não seja CCA ( alumínio revestido a cobre, são mais baratos, mas bela p. ).
Vai ao tópico dos cabos de rede, tens lá alguns links.

Já andava por lá ver os cabos. :D Vou estudar mais um pouco as opções que lá estão, compro um deles e na sexta já deve chegar. Trabalhinho para o fim de semana.

Obrigado

Deste a solução que eu queria evitar que é ter uma caixa desse tamanho na parede. Mas também sabia que para ter um router lá dentro, nunca poderia ser muito pequena.

Tens razão em relação ao rack, para quê gastar dinheiro e espaço, quando todos os cabos podem ligar diretamente aos equipamentos, com menos trabalho.

Se eu pudesse embutir completamente a caixa, o tamanho não era problema, mas como aquela parede é precisamente por onde descem todos os cabos do quadro elétrico, só posso ir até uma certa profundidade e 12,5 cm é esteticamente muito para colocar uma caixa exterior.

Obrigado pela ajuda
Não percebi como te dei a solução que querias evitar, quando tu próprio disseste que querias instalar uma caixa na parede e deste 3 exemplos. Todas elas com praticamente a mesma profundidade (12/12,5 cm), igual à que eu tenho - igual à última que apresentaste, apenas mais alta e larga.

Mas para o caso de teres mudado de ideias entretanto, que parece ser isso que aconteceu, posso dar-te outra forma de resolveres as coisas, que foi como fiz noutra casa.

Instalei uma caixa de derivação mais larga para o RF, como tens nas fotos acima, e em cada tubo passei um cabo Ethernet e um coaxial de secção menor (mais fino). Lá dentro está o derivador para o RF como já tens, e para a Ethernet instalei fichas/conectores RJ45 fêmea na tampa da própria caixa de derivação com alguma habilidade, assim como uma ficha coaxial macho/macho.

Depois foi só fazer chicotes para ligar as fichas da parede ao router, que está em cima do móvel de entrada no corredor central da casa, e que tapa a caixa de derivação na parede (junto ao rodapé).

Última edição:
Não percebi como te dei a solução que querias evitar, quando tu próprio disseste que querias instalar uma caixa na parede e deste 3 exemplos. Todas elas com praticamente a mesma profundidade (12/12,5 cm), igual à que eu tenho - igual à última que apresentaste, apenas mais alta e larga.

Mas para o caso de teres mudado de ideias entretanto, que parece ser isso que aconteceu, posso dar-te outra forma de resolveres as coisas, que foi como fiz noutra casa.

Instalei uma caixa de derivação mais larga para o RF, como tens nas fotos acima, e em cada tubo passei um cabo Ethernet e um coaxial de secção menor (mais fino). Lá dentro está o derivador para o RF como já tens, e para a Ethernet instalei fichas/conectores RJ45 fêmea na tampa da própria caixa de derivação com alguma habilidade.

Depois foi só fazer chicotes para ligar as fichas da parede ao router, que está em cima do móvel no corredor da casa, e que tapa a caixa de derivação na parede (junto ao rodapé).
Não me expliquei bem quando disse que me deste a solução que queria evitar e foi em tom de brincadeira e não de critica. Já sei que a nível de profundidade não posso fugir dos 12,5 e por isso estou a pensar embuti-la até onde for possível. Se conseguir embutir 7 cm, só ficam 5,5 de fora.

A solução que queria evitar era uma caixa maior em altura e largura que a primeira que indiquei. De preferência ficaria por uma mais pequena, mas existe o problema do router não caber ou não ter a ventilação adequada. Já percebi que para o que quero a caixa tem de ser semelhante à tua.

A solução que apresentas também é válida e até estava a pensar aproveitar a ideia e fazer diferente. Mantinha a caixa RF que lá está ou colocava uma ligeiramente maior. Dessa caixa abria um rasgo até ao quadro elétrico que é um miniarmário em madeira que está embutido na parede e como tem espaço suficiente colocava lá o router. Ficava tudo escondido, mas não me parece correto misturar a parte elétrica, com comunicações.

Outra solução é manter a caixa RF e colocar outra ao lado maior o suficiente para meter o router, interligadas entre si. Neste caso iria para a terceira caixa que indiquei, que ao ficar ao lado da caixa RF ou na parede lateral a esta, talvez dê para embutir por completo, já que nessa zona provavelmente não existem cabos na parede.

Claro que para mim a solução ideal será sempre a primeira, com todos os equipamentos RF, PC e FO de origem e totalmente embutida. Só se não for possível é que vou para outra solução que possa atingir os mesmos objetivos.

Para já vou comprar um cabo de rede para verificar que passam no tubo juntamente com o RF, caso contrário não adianta a caixa. Acho que passam na boa, já que enfiei a titulo experimentar dois cabos ao mesmo tempo e apenas empurrando consegui meter um metro de cabo.

Obrigado pelas ideias, que são sempre uteis e ajudam por vezes a ter outras, tendo em conta a configuração do meu hall de entrada.

Não levei como crítica, atenção, apenas me fez confusão a aparente e repentina mudança de ideias, quando a tua ideia era aquela. Mas agora já entendi. Eu evitaria colocar um ATI sendo assim, se não o consegues embutir todo na parede. Esteticamente não fica bem.

Boa tarde caros,

Adquiri uma habitação com um ATI quiterios, com referência a ited 2, a qual não encontrei nas diversas publicações, caixa igual /idêntica:
IMG-20240905-135208.jpg

Pretendo instalar o router do operador junto do Ati.

- não sei qual o efeito / funcionamento desta placa existente. É suposto ligar uns patchs nas entradas pretas da placa, a um hub / router, como fazem nas placas em que tem as portas de rede do lado exterior?
Ou a melhor forma é remover a placa, cortar os 6 cabos de rede e cravar rj45 e ligar diretamente a um switch?

- alguma ideia para que seria o cabo de rede no canto inferior direito da placa, que, juntamente com cabo terra e cabo coaxial (ligado no distribuidor rf televes) vão parar à caixa de comunicações na parede da rua, com os terminais cortados sem ter seguimento..

Obrigado

Boa tarde caros,

Adquiri uma habitação com um ATI quiterios, com referência a ited 2, a qual não encontrei nas diversas publicações, caixa igual /idêntica:
IMG-20240905-135208.jpg

Pretendo instalar o router do operador junto do Ati.

- não sei qual o efeito / funcionamento desta placa existente. É suposto ligar uns patchs nas entradas pretas da placa, a um hub / router, como fazem nas placas em que tem as portas de rede do lado exterior?
Ou a melhor forma é remover a placa, cortar os 6 cabos de rede e cravar rj45 e ligar diretamente a um switch?

- alguma ideia para que seria o cabo de rede no canto inferior direito da placa, que, juntamente com cabo terra e cabo coaxial (ligado no distribuidor rf televes) vão parar à caixa de comunicações na parede da rua, com os terminais cortados sem ter seguimento..

Obrigado
Viva.
Em relação aos cabos utp de rede esta correcto.
Ou deixas estar como esta e ligas as tomadas pretas com patchs ao switch que adquirires ou arrancas os cabos e cravas fichas rj45 como referiste.
Melhor forma é puxar para ti os fios um a um, estao cravados, mas com um puxao pra frente desligam-se bem.
Assim são menos cabos, ja num espaço reduzido.
Os cabos que seguem para fora deviam ser da nos/zon, alguem qd terminou o servico deve ter cortado isso, ou nunca teve servico e nunca foram utilizados.

Back