Dúvida Quadro ITED/ATI

@0xKubo aqui tens:



Dentro do bastidor tenho 1 router da NOS (Giga Router HFC) em modo bridge e com Wifi desligado, 1 Edge Router X e 1 Switch (tudo Gigabit). Também lá tenho 1 NAS. A tomada de energia que vês na imagem é "puxada" da tomada que está dentro do ATI (todos os ATIs têm de ter pelo menos 1 tomada la dentro).

Como não quis passar cabos novos dentro das paredes usei esses "extensores" de RJ45 (blocos pretos) para passar o rj45 que vem das diferentes divisões para dentro do bastidor. É capaz de haver alguma perda, mas não se reflecte nas velocidades de Internet visto que tenho o contratado em qualquer ponto da casa, e fiz um speed-test local para o NAS que dá os tais 1Gbps que os equipamentos permitem.

O telefone deixei-o aí porque não o uso (a não ser para ligar para a NOS :P), mas se quiseres por noutro ponto da casa, só tens de ligar um fio RJ11 do router para a entrada correspondente da divisão no ATI (Nota que se usares 1 tomada para telefone ja não a podes usar para ethernet em simultaneo)

A porta do ATI não fecha completamente, mas sendo estas portas de plástico poderias facilmente cortar uma "janela" para passar os cabos. Preferi não o fazer.
 
Boa solução, só é pena o instalador não ter feito isso correctamente, onde esses cabos ligavam por detrás do painel e bastava um cabo de um switch para a porta poupavas na união (peça preta)

Mas isso era o que 95% dos electricistas faziam. Portanto é o que mais se vê.

O teu ati parece ser Quitérios, isso não é porta de chapa?
 
Última edição:
Obrigado @b0ktai, era mesmo isso que queria ver.

Ainda tenho de medir melhor o andar modelo, mas acho que vou tentar optar por uma solução desse género. Não me parece a mim que a parede onde está o ATI tenha profundidade suficiente para colocar lá um pequeno bastidor encastrado em vez do ATI, se não até pedia essa opção para ter mais flexibilidade.

Mas semelhante ao teu caso, o ATI neste apartamento está dentro de um armário também, pelo que se a porta do ATI tiver que fica entre aberta para passar cabos, não me vai incomodar nem um bocadinho.

Esses extensores é que me faz confusão, espero que não me instalem um ATI desse género. No meu apartamento actual, construido em 2011, tem um ATI onde me permite ligar directamente os cabos, sem necessidade de extensões:

d5wfWqa.jpg


Basicamente, esse cabo amarelo vai dar um compartimento mais abaixo onde está o router. Depois tenho um cabo no quarto que saí de uma tomada RJ45 na parede que ligo ao PC.
 
O dele deveria estar como o teu, ou seja os cabos devia ser ligados por detrás do painel, mas isso é um ATI do ITED v1, os electricistas não sabem ou não querem/queriam aprender a fazer o trabalho em condições.
 
Como disse o @NVRSystem o teu foi feito de acordo com a norma ao contrário do meu que foi feito à martelada. Para corrigir ia ter de gastar mais dinheiro pelo que optei por dar uma martelada à martelada. lol

No teu novo apartamento anda em cima deles e garante que fica bem feito.
 
Como disse o @NVRSystem o teu foi feito de acordo com a norma ao contrário do meu que foi feito à martelada. Para corrigir ia ter de gastar mais dinheiro pelo que optei por dar uma martelada à martelada. lol

No teu novo apartamento anda em cima deles e garante que fica bem feito.

Para fica em condições, basta uma chave de impacto, ou chave krone e 1 horita de tempo, para cravar cortas as fichas e cravar atrás correctamente, não tens de gastar muito dinheiro, e se tu próprio meteste o bastidor, também conseguias fazer isso sem problema.
 
Aqui em casa também tenho isto, por cima do ATI e ao lado do quadro de electricidade:

Xn6Bj7Z.jpg


O que é isto? Um pseudo-bastidor? Uma CATI? Outra coisa? Mas isto também só tem praí 10cm de profundidade, não dá para grande coisa.
 
Isso é a caixa de um quadro eléctrico, só que vazio, se meteres um fio ou um cabo de rede nesse tubo vermelho deve ir ter ao quadro eléctrico principal. ou se enganaram ou não foi preciso, deviam pensar colocar mais coisas do que realmente colocaram

Não parece ter muitos tubos, pode ser apenas os tubos para uma placa eléctrica e ter ficado de reserva.
 
Aqui em casa também tenho isto, por cima do ATI e ao lado do quadro de electricidade:

Xn6Bj7Z.jpg


O que é isto? Um pseudo-bastidor? Uma CATI? Outra coisa? Mas isto também só tem praí 10cm de profundidade, não dá para grande coisa.

isso esta assim aberto ou esta tapado.
pois e da electricidade,
tem la em cima os barramentos preparados, e 3 linhas para encaixar dijuntores.

A conduta vermelha a direita em baixo deve ser para entrada de cabos.
e aquelas 2 mais abaixo, 1 deveria ser de terra, mas como o quadro electrico ja tem,
nao sei bem onde e que aquilo ira ter...
tens alguma cave, sotão ou anexo sem energia????

ja agora quem e que andou a brincar com o fundo do quadro, a escrever essas cenas?


lol
 
Está tapado. Fui que eu abri para a foto.

Não, isto é um apartamento T1. É arrendado, já estava assim quando eu vim para cá.
 
Bem, para dar como exemplo, deixo aqui a instalação que tenho feita na minha casa e o inspector ja la passou e esta tudo ok.
Ele disse que todas as moradias deviam de ser assim, mas os arquitectos nunca se lembram deste pequeno grande pormenor..
E ainda ficou espantado por eu ter comprado um Switch da Ubiquiti.

Tinha no projecto ited um ati.

Está à entrada de casa dentro um armario tecnico.
O bastidor tem a medida de 1.00 m de altura x 0.60 m largo x 0.40 m profundidade.

yyj2CLs.jpg


dJcnwd8.jpg


4kG7BCb.jpg


r0W1VVl.jpg

Ainda me esta a faltar comprar um UDM-PRO, para colocar por cima do switch.
Comprar patch cables.

O router da operadora vai ficar nessa prateleira (tenho outra que ainda nao a meti lá, que vai servir para meter o gravodor das cameras de vigilancia)

Mas depois quando tiver tudo a funcionar a ver se deixo uns espaços entre o UDM pro e o switch e tambem comprar uma ventoinha com termoestato. E talvez tambem uns paineis com escovas para meter entre a passagem dos cabos.

Tudo a seu tempo agora.
 
@nosfaratu
está porreiro.
Mas depois em termos do sistema "respirar", isto é de refrigeração, para não acumular muito calor, ha por ai algumas fans, ou como fazes a extração do calor?

Pudias colocar um pc/servidor/ nas ai para armazenar cenas!
e claro, uma UPS!
 
@MacGyver75 , sim a ideia é mesmo essa.

Colocar unas fans no topo para retirar o ar quente ou ate retirar a porta.

A ideia é colocar no fundo do bastidor um UPS, mas não de rack (porque custam uma fortuna).
Aliás, tudo o que é para rack custa os olhos da cara :lol:

E tambem colocar um mini pc ou agora de inicio um Raspberry Pi para instalar o homeassistant.
 
@nosfaratu Obrigado por essas fotos e pelo detalhe do bastidor. Vou hoje passar no andar modelo do apartamento com que vou ficar, e vou tirar as medidas ao armário, a ver se cabe uma coisa dessas. Mas acho que não vai dar, acho que não tem largura suficiente, comparando com esse, claro. Veremos 🤞

EDIT: Só uma questão... Tirando o switch, tudo o que vemos nessas fotos faz parte da instalação de bastidor, certo? Incluindo a extensão de tomadas que está em baixo, certo? Tiveste que pedir isso ou sabes se é obrigatório numa instalação de bastidor?
 
@0xKubo, do que está nas fotos eu comprei à Olivetel (não sei se vendem a particulares, porque comprei pela empresa de construção do meu pai) o bastidor, as prateleiras, os parafusos de fixação, o rack de tomadas e depois à ubiquiti o switch.

O rack de rede, de fibra e de coaxial foi o eletricista que meteu.

Sim tirando o switch e o rack de tomadas e a prateleira é obrigatorio no bastidor com um ponto de eletricidade.
Basicamente o bastidor é um ATI mas muito mais espaço, logo tem que ter la tudo o que um ATI tem.

 
Bem, para dar como exemplo, deixo aqui a instalação que tenho feita na minha casa e o inspector ja la passou e esta tudo ok.
Ele disse que todas as moradias deviam de ser assim, mas os arquitectos nunca se lembram deste pequeno grande pormenor..
E ainda ficou espantado por eu ter comprado um Switch da Ubiquiti.

Tinha no projecto ited um ati.

Está à entrada de casa dentro um armario tecnico.
O bastidor tem a medida de 1.00 m de altura x 0.60 m largo x 0.40 m profundidade.

yyj2CLs.jpg


dJcnwd8.jpg


4kG7BCb.jpg


r0W1VVl.jpg

Ainda me esta a faltar comprar um UDM-PRO, para colocar por cima do switch.
Comprar patch cables.

O router da operadora vai ficar nessa prateleira (tenho outra que ainda nao a meti lá, que vai servir para meter o gravodor das cameras de vigilancia)

Mas depois quando tiver tudo a funcionar a ver se deixo uns espaços entre o UDM pro e o switch e tambem comprar uma ventoinha com termoestato. E talvez tambem uns paineis com escovas para meter entre a passagem dos cabos.

Tudo a seu tempo agora.

Muito bom Nosfaratu, é exactamente assim que quero fazer na moradia nova até mesmo com material da Ubiquiti Até vai ficar num armário fechado assim também.
Esse bastidor é de que quantas unidades? E o instalador reclamou por ser algo fora do normal?
 
@bjmarques este bastidor é de 20U, o modelo é o 211.OCAMA0T200604 da Olivetel. E o valor que dei pelo bastidor foi de +/- 213€ com iva.

O eletricista quando pedi o orçamento inicial eu é que lhe disse que eu comprava o bastidor para poder ter a liberdade de escolher o que queria.
Porque a profundidade dele tinha que ser obrigatoriamente de 40 cm (por causa do roupeiro), e ao fim de muita busca, apenas a olivetel vendia com essa profunidade!

E quando foi a montar o eletricista foi na boa. Ele curte de montar bastiadores xD
Mas a verdade é que nao ele não monta muitos bastiadores em moradias, so mesmo em empresas, o mesmo disse o inspector.

Ah e ainda vou ter dois AP´s de tecto da ubiquiti em casa piso da casa que vao ser alimentados pelo switch.
Preferi investir no bastidor do que no ATI.
 
Bem, eu acho que vou ter um pequeno problema...

Andar modelo do apartamento que vou comprar:

VuhzGmA.jpg


DIMENSÕES:
  • Comprimento de uma parede à outra: 60,5cm
  • Profundidade desde a parede até à porta: 39cm
  • Altura do chão até ao ATI: 50cm
O comprimento parece-me mesmo no limite, talvez tenha de pedir para fazer algo com 62cm para ter alguma margem de manobra nas laterais.

A profundidade é insuficiente. A maior parte dos bastidores que vi têm no mínimo 45cm de profundidade, talvez haja alguns com 40cm, mas é raro. Logo aqui tenho um problema, que talvez possa ser resolvido... Por exemplo, pedindo para na parte de baixo (por baixo do ATI) fazerem um buraco (há espaço porque ao lado são armários iguais, mas para casacos, e estes são mais profundos, quase 60cm).

Quanto à altura até ao ATI, está no limite para um bastidor 9U, mas dava bem para um 6U. É uma questão de estudar se preciso mais que 6U, provavelmente não agora, mas podia ficar já o investimento feito. Mas aqui era só pedir para colocarem o ATI uns 10cm mais acima (e consequentemente o quadro da luz também mais acima, que está por cima do ATI, não se vê na foto). Assim ficava com 60cm da altura, dava para um bastidor 9U que tem normalmente 50cm.

Conclusão, preciso de:
  • Pedir para aumentar ligeiramente este armário para 62cm em comprimento para meter um bastidor com 60cm de comprimento
  • Pedir para fazer um buraco com profundidade suficiente para meter um bastidor com 45cm de profundidade
  • Pedir para subir um pouco o ATI, para conseguir encaixar um bastidor 9U de 50cm de altura
    • O buraco convém ainda ter cerca de 55cm de altura para conseguir passar cabos do ATI à parte de trás do bastidor
Espero que sejam flexíveis nesta parte, caso contrário não posso ter um bastidor e os meus equipamentos têm de ficar todos ao monte ali dentro.

A desvantagem de ter de fazer isto é que fica ali um buraco pouco convencional, um dia mais tarde que queira vender o apartamento, pode haver alguém a implicar. Mas também não é nada do outro mundo, facilmente se tapa o buraco. Se bem que pode ser útil ter ali um buraco com mais espaço para guardar tralha.

O que acham? Têm outras sugestões do que eu poderia fazer?
 
Back
Topo