Dúvida Quadro ITED/ATI

Boas @Ghelthon, caso queiras meter o router dentro do ATI é simples,(se este for o tudo em um) basta mudar e ligar a fibra directa no router, só precisas confirmar se tens espaço.

Ao mudares o router para o ATI não necessitas de switch, pois basta ligar os cabos directamente às tomadas e mudar os pequenos selectores que estão em baixo para a posição "OFF", como aparentemente só tens 4 na casa e o router só tem 4 também não há necessidade de switch.

Assim dava também para meter o sinal de tv analógico nas outras tomadas de tv, com um cabo de tv do router para um desses repartidores.

Se como está, apenas quiseres colocar rede nas tomadas, basta um switch, com os cabos entre o switch e as tomadas, as 2 primeiras penso que não, a primeira à partida é para colocar o sinal de telefone nesse repartidor e a segunda para interligar com outro painel caso necessário, indica-me a marca desse ATI sff para confirmar, mas isso parece-me da Quitérios e na sala apenas um cabo do router para a tomada da parede, é o mais simples.

já agora, a caixa quadrada do lado do router já estava assim ou foram os "técnicos" do operador que colocaram?
 
já agora, a caixa quadrada do lado do router já estava assim ou foram os "técnicos" do operador que colocaram?
Foi colocada por eles.

Vou então experimentar mandar o sinal do router para a tomada, e depois mandar da ATI para uma das divisões, a ver se funciona (mas tenho de comprar um cabo de rede, acho que só tenho 2 em casa).
 
Para dar um update, consegui então mandar o sinal a partir do router para a tomada da sala, e depois dentro do API mandar o sinal da sala para o quarto. Claro que, se quiser mandar para todas as divisões, deverá ser preciso um switch, mas para já acho que só vou usar na tomada desse tal quarto, portanto o switch não me faz falta para já.

Obrigado a todos pela ajuda!
 
Não se trata de ignorância, a maior parte das vezes nem o instalador percebe bem do que mete, nem os manuais deixam ao cliente, o manual é importante para que quem venha a comprar uma habitação ao ler perceba minimamente o que poderá fazer.

Daí que neste assunto tento saber sempre a marca/fabricante e o modelo, pois de um fabricante para outro podem ser parecidos mas funcionar de maneira diferente.

Não se pode dizer bidirecional pois implica que tenhas mais que uma coisa ao mesmo tempo, e aí com o selector ou tens operador 1 ou operador 2 ou a tomada fica disponível para dados, é mais tipo "multi funções" [emoji23]
 
Boa tarde! Para não abrir um tópico novo coloco aqui a questão:

Recomendam alguma empresa na área de Porto/Matosinhos para adaptação/criação de rede ITED?

O apartamento é de 2005 e tem tomadas de telefone adsl e cabo coaxial.
Quero instalar fibra e mover algumas fichas de sítio, por isso, já que vamos furar as paredes, preferia que ficasse tudo direito no local correcto.

Obrigado.
 
Qualquer eletricista faz isso sendo um trabalho pequeno duvido que uma empresa pegue nisso nesta altura
Faltou-me dizer que queria substituir o do telefone por cabo de rede para distribuir a ligação pelas divisões. Qualquer um deixa isso bem feito para depois ligar ao ONT e router do operador?
 
O mais problemático que pode acontecer é as fichas de telefone estarem ligadas em série e para uma rede ethernet não dá... Deve ficar em estrela. Avalia em quantas divisões queres ficha de rede e se os fios saem todos de onde está a entrada atual do ADSL.
Na Sala deve ficar pelo menos uma rede e uma para fibra ótica, neste caso aconselho até a deixar 3 tubos para ligar ao quadro ITED.
O quadro ITED deve ter espaço a montes e pelo menos 2 fichas de energia elétrica.

Quanto ao Coaxial deve obedecer ao mesmo do cabo de rede (apesar de poder ter puxadas), mas tem que sair do ONT para coaxial ("saída digital mpeg4")
 
O meu conselho é quando vires um instalador algures da meo/vodafone "cravares" esse serviço fora de horas.

Senão pagando ao operador eles metem as tomadas que pedires, há uns tempos era assim.

O telefone como já disseram era em cascata e não em estrela, pelo que a melhor solução que te dou é powerline
 
Estou a perceber as ideias.

Eu quero ter uma ficha Ethernet em cada quarto, uma no escritório e outra na sala.

Num dos quartos será para a smart tv ou box iptv, no escritório para um pc e nos outros 2 quartos fica em aberto.

Tenho o esquema de instalação da rede de comunicações do apartamento ficha técnica, mas não percebo bolha lol.
 
IMG-20201105-204746.jpg
 
Porque não substitui os cabos de telefone por cabo de rede e liga directamente ao router?
Foi o que se disse e o que quer fazer... Acontece é que deve ter ligações em série e não em estrela.
Só há uma forma saber. Abrir as tomadas e sem tirar o o cabo tentar passar uma guia para ver como os cabos circulam.
Se tiver tomadas na mesma parede para divisões contíguas aposto que uma está ligada a outra
 
Foi o que se disse e o que quer fazer... Acontece é que deve ter ligações em série e não em estrela.
Só há uma forma saber. Abrir as tomadas e sem tirar o o cabo tentar passar uma guia para ver como os cabos circulam.
Se tiver tomadas na mesma parede para divisões contíguas aposto que uma está ligada a outra
Na planta que coloquei, da para perceber isso relativamente à linha telefónica?
 
mas essa planta é como foi feito ou como queres?
Pelos nomes e dizer BPA parece ser como foi feito... Se assim foi, quer dizer que já tens ficha RITA e cabo passado para cada divisão em Estrela (Tudo a sair do BPA) e que foi utilizado tubagem de 3,2cm). mas isso validas abrindo o "BPA" e vês quantos cabos lá chegam se chegar o número igual ao número de tomadas está em estrela... senão tem algures ligação em cascata/série.

Se assim for é ver que cabo foi passado (quase de certeza 1 par) e trocar por cat5e ou 6
 
mas essa planta é como foi feito ou como queres?
Pelos nomes e dizer BPA parece ser como foi feito... Se assim foi, quer dizer que já tens ficha RITA e cabo passado para cada divisão em Estrela (Tudo a sair do BPA) e que foi utilizado tubagem de 3,2cm). mas isso validas abrindo o "BPA" e vês quantos cabos lá chegam se chegar o número igual ao número de tomadas está em estrela... senão tem algures ligação em cascata/série.

Se assim for é ver que cabo foi passado (quase de certeza 1 par) e trocar por cat5e ou 6
É como foi feito, supostamente.

Vou abrir as caixas e os pontos para perceber como está feito, porque à entrada só vi o quadro de eletricidade.
 
Foi o que se disse e o que quer fazer... Acontece é que deve ter ligações em série e não em estrela.
Só há uma forma saber. Abrir as tomadas e sem tirar o o cabo tentar passar uma guia para ver como os cabos circulam.
Se tiver tomadas na mesma parede para divisões contíguas aposto que uma está ligada a outra


Eu falei porque tinha visto o desenho da casa e da para ver que vai tudo separado a uma caixa na entrada do apartamento.
Se ele souber fazer força, porque é preciso um cabo novo mas também fichas e o alicate, e posso dizer por experiência própria que não é nada fácil. Se ficar mal cravada ou não vai dar nada ou vais perder muita velocidade.
 
Back
Topo