Dúvida Quadro ITED/ATI

Isso era para mim? Podes ser mais específico? Eu não percebo nada do assunto e para pedir este tipo de alterações tenho de saber exactamente aquilo que estou a pedir e saber explicar.

Pela rápida pesquisa que fiz, isso parece-me apenas "caixas", ou seja, não invalida a necessidade de ter ITED, certo? Portanto, as minhas questões acima persistem. E não sei se terá espaço para um bastidor na zona onde está o quadro, vou ter de ir ao andar modelo de novo para analisar, mas julgo que o quadro no andar modelo está dentro de um armário com 59x58cm.
Isto hoje em dia não é só pedir, o ITED tem regras que têm que ser seguidas. Dentro do ITED existem várias possibilidades, conversa com o construtor explica as tuas necessidade e ele terá que enquadrar as mesmas dentro do ITED.
 
Sim não inventem com o ATI, porque aquilo tem de seguir regras específicas ou no limite podes ter problemas com licença de habitabilidade, especialmente se ainda estiver em construção... O meu ATI está dentro de um armário, meti um bastidor logo abaixo do mesmo e puxei de lá para fora os cabos que precisei para dentro do bastidor onde está o router e outras coisas mais.
 
Sim não inventem com o ATI, porque aquilo tem de seguir regras específicas ou no limite podes ter problemas com licença de habitabilidade, especialmente se ainda estiver em construção... O meu ATI está dentro de um armário, meti um bastidor logo abaixo do mesmo e puxei de lá para fora os cabos que precisei para dentro do bastidor onde está o router e outras coisas mais.
Se bem percebi, fizeste o que eu me imaginava fazer... O ATI deste apartamento também está dentro de um armário, que julgo eu ter espaço para um bastidor pequeno (que deve dar para o meu material). E a minha ideia era mesmo essa, tirar a portinha do ATI, e ligar os cabos do ITED ao bastidor e pronto. Como fica tudo dentro de um pequeno armário à entrada da casa, fica tudo escondido e fora dos olhos da Maria 😅

@b0ktai Mas estou curioso com o teu setup, achas que podes partilhar umas fotos para eu me inspirar?

Isto hoje em dia não é só pedir, o ITED tem regras que têm que ser seguidas. Dentro do ITED existem várias possibilidades, conversa com o construtor explica as tuas necessidade e ele terá que enquadrar as mesmas dentro do ITED.
Sim, eu sei que não é só pedir, são coisas que terei de conversar. Por exemplo, sei que por default eles estão a instalar ITEDs que suportam apenas 8 pontos de rede, e se não estou em erro, apenas estão a ligar 6 nos apartamentos. Eu vou precisar mais do que 8, por exemplo, ali no tópico de Arrendar ou comprar casa?, escrevi o seguinte:

Sem ainda ter pensando muito no assunto, devo precisar de qualquer coisa deste género:
  • Suite: 2 tomadas RJ45 - 1 junto a tomada de TV (obrigatório) + 1 num canto qualquer para AP In-Wall
  • Quarto: 2 tomadas RJ45 - 1 junto a tomada de TV (obrigatório) + 1 num canto qualquer para AP In-Wall
  • Escritório: 3 tomadas RJ45 - 1 junto a tomada de TV (obrigatório) + 1 num canto qualquer para AP In-Wall + 1 do lado onde irei colocar a secretária para ligar o meu PC
  • Sala: 4 tomadas RJ45 - 3 junto a tomada de TV (TV Box, SHIELD, PS5) + 1 num canto qualquer para AP In-Wall
    • Estou a ponderar +1 do outro lado da sala para um segundo AP In-Wall (ainda vou ter de estudar a necessidade disto)
  • Cozinha: Ainda não pensei se quero/preciso aqui, mas talvez 1 seja obrigatória (como nas restantes divisões), e vai depender do que fizer com a cozinha, ainda não decidimos se vai ser aberta ou fechada
Mais coisa menos coisa, é esta a ideia... Os UniFI In-Wall têm pelo menos 2 portas RJ45 em baixo que posso ligar 2 equipamentos adicionais por cabo, se necessário.

E segundo o promotor do empreendimento, ele disse-me que tem um cliente que pediu um ITED com 16 pontos de rede, e que eles vão instalar o mesmo. Felizmente são flexíveis a esse ponto. Portanto, não julgo que terei grandes problemas nesse aspecto, até porque não pretendo instalar uma central nuclear em casa 😋
 
Mas as minhas dúvidas num post anterior persistem, principalmente a 5. e 6.

Eu pouco percebo disto, e estou confuso se o ITED, que no fundo acaba por ser a ponte entre o router/switch e os aparelhos em cada divisão, precisa de suportar coisas como VLANs ou PoE (que eu dou uso), ou se o ITED é algo agnóstico a essas coisas e simplesmente faz o pass-through de tudo que recebe. Por outras palavras, se eu ligar um UniFI AP ao ITED, e depois do ITED a um switch com suporte PoE, o AP vai ter energia ou ITED precisa de suportar PoE? Alguém sabe responder a isto?
 
Mas as minhas dúvidas num post anterior persistem, principalmente a 5. e 6.

Eu pouco percebo disto, e estou confuso se o ITED, que no fundo acaba por ser a ponte entre o router/switch e os aparelhos em cada divisão, precisa de suportar coisas como VLANs ou PoE (que eu dou uso), ou se o ITED é algo agnóstico a essas coisas e simplesmente faz o pass-through de tudo que recebe. Por outras palavras, se eu ligar um UniFI AP ao ITED, e depois do ITED a um switch com suporte PoE, o AP vai ter energia ou ITED precisa de suportar PoE? Alguém sabe responder a isto?
O ITED é a regulamentação. Os quadros são elementos passivos. As funcionalidades que referes vão depender dos elementos activos que lá coloques. Se quiseres ter PoE vais ter que usar um switch que o suporte é assim sucessivamente.
 
ZAP significa Zona de Acesso Privilegiado, no regulamento ITED está estabelecido que esta zona deverá ter 2 tomadas de cada tipo de tecnologia para que haja a possibilidade de ter 2 serviço simultâneos de operadores diferente, por exemplo.
Esta zona normalmente é na sala, na zona da tv/multimédia, eles entendem por tipo de tecnologia como dados/ethernet (rj45), coaxial e fibra optica



Correcto, para gigabit e penso que a casa não deverá ser muito grande, é indiferente se é cat5e ou 6 ou 6a, se for pelo gigabit qualquer um serve, apesar do 6a ser mais aconselhado, depende do preço que queiras pagar.



Não é muito explicito o porquê disso acontecer, uma vez que isso é uma ligação ponto a ponto deveria funcionar, até porque a box e um pc têm ip's diferentes.



Essas rodinhas são para escolher o que pretendes, do lado esquerdo tens umas portas rj 45 para colocar o serviço de voz, basta para isso colocar um cabo RJ11 entre o router e a porta da esquerda de cima, à partida, se rodares qualquer rodinha para a posição 1 ficas com o sinal do telefone nessa porta, e podes ligar o telefone na outra ponta, ao colocares em "OFF" a porta fica livre, sem sinal de entrada "in" para que possas ligar o cabo de rede para teres uma ligação de dados (espero não complicar mais do que estava)



Os cabos brancos do meio estão ligados as tomadas de tv, na parte de trás devem ter ligado um cabo coaxial entre o router da meo e o repartidor, para que tenhas os canais do RF em todas as tomadas da casa.

Se tiveres sinal de tv da TDT, o cabo coaxial que vem do router da meo deverá ser ligado no repartidor da esquerda e depois colocas os cabos das tv's que quiseres naquele lado para teres tv e assim manteres as duas instalações activas.
Boa tarde qual é as medidas dessa caixa
ITED, agradecia que alguém me pudesse me dizer, porquê estou interessado em fazer isso na minha casa brigado!
 
Quão difícil é cravar os cabos nos terminais de rede?

Estou a pensar passar eu cabos pela casa (novos coaxiais e adicionar de rede cat 6). Nos coaxiais é fácil, é só expor o núcleo e aparafusar na ficha.

No de rede, a tomada é uma da efapel, pelas instruções há uma peça vermelha que ajuda a cravar no terminal. É assim ou é preciso um alicate especial? Na outra ponta é a ligação ao router.
 
se e cravar nas tomadas, elas proprias tem uns "garfos" onde o fio vai encaixar, ha umas ferramentas de plastico que ajudam a que o fio va ate ao fund do "garfo", e simultaneamente faz um rasgo no plastico, e faz com que ele fique preso....
mas uma chave de fenda pequena, ou uma peça afiada fas o mesmo efeito.
 
Malta, relativamente a ITED/ATI, tenho algumas questões sobre o assunto, pois ando a ponderar a aquisição de um apartamento em construção. Ainda vou a tempo de pedir algumas alterações e eles são bastante flexíveis, portanto, se me puderem ajudar a perceber um pouco melhor do assunto, agradecia :)
  1. Suponho eu que as fichas RJ45 que se encontram espalhadas pelas diversas divisões da casa venham dar a este ITED que está no armário de telecomunicações, certo?
  2. Se eu tiver um router/switch no mesmo armário, a ideia é ligar cabos do router ao ITED, certo? Pergunto isto porque na conversa com o promotor do apartamento, ele falou-me que os ITEDs que estão a instalar suportam até 8 ligações de rede, e que tinham um cliente que tinha pedido 16. Idealmente quero ter tudo na sala ligada por cabo (TV, TV Box, várias consolas, SHIELD, etc.), no escritório o PC também por cabo, e em todas as divisões, um AP ligado por PoE. Parece-me que 8 não chega... Estou aqui a questionar-me se não devia pedir um ITED com 16 ligações também (ou talvez menos, se não tiver de ser potências de 2). Será muito mais caro?
  3. Supondo que peço para meterem um com 16, vou ter também de dizer onde quero que essas 16 ligações vão parar, certo? Para que divisões, se quero no tecto ou na parede, se quero em mais acima ou mais abaixo, etc...?
  4. Um ITED instalado nos dias de hoje, suporta PoE nas portas RJ45, ou vou ter de ser especifico a pedir um com suporte para tal?
  5. No meu apartamento actual tenho várias tubagens que dão para todas as divisões (no armário das telecomunicações), e facilmente passo cabos directamente do router para qualquer divisão. Pessoalmente gosto desta flexibilidade, mas não me parece que façam muito isso hoje em dia, se me quiser precaver, tenho mesmo de ter um ITED com suporte para as ligações que precisar, certo?
  6. É possível passar a ligação de uma TV Box (MEO/Vodafone) pelo ITED ou é obrigatório que vá directamente do router à box?
Para já é só, podem vir mais questões no futuro :)

Se bem percebi, fizeste o que eu me imaginava fazer... O ATI deste apartamento também está dentro de um armário, que julgo eu ter espaço para um bastidor pequeno (que deve dar para o meu material). E a minha ideia era mesmo essa, tirar a portinha do ATI, e ligar os cabos do ITED ao bastidor e pronto. Como fica tudo dentro de um pequeno armário à entrada da casa, fica tudo escondido e fora dos olhos da Maria 😅

@b0ktai Mas estou curioso com o teu setup, achas que podes partilhar umas fotos para eu me inspirar?


Sim, eu sei que não é só pedir, são coisas que terei de conversar. Por exemplo, sei que por default eles estão a instalar ITEDs que suportam apenas 8 pontos de rede, e se não estou em erro, apenas estão a ligar 6 nos apartamentos. Eu vou precisar mais do que 8, por exemplo, ali no tópico de Arrendar ou comprar casa?, escrevi o seguinte:

Sem ainda ter pensando muito no assunto, devo precisar de qualquer coisa deste género:
  • Suite: 2 tomadas RJ45 - 1 junto a tomada de TV (obrigatório) + 1 num canto qualquer para AP In-Wall
  • Quarto: 2 tomadas RJ45 - 1 junto a tomada de TV (obrigatório) + 1 num canto qualquer para AP In-Wall
  • Escritório: 3 tomadas RJ45 - 1 junto a tomada de TV (obrigatório) + 1 num canto qualquer para AP In-Wall + 1 do lado onde irei colocar a secretária para ligar o meu PC
  • Sala: 4 tomadas RJ45 - 3 junto a tomada de TV (TV Box, SHIELD, PS5) + 1 num canto qualquer para AP In-Wall
    • Estou a ponderar +1 do outro lado da sala para um segundo AP In-Wall (ainda vou ter de estudar a necessidade disto)
  • Cozinha: Ainda não pensei se quero/preciso aqui, mas talvez 1 seja obrigatória (como nas restantes divisões), e vai depender do que fizer com a cozinha, ainda não decidimos se vai ser aberta ou fechada
Mais coisa menos coisa, é esta a ideia... Os UniFI In-Wall têm pelo menos 2 portas RJ45 em baixo que posso ligar 2 equipamentos adicionais por cabo, se necessário.

E segundo o promotor do empreendimento, ele disse-me que tem um cliente que pediu um ITED com 16 pontos de rede, e que eles vão instalar o mesmo. Felizmente são flexíveis a esse ponto. Portanto, não julgo que terei grandes problemas nesse aspecto, até porque não pretendo instalar uma central nuclear em casa 😋


Boas, para tentar ajudar do lado "práctico" da coisa, ou seja o ITED, vem de "Infraestrutura de Telecomunicações em EDificios", ou seja refere-se à pré-instalação de uma infraestrutura pensada para o futuro no que toca a telecomunicações (dispenso comentários sobre tecnologias sem fios que há muitos engraçadinhos coma mania que é tudo sem fios).
Na realidade 95% dos construtores e projectistas baseiam-se no mínimo dos mínimos que o regulamento exige (para ficar mais barato) e no fim ainda metem material rasca para poupar mais algum.

Andas a confundir ITED com ATI, ITED é referente ao Regulamento, ATI é o Armário de Telecomunicações Individual, ou seja o armário onde os cabos vão todos ligar.

Respondendo às tuas questões:

1 - Sim, as tomadas tanto de rede - que também funcionam para voz- (RJ45) como de TV espalhadas pela casa deverão todas ir até ao ATI de modo a centralizar tudo, é este um dos propósitos da infraestrutura.

2 - Dependo do número de ligações que pretendas, poderá não justificar colocar um ATI, isto porque, fazendo contas aos teus cálculos, tens 10 pontos de rede (eu colocaria 2 por tv) na sala colocava duas zonas possíveis para ter tv e outros equipamentos (eu só atrás do meu móvel de tv tenho 6 pontos e já são poucos, numa próxima irão passar a 10 ou 12), eventualmente pondera deixar os tubos vazios com caixas tapadas, tipo reservas.
Ter em atenção que o Regulamento Especifica quantidades de tomadas no ZAP (2 de cada tecnologia, 3 tubos de 25mm sendo um deles exclusivo para Fibra Óptica - Pág 110 do regulamento).
Fazes as contas e expões a coisa ao vendedor/promotor/construtor, se pretendes ter switch com PoE, mesmo um de 16 portas fica curto dentro das gamas de ATI's que conheço (Quitéios, TEV2, Efapel, AL, Teka,...), mesmo com Cati À PARTE, a única solução TUDO em UM que funciona bem é um Bastidor, entre os dois a diferença de preço não é muito significativa.

3 - Se queres mais é porque sabes para o que pretendes, se eles aceitarem, convém que digas onde as queres, pedes as plantas e "rabiscas" os sítios e de vez em quando passas por lá a verificar o andamento da coisa.

4 - Um ATI é uma caixa com cabos ligados, tudo o que pretendas que necessite de electricidade (router, switch, AP's, Nas....) pode ser lá colocado dentro desde que tenha espaço para isso, o ATI está pensado em conjunto com uma CATI (Caixa de Apoio ao ATI - Caixa que providencia a reserva de espaço junto ao ATI, para a instalação de equipamentos ativos de cliente) para que tenhas os cabos das divisões a chegar numa caixa e como o espaço costuma ser pouco ter a CATI para colocar os switch, router, injectores PoE ou switch já com PoE, no entanto esses equipamento já cabo ao dono da fracção adquirir a "gosto".

5 - a situação que descreves é um "projecto ITED elementar" é o que o Regulamento veio implementar/regular, no entanto, o que é feito hoje em dia é pelo mínimo dos mínimos exigido pelo regulamento, porque o empreiteiro pediu assim ao projectista - Em fase de construção podes pedir o que quiseres desde que o pagues e as partes aceitem, pois apenas quando for para passar a inspeção final para a licença de habitabilidade o projecto tem de estar de acordo, ou seja no final o projectista tem de fazer um projecto actualizado e pedir a rectificação.

6 - Obrigatório ir directo não é, desde que o switch, suporte a tecnologia da box, por exemplo na Vodafone Box HD ou 4K, basta um switch que supote IGMP V3, com as Vbox há pessoal a dizer que não funciona com o mesmo switch, de algum modo tem de ligar directo no router, pode dar a volta a casa. podes meter o router no ATI e um switch e depois reparte para toda a habitação.



Mas as minhas dúvidas num post anterior persistem, principalmente a 5. e 6.

Eu pouco percebo disto, e estou confuso se o ITED, que no fundo acaba por ser a ponte entre o router/switch e os aparelhos em cada divisão, precisa de suportar coisas como VLANs ou PoE (que eu dou uso), ou se o ITED é algo agnóstico a essas coisas e simplesmente faz o pass-through de tudo que recebe. Por outras palavras, se eu ligar um UniFI AP ao ITED, e depois do ITED a um switch com suporte PoE, o AP vai ter energia ou ITED precisa de suportar PoE? Alguém sabe responder a isto?

Penso que de algum modo respondi a isto em cima.

Se estiver confuso, avisa, tento desembrulhar um bocado a coisa.
 
Quão difícil é cravar os cabos nos terminais de rede?

Estou a pensar passar eu cabos pela casa (novos coaxiais e adicionar de rede cat 6). Nos coaxiais é fácil, é só expor o núcleo e aparafusar na ficha.

No de rede, a tomada é uma da efapel, pelas instruções há uma peça vermelha que ajuda a cravar no terminal. É assim ou é preciso um alicate especial? Na outra ponta é a ligação ao router.

Tomadas da Efapel, basta enfiar os fio de acordo com as cores, cortar a pontas com um x-ato, alicate ou tesoura e fechar a tampa com alguma pressão, a tampa ao fechar crava os fios no sítio, não é necessário qualquer tipo de ferramenta especial.
 
Boa tarde qual é as medidas dessa caixa ITED, agradecia que alguém me pudesse me dizer, porquê estou interessado em fazer isso na minha casa brigado!

Não é caixa ITED, mas ATI, há vários tamanho adequados à quantidade de tomadas a instalar numa habitação, se for muito grande poderá ter até 2 metros de altura so for um Bastidor, ou uma simples caixa 300x400mm com 6 ou 8 pontos de rede, e uma outra caixa um bocado maior para poder ter o router e switch. tudo depende das necessidades.
 
Epa estou quase convencido a fazer a minha própria instalação em casa (adaptar a rede existente - passar cabo de rede novo na tubagem existente). Não pondo um armário pipi com as ligações e colocando a operadora a fibra e router no ponto onde começa a derivação (injectado o sinal na rede), que me falta para garantir que a coisa fica aceitável?
 
Epa estou quase convencido a fazer a minha própria instalação em casa (adaptar a rede existente - passar cabo de rede novo na tubagem existente). Não pondo um armário pipi com as ligações e colocando a operadora a fibra e router no ponto onde começa a derivação (injectado o sinal na rede), que me falta para garantir que a coisa fica aceitável?
Pelo menos teras que adquiri outro router, que ficará nessa caixa ati ou la o que e, e dara sinal de net para as divisões que necessites.
O router principal da operadora, por exemplo ficaria na sala, eventualmente a injectar o sinal cat TV numa tomada aí perto, ou se a tubagem o permitir, levar de volta para o ati.
Será necessário ligar por cabo de rede o router dentro do ati ao router principal da operadora.
Isto e um exemplo!!!!
 
Pelo menos teras que adquiri outro router, que ficará nessa caixa ati ou la o que e, e dara sinal de net para as divisões que necessites.
O router principal da operadora, por exemplo ficaria na sala, eventualmente a injectar o sinal cat TV numa tomada aí perto, ou se a tubagem o permitir, levar de volta para o ati.
Será necessário ligar por cabo de rede o router dentro do ati ao router principal da operadora.
Isto e um exemplo!!!!
Sim, eu percebo, mas no meu caso não tenho espaço na tubagem existente para ir à sala e voltar pelo mesmo caminho e também não quero colocar o router na sala pois depois o sinal Wi-Fi fica muito longe do último quarto. (não quero meter repetidor de sinal pra ja)
 
Epa estou quase convencido a fazer a minha própria instalação em casa (adaptar a rede existente - passar cabo de rede novo na tubagem existente). Não pondo um armário pipi com as ligações e colocando a operadora a fibra e router no ponto onde começa a derivação (injectado o sinal na rede), que me falta para garantir que a coisa fica aceitável?

Levar um cabo de rede desde o ínicio da coisa até onde pretendes, e depois coloas um switch para teres mais portas naquele sítio ou se parares por vários sítios/divisões, um switch em cada uma se quiseres lá portas de rede, mas isso fica "caro" e desajeitado, mas não havendo outra solução, depois se o sinal wifi ficar fraco um AP, ligado por cabo.

Há vários posts por aqui com situações semelhantes, tenta procurar, há de certeza algum parecido já com a solução.
 
Sim não inventem com o ATI, porque aquilo tem de seguir regras específicas ou no limite podes ter problemas com licença de habitabilidade, especialmente se ainda estiver em construção... O meu ATI está dentro de um armário, meti um bastidor logo abaixo do mesmo e puxei de lá para fora os cabos que precisei para dentro do bastidor onde está o router e outras coisas mais.
Ando a pensar sobre isto, e de facto parece-me a melhor opção, a mais flexível. Idealmente seria giro meter logo um bastidor em vez da ATI (havendo espaço para tal de forma que as coisas fiquem escondidas), mas depois pus-me a pensar na eventualidade de revender o apartamento (não me imagino a viver aqui o resto da minha vida, espero um dia saltar para algo melhor ainda). Ao revender um apartamento com bastidor em vez de ATI, o bastidor teria de lá ficar, e pode ser algo que os novos inquilinos não gostem (ou não tenham essa necessidade), complicando a venda.

Posso estar a criar problemas onde eles não existem, mas parece-me a mim que se puder ter uma ATI dentro de um armário (que é o caso nestes apartamentos que ando a ver), depois é só meter lá um bastidor comprado por mim e puxar os cabos da ATI para o bastidor. Exactamente como o @b0ktai descreveu o seu setup. Ao mudar de casa, os novos inquilinos ficam com uma ATI normal, como seria de esperar, e eu levo o bastidor comigo.

Ainda assim estou curioso com o teu setup @b0ktai. Compreendo se não o quiseres fazer, mas se pudesses colocar umas fotos, agradecia.
 
Back
Topo