Dúvida Quadro ITED/ATI

Podes optar por não ter bastidor completo mas apenas os suportes para os racks (desde que tenha o comprimento padrão de 19") e aparafusá-los directamente no armário. Assim não tinhas de alterar nada aí. Pelo que vejo na foto esse armário também não teria espaço para mais nada a não ser mesmo ser exclusivo para o bastidor portanto, era um armário bastidor se é que me faço entender :D

Nesta solução terias a vantagem de a) poderes meter quantas racks quisesses em toda a altura do armário e b) não mudas nada no armário e se quiseres vender a casa está tudo convencional.

Poderias optar por algo assim:

rr04400-02-thumbnail-1080x1080-70.jpg


Este rack é de profundidade ajustável entre 234mm e 354mm. Tem 485mm de comprimento e 361mm de altura. Existem modelos mais baixos também. Podes depois afixar ao armário na parte de trás. Cabe no teu armário e fica fino na minha opinião.... e até fica arejado hehe
 
@b0ktai Não me agrade essa ideia, as paredes do armário iam ficar cheias de buracos quando me fosse embora (sim, dá sempre para tapar também, é certo, tal como o buraco). E posso estar errado, mas algo desse género não exige que o comprimento do armário seja um valor exacto para aparafusar às paredes do armário e mesmo assim ter a dimensão correcta (19") para os equipamentos habituais? Basta eles na obra fazerem uns milímetros a mais ou a menos no comprimento do armário, e lixo-me. Não?

@nosfaratu Não cheguei a tirar, mas já me arrependi por acaso. Mas o que querias ver/saber? Posso tentar explicar...
 
@0xKubo
DIMENSÕES:
  • Comprimento de uma parede à outra: 60,5cm - este comprimento é dentro do roupeiro certo? Se for, pode ser muito apertado, por causa das dobradiças da porta do roupeiro que depois batem no bastidor.
  • Profundidade desde a parede até à porta: 39cm - 39 centimetros não chegam.. nessa foto que tu meteste, o aro do ati está aparafusado ao roupeiro? caso esteja, sempre ha a opção de fazeres como eu, pedir ao carpinteiro para cortar a parte detras do roupeiro para o bastidor encostar direto à parede.
  • Altura do chão até ao ATI: 50cm - esse é menos problematico.. Essa caixa do ati desaparece (metem igual à que tenho nas minhas imagens), e metes o topo do bastidor quase a bater no quadro eletrico. Assim ganhando altura.
O comprimento parece-me mesmo no limite, talvez tenha de pedir para fazer algo com 62cm para ter alguma margem de manobra nas laterais. - é dentro de um roupeiro? é um roupeiro apenas de uma porta? ou um roupeiro com duas portas? Se for de duas portas tenta aumentar um bocado nesse do bastidor e reduzir na outra parte. OU eles não darem muita folga (entre as laterais exteriores do roupeiro e a parede) quando colarem o roupeiro para ganhares mais espaço dentro.

A profundidade é insuficiente. A maior parte dos bastidores que vi têm no mínimo 45cm de profundidade, talvez haja alguns com 40cm, mas é raro. Logo aqui tenho um problema, que talvez possa ser resolvido... Por exemplo, pedindo para na parte de baixo (por baixo do ATI) fazerem um buraco (há espaço porque ao lado são armários iguais, mas para casacos, e estes são mais profundos, quase 60cm).
CódigoUsAltura
(mm)
Largura
(mm)
Profundidade
(mm)
211.OCAMA0T0606046366600400
211.OCAMA0T0806048455600400
211.OCAMA0T12060412633600400
211.OCAMA0T16060416811600400
211.OCAMA0T20060420989600400

O que eu tenho é a ultima referencia.

Quanto à altura até ao ATI, está no limite para um bastidor 9U, mas dava bem para um 6U. É uma questão de estudar se preciso mais que 6U, provavelmente não agora, mas podia ficar já o investimento feito. Mas aqui era só pedir para colocarem o ATI uns 10cm mais acima (e consequentemente o quadro da luz também mais acima, que está por cima do ATI, não se vê na foto). Assim ficava com 60cm da altura, dava para um bastidor 9U que tem normalmente 50cm.

Se tivesses uma foto geral de onde fica isso seria muito melhor..
Assim nem talvez consigas me entender o que eu quero dizer ou me eu ter explicado menos bem :x

Nem que faças um desenho à mão :lol:
 
@0xKubo só aparafusa atrás pelo que percebi pelo que é "indiferente" a largura. Pela foto o teu armário não tem parte traseira, é logo parede né? Nesse caso furavas apenas a parede em 4 pontos. O "bastidor" teria rigidez suficiente para suportar o material.

Se consegues alterar as medidas do armário nesse caso podes sempre alterar em largura, mas ficas sempre "tramado" em profundidade. Acho que foi mais por isso que te sugeri essa solução. Como o @nosfaratu disse dessa profundidade ainda tens de ter em conta as dobradiças da porta porque em largura já vai ficar mesmo à justa... Portanto desses cm que disseste de profundidade, usáveis, ainda são menos.

Portanto, ya, ou a solução que te disse (ou semelhante) ou tens de alargar o armário em comprimento (para teres margem de manobra nas dobradiças)...

Que material vais meter lá dentro? Porque bastidores de 30cm de profundidade existem, mas depois se não cabe o que queres lá dentro. O @nosfaratu tem todo um equipamento avançado que na minha utilização seria overkill e se calhar já não cabia num de 30cm. Daí também saber o que vais lá meter poderá ajudar, digo eu... :X

EDIT: Podes tb tirar o aro do ATI (parece ser só desaparafusar) e já ganhas mais uns cm em profundidade.
 
Podes optar por não ter bastidor completo mas apenas os suportes para os racks (desde que tenha o comprimento padrão de 19") e aparafusá-los directamente no armário. Assim não tinhas de alterar nada aí. Pelo que vejo na foto esse armário também não teria espaço para mais nada a não ser mesmo ser exclusivo para o bastidor portanto, era um armário bastidor se é que me faço entender :D

Nesta solução terias a vantagem de a) poderes meter quantas racks quisesses em toda a altura do armário e b) não mudas nada no armário e se quiseres vender a casa está tudo convencional.

Poderias optar por algo assim:

rr04400-02-thumbnail-1080x1080-70.jpg


Este rack é de profundidade ajustável entre 234mm e 354mm. Tem 485mm de comprimento e 361mm de altura. Existem modelos mais baixos também. Podes depois afixar ao armário na parte de trás. Cabe no teu armário e fica fino na minha opinião.... e até fica arejado hehe
Onde arranjo disto?? tenho cliente para uma solução destas, semelhante em funcionamento a um bastidor, mas mais barato...
 
@nosfaratu @b0ktai Vou tentar responder aos dois de uma só vez sem fazer quotes, se não nem amanhã saio daqui...

Isto é a planta da entrada do apartamento:

lqpS4Ym.png


Esses quadrados amarelos são armários na entrada, do lado direito é um espaço vazio (o andar modelo tem um mesinha com um espelho). Aqui temos 3 quadrados, dá a entender que são 3 portas, o andar modelo tinha 4 portas. Isto tudo para dizer que se for possível fazer o armário do quadro um pouco maior em comprimento, posso fazê-lo. Posso tirar uns centímetros ao armário do lado esquerdo, ou ao espaço vazio do lado direito, por exemplo. Qual é que pensam que seria o comprimento mínimo necessário para um bastidor típico de 60cm de comprimento? 65cm será folga suficiente?

Estes "quadrados", sem contar com o do ATI/quadro, têm cerca de 58cm de profundidade. O do ATI/quadro é o único que tem 39, porque precisa de mais espaço para enfiar o material, e fizeram uma parede falsa aí para isso mesmo. Ou seja, basta pedir para não fazerem essa parede falsa até ao chão, mas terminar a 60cm do chão, por exemplo, e depois fazer o tal buraco que falei. O ATI/quadro ficam na parede falsa, um pouco mais acima do que o que está na imagem anterior, não deve ser problema.

Eu acho que esta é mesmo a melhor hipótese que tenho porque não quero estar a fazer buracos nos móveis/paredes, nem quero estar a mexer no ATI para aquilo ficar um "buraco" como está nas fotos do @nosfaratu (nada contra lol, mas não quero fazer isso numa casa que não tenho planos que seja a minha casa para o resto da vida). Basicamente quero que aquilo se pareça com uma instalação de ATI o mais normal possível, mas que tenha espaço suficiente para enfiar um bastidor meu lá.

Se fizer como descrevo (espero que tenham percebido), fico com 600mm (altura) x 650mm (largura) x 580mm (profundidade), que dá perfeitamente para um bastidor 9U com 450mm de profundidade, chega e sobra para mim. E sobra espaço para as dobradiças, para os equipamentos respirarem, passar cabos, etc...

O que pretendo meter no bastidor assim de cabeça:
  • EdgeRouter-12 (preciso de comprar um adaptador para rack)
  • UniFi Switch com PoE (o mais pequeno de 16 portas, não preciso de mais)
  • Um acessório 1U com tomadas
  • Um acessório 1U para Raspberry Pi (só tenho 1, mas posso querer vir a ter mais)
  • Um acessório 1U para patch cables (só para simplificar a coisa)
  • O meu UPS: Eaton 5E 850i USB (deve ficar em baixo, no "chão" do bastidor)
    • Talvez um dia troque por algo com mais potência, ou para um de rack, mas como isto custa os olhos da cara, para já não
  • O meu NAS: Synology DS918+ (deve ficar em baixo, no "chão" do bastidor)
    • Talvez um dia acrescente uma expansão, ou troque para um de rack, mas para já não
  • E por cima do bastidor fica a beleza do router da operadora, ou talvez dentro, em baixo se couber ao lado do UPS/NAS
Parece-me que fico bem servido com um 9U para isto tudo, mas se tivesse de tirar algum acessório e colocar algumas coisas pousadas por cima de outras, ou penduradas (por exemplo, o Rpi, também não era problema). Mas isto tudo será discutido com o Engenheiro/Arquitecto e logo vejo as minhas possibilidades. Até posso fazer um buraco de 1M de altura por exemplo e ficar com espaço para um bastidor maior. Isto vai ser preciso analisar muito bem o que posso ou não fazer. Mas ainda estou numa fase muito inicial da compra do apartamento para tirar conclusões.
 
@0xKubo tem em atenção uma coisa. Esses armarios geralmente são caixotes com uma dimensão já tipificada (geralmente 60cm por caixote / porta).
Pedires para te andarem a fazer armarios com dimensões não standard podes ter o construtor a recusar isso
 
@0xKubo tem em atenção uma coisa. Esses armarios geralmente são caixotes com uma dimensão já tipificada (geralmente 60cm por caixote / porta).
Pedires para te andarem a fazer armarios com dimensões não standard podes ter o construtor a recusar isso
Podem recusar, claro, mas a empresa por de trás deste empreendimento são mais flexíveis que o habitual. Veremos. Mas alguma coisa vão ter de fazer, se não vou-me chatear 😂
 
Ontem falava com a minha Maria sobre as alterações que vamos ter de fazer ao apartamento nos mais diversos sítios e de facto pode vir a ser complicado fazer as alterações que eu preciso no armário da entrada para ter as dimensões que eu gostava.

Investiguei um pouco mais e em vez de meter um bastidor com porta, vou ter de optar por algo diferente. Um pouco ao encontro da sugestão do @b0tkai, mas que não fica preso na parede, tipo isto:

LTQkwX4.jpg


Ou isto:

g1QJqOz.jpg


Estou mais inclinado para este último, aqui fica um exemplo encontrado online:

FRG6faM.jpg


É um 12U, que me parece agora o ideal (em vez do 6U/9U que falei no passado 😅), com as dimensões de 30.6 cm x 51.8 cm x 61.3 cm (PxLxA), pelo que fica dentro do espaço que tenho no armário (39cm de profundidade e 60cm de largura), e um pouco a tapar o ATI. Talvez peça para colocarem os quadros um pouco mais acima, ou talvez nem seja preciso com um open frame destes, até ajuda a esconder um pouco o ATI.
 
Viva,

Gostaria de aproveitar este tópico para apresentar algumas das dúvidas com que me deparo.

O meu apartamento não é recente e consequentemente, não tem caixa ATI, tem simplesmente uma caixa para derivar os cabos coaxiais, como podem comprovar na foto anexada .

https://drive.google.com/file/d/1ISxJ-8xapi8uHa6y7PmWWJEcekbjr2Ke/view?usp=sharing

No entanto, gostaria de fazer algumas alterações. O que pretendo fazer é de longe conforme as regras, pois as infraestruturas montadas impossibilitam todo esse processo.
Assim, na caixa existente tenho 6 saídas e uma entrada. As passagens são feitas por tubos 16mm.

A minha que tenho em mente é a seguinte:

- Abrir um buraco maior para incluir uma caixa ati e aproveitar os tubos existentes;
- Retirar todos os cabos coaxiais e passar cat 6 para todas as divisões;
- Na caixa ati, ficará o router da Vodafone + swicth 8 portas e PoE + se possível um HDD
- 2 tomadas para alimentar os aparelhos (a puxada será efetuada a partir do quadro)

À partida, não equaciono instalar régua repartidora, será feito de forma a que os cabos liguem diretamente ao switch e ao router.
A decisão de retirar os cabos, prende-se unicamente, por todos estarem inutilizados, as divisões onde tenho Box, tem todas cabo de rede. Acredito também que, o cabo coaxial mais uns tempos e deixará de ser utilizado, tal como as instalações de linha telefónica que temos em casa.

1- Gostaria de saber a vossa opinião e onde poderei melhorar (dentro das possibilidades)

2- As tomadas de rede a instalar são Legrand Suno (Linha instalada em casa) com 1 saída e com 2 saidas em 2 divisões;
aproveito para perguntar, numa tomada com 2x RJ45, necessito de 2 cabos para alimentar ou basta 1 ???

3- Tenho contrato com Vodafone de 1gb de velocidade. Ao efetuar uma única ligação entre o router e o switch, o que irei ter à saída do switch será 1Gb / 8 ligações, certo ?

Bem sei que este tipo de instalação “caseira” vai de contra às regras e ao que alguns users recomendam, mas tenho poucas hipóteses de melhoramento, e, também acho que servirá para outros users, uma vez que a maioria das casas em Portugal não está equipada com cx ATI.

Obrigado
 
Última edição:
Vou tentar responder a algumas perguntas.

Abrir um buraco maior para incluir uma caixa ati e aproveitar os tubos existentes;
Eu não sei até que ponto podes abrir um buraco na parede. Tens que ver nas plantas que tubagens é que passam lá.

numa tomada com 2x RJ45, necessito de 2 cabos para alimentar ou basta 1 ???
Para uma tomada 2x RJ45 precisas de dois cabos. Ou então um, mas ficas limitado a 100 Mbps porque para 100 só precisas de dois pares do cabo de rede. Tinha que ficar assim: RJ45 1 -- par laranja e verde; RJ45 2 -- par azul e castanho. Do outro lado do cabo tinhas que fazer a mesma coisa. Mas atenção que este tipo de ligação não é oficial nem standard, logo estás por tua conta. Para Gigabit são precisos os quatro pares do cabo de rede.

Tenho contrato com Vodafone de 1gb de velocidade. Ao efetuar uma única ligação entre o router e o switch, o que irei ter à saída do switch será 1Gb / 8 ligações, certo ?
Se o switch for Gigabit, sim. Mas pelos comentários de quem tem 1Gb, a velocidade real costuma andar pelos 950 Mbps. Não sei como é o teu caso.
 
Eu fiz algo semelhante na minha casa, como a caixa onde estava o repartidor não tinha alimentação eléctrica nem muito espaço coloquei um switch de 4 portas que pode ser alimentado por PoE tendo colocado um powerinjector na outra ponta.
 
Vou tentar responder a algumas perguntas.


Eu não sei até que ponto podes abrir um buraco na parede. Tens que ver nas plantas que tubagens é que passam lá.


Para uma tomada 2x RJ45 precisas de dois cabos. Ou então um, mas ficas limitado a 100 Mbps porque para 100 só precisas de dois pares do cabo de rede. Tinha que ficar assim: RJ45 1 -- par laranja e verde; RJ45 2 -- par azul e castanho. Do outro lado do cabo tinhas que fazer a mesma coisa. Mas atenção que este tipo de ligação não é oficial nem standard, logo estás por tua conta. Para Gigabit são precisos os quatro pares do cabo de rede.


Se o switch for Gigabit, sim. Mas pelos comentários de quem tem 1Gb, a velocidade real costuma andar pelos 950 Mbps. Não sei como é o teu caso.

Vou ter que "apalpar" terreno, mas pelo que parece não irei ter grandes complicações na zona em si.

Bela explicação sobre as ligações ! :D 2 cabos it is!
 
Uma pergunta fácil, como faço para fixar os equipamentos (switch, router, etc..) no quadro? Papel autocolante de 2 faces?

A minha caixa é como esta:
images
 
Em princípio esse painel abre e podes aparafusar por dentro

Neste momento tenho algo deste tipo:

images


A questão é que o router esta apenas "pousado" e gostava de o "fixar" tal como neste exemplo. O fundo do quadro tem esses quadradinhos mas não sei se existe algo para colocar ali que suporte depois os equipamentos.
 
Por cima/frente do fundo da caixa tens uma platine, ou chapa perfurada, que serve para furares onde precisares com uns parafusos pequenos para segurar os equipamentos, ou aproveitando os buracos com umas abraçadeiras de serrilha a segurar.

No entanto tenho sérias dúvidas que caiba tudo dentro dessa caixa.
 
Back
Topo