Dúvida Quadro ITED/ATI

Pois, também prefiro deixar uma tomada para cada equipamento mas o preço que levam por cada tomada não é muito simpático daí eu ter pensado em colocar um switch depois.
Neste caso os equipamentos estariam juntos, não ficando muitos cabos espalhados.
Estando juntos é menos crítico no que toca a cabos espalhados. Portanto será uma questão de ponderares o que é mais agradável para o teu bolso.
 
Eu pessoalmente, nem que fiquem os tubos vazios e passe os cabos depois, deixaria já tubos e caixas metidos, em vários pontos pensando em várias maneiras de arranjar as divisões.
por exemplo para mim, uma escritório ou quarto não devia ter menos de 4 pontos de rede e tubos de 25mm( 2 ao lado da tv numa caixa sozinha, um num ponto alto ou tecto par aum AP e outro nem que seja perto do da cabeceira da cama), nem que fiquem os tubos vazios e apenas um realmente feito, que é o mínimo.




Não sei que diga, se tens uma habitação em construção, neste momento, prepara-te para ser roubado a força toda :D, neste momento, tudo é desculpa par inflacionar preços (cheira-me que sabem que daqui a uns 2 a 3 não vai haver tanto trabalho e já estão a ganhar para isso) ATI's é quase tudo plástico não ficou assim tão caro, já a mão de obra e o cobre isso sim está tão ou mais caro que o ouro.

Um ATI grande (24PC) + CATI não fica assim tão caro, ou mesmo um bastidor se houver espaço para isso, já agora se ainda fores a tempo, evita que ponham material da Quitérios ou TEV2 para quadros, dá uma olhadela em material Efapel, em quadros estão muito bons
Estou nesta fase a pedir orçamentos para construção de uma moradia e vou ter isso em conta.
No que toca a tubos de passagem para os quartos, os cabos de TV, internet vão todos no mesmo tubo ou vai separado?

Nos quartos, vou colocar uma tomada dupla de rede junto à TV.
E nas zonas onde quiser colocar um AP (que será o AP AC Lite), vou colocar numa zona alta da parede ou no teto, ainda não sei bem.
 
Ainda não sei ao certo aquilo que vou precisar, mas será algo parecido com isso...

No meu caso, refiro-me a um apartamento em construção, pelo que tenho flexibilidade nesse aspecto. Por outro lado, quantos mais pontos de rede quiser instalar pelo apartamento, mais caro terá que ser o quadro que irão instalar no ATI (não me lembro agora do custo que me deram, mas não me agradou). Não só isso, mas ter a sala/escritório cheio de tomadas RJ45 pode não ser a cena mais fixe de sempre, principalmente para mais tarde revender o apartamento (se for uma casa "para a vida", pensava de outra forma).

Posto isto, comecei a pensar em alternativas... Ora, a minha ideia já era ter um AP para WiFi em todos os quartos, escritório e sala, pelo que a minha solução vai ser optar pelo UniFi In-Wall HD que tem um switch Gigabit de 4 portas. Acaba por ser um 2-em-1, WiFi + switch Gigabit, perfeito para mim. Mas cada caso é um caso.
Eu já fiz um planeamento dos pontos de Internet para uma moradia, sendo que prefiro ligar os equipamentos com cabo de rede em vez de wifi.

Se tiveres vários um bastidor com um patch panel de 24 portas, não terás problemas em fazer as ligações que precisares e a casa só ficará valorizada por isso.
 
por exemplo para mim, um escritório ou quarto não devia ter menos de 4 pontos de rede e tubos de 25mm (2 ao lado da tv numa caixa sozinha, um num ponto alto ou tecto para um AP e outro nem que seja perto do da cabeceira da cama), nem que fiquem os tubos vazios e apenas um realmente feito, que é o mínimo.
Mas há assim tanta diferença tecnicamente entre ter 4 pontos de rede ou um bom switch Gigabit? Ter as paredes cheias de tomadas, de electricidade e pontos de rede, não é propriamente uma coisa bonita.

Não sei que diga, se tens uma habitação em construção, neste momento, prepara-te para ser roubado a força toda :D, neste momento, tudo é desculpa par inflacionar preços (cheira-me que sabem que daqui a uns 2 a 3 não vai haver tanto trabalho e já estão a ganhar para isso) ATI's é quase tudo plástico não ficou assim tão caro, já a mão de obra e o cobre isso sim está tão ou mais caro que o ouro.
Não é isso... É um apartamento num empreendimento, logo as coisas que eles instalam já estão definidas para todos os apartamentos. O quadro que eles dizem que instalam por default é um que apenas tem capacidade para 8 pontos de rede, se eu preciso de um quadro que tenha capacidade para mais, tenho de pagar um extra, como é lógico.

Não me lembro agora do valor que me deram há uns meses quando mencionei o assunto, mas na altura não me agradou. Porque a questão não é só o quadro, é 1001 coisas que vamos querer alterar e/ou fazer upgrade, tudo junto é muito dinheiro.

Um ATI grande (24PC) + CATI não fica assim tão caro, ou mesmo um bastidor se houver espaço para isso, já agora se ainda fores a tempo, evita que ponham material da Quitérios ou TEV2 para quadros, dá uma olhadela em material Efapel, em quadros estão muito bons
Não sei se haverá grande liberdade na escolha do quadro, mas perguntar não custa. Vou tomar nota disso.
 
Mas há assim tanta diferença tecnicamente entre ter 4 pontos de rede ou um bom switch Gigabit? Ter as paredes cheias de tomadas, de electricidade e pontos de rede, não é propriamente uma coisa bonita.
Imagina teres apenas um ponto de rede na mesma tomada de tv e apenas uma tomada 230v, se quiseres ligar uma box à tv, já ficas com 1x 230 em falta, se tiveres mau sinal wifi nessa zona e quiseres colocar um AP, já ardeu, se fores meter um ap tipo os in-wall da ubiquiti, se ficar tudo no mesmo espelho fica feio e pouco práctico, se fores colocar um switch fica horrível, com extensões para alimentar e cabos e coisas, se extrapolares um switch para mais uma ou duas divisões... feito em novo pessoalmente fica horrível.

Além de que o intuito do ITED é que ficasse tudo centralizado, desde comunicações ao sinal de Tv, mas a "chico-espertice à lá tuga" entrou pelo caminho, e "o regulamento apenas indica 1 por divisão" desde que esteja lá está bom, nem que seja num sitio que não faz sentido, mas está de "acordo" com o regulamento.

O que é mais práctico e simples? ter um switch bom arrumadinho que dê conta de tudo ou 5 ou 6 switch's espalhados pela casa?

Daí dizer, que mesmo que não sejam instalado a parte física (cabos e tomadas) que podes fazer mais tarde, desde que penses +/- bem o que queres, não devia ficar assim tão caro (se virmos + 500 ou 1000€) num investimento de 200000€ ou 25000€, depois de feito será muito mais difícil alterar alguma coisa.

Colocarem apenas um ATI de 8 pontos é ir pelo mínimo dos mínimos só para dizer que está de acordo com o regulamento e não com o que o cliente quer/necessita (é a desvantagem de comprar a 3ºs), pondera bem o que pretendes e sugere as alterações, nem que peças uma caixa vazia num armário de arrumos ou roupeiro com ligação por 3 ou 4 tubos largos de 40mm ao ATI para poderes colocar equipamentos como switch e injector PoE se for caso.

A diferença de uma caixa de 8 pontos para uma maior é o que deverias pagar e não a que tinham pensado mais a nova, diz o bom senso, sendo justo, se uma custa 200 e a nova custa 600 não vais pagar 800 ou 1000 a mais, mas no mínimo os 400 de diferença (exagerando em valores), há muita coisa e muita gente que não sabe oq ue anada a fazer na construção, e neste momento há muito trabalho e pouca mão-de-obra disponível, é mais um ponto que usam para inflacionar as coisas.

no entanto de certeza que com os valores que deram dá para um bastidor, se houvesse espaço seria o mais acertado, não digo um de 42U mas pelo menos 15U (+/-80cm de altura) já arrumas muita coisa.
 
Última edição:
Imagina teres apenas um ponto de rede na mesma tomada de tv e apenas uma tomada 230v, se quiseres ligar uma box à tv, já ficas com 1x 230 em falta, se tiveres mau sinal wifi nessa zona e quiseres colocar um AP, já ardeu
Com o UniFi In-Wall não, fica esse problema resolvido.

se fores meter um ap tipo os in-wall da ubiquiti, se ficar tudo no mesmo espelho fica feio e pouco práctico
Fica feio se ficar visível, no caso da sala a ideia é ficar em baixo, tapado pelo móvel da TV. Não concordo com ser pouco prático, aliás, acho precisamente o oposto, acho bastante prático.

Eu vou querer ter APs pelas divisões maiores da casa (sala, quartos, talvez cozinha, ainda não sei se vai ser open space), e não gosto muito dos "ovnis" da Ubiquiti no tecto, portanto vou instalar In-Wall (a mulher também os acha mais discretos, se ficarem num cantinho de uma parede, possivelmente tapados por um móvel). Ou seja, se eu vou instalar os In-Wall da Ubiquiti de qualquer maneira, por que não juntar o útil ao agradável?

O que é mais práctico e simples? ter um switch bom arrumadinho que dê conta de tudo ou 5 ou 6 switch's espalhados pela casa?
Eu percebo o que dizes, e idealmente tinha um bom switch num bastidor no armário das telecomunicações que ligava a todos os pontos de rede espalhados pelo apartamento. Mas, como disse mais acima, se tiver um In-Wall num cantinho da parede com 4 pontos de rede, do que ter 4 espelhos em filinha na parede, qual é o mal? Assumindo que de um ponto de vista técnico não tem nenhum problema, e que o In-Wall pode até ficar escondido atrás de um móvel?

Posso estar a perceber algo mal, mas parece-me a mim que aqui discutimos mais estétic, e não propriamente se uma opção é tecnicamente melhor que a outra, sendo isso que eu gostava de perceber.

Daí dizer, que mesmo que não sejam instalado a parte física (cabos e tomadas) que podes fazer mais tarde, desde que penses +/- bem o que queres, não devia ficar assim tão caro (se virmos + 500 ou 1000€) num investimento de 200000€ ou 25000€, depois de feito será muito mais difícil alterar alguma coisa.
Isto não vai ser a única alteração que vamos fazer ao apartamento, temos muitas outras na lista. Tudo acumulado não serão 500€, mas bem mais. Tendo eu a possibilidade de ter uma alternativa diferente, que não me incomoda muito, não vejo razão para não poupar 500€ em algo.

Colocarem apenas um ATI de 8 pontos é ir pelo mínimo dos mínimos só para dizer que está de acordo com o regulamento e não com o que o cliente quer/necessita (é a desvantagem de comprar a 3ºs), pondera bem o que pretendes e sugere as alterações, nem que peças uma caixa vazia num armário de arrumos ou roupeiro com ligação por 3 ou 4 tubos largos de 40mm ao ATI para poderes colocar equipamentos como switch e injector PoE se for caso.
É um apartamento, não é uma casa, a maior parte das coisas já estão estipuladas pelo empreendimento, não basta eu querer, pedir, que vou ter. E já vou eu com muita sorte na flexibilidade que permitem numa data de coisas, a maior parte dos empreendimentos não deixa alterar quase nada. Também tenho de ter em consideração que não pretendo que este apartamento seja para vida toda, e quantas mais alterações "estranhas" fizer (como meter tubos largos do ATI para um armário de arrumos), pode ser pior quando quiser revender.

Eu concordo em grande parte contigo, e preferia ter tudo como dizes, mas eu querer não é suficiente, há uma série de considerações a ter. Se isto fosse a minha casa a ser construída de raiz, era diferente, e muito provavelmente faria o que dizes.
 
Última edição:
@0xKubo tecnicamente a principal diferença será que se tiveres 4 ligações individuais poderás ter por exemplo 1gbps disponível em cada, se tiveres 1 ligação que depois divides em 4 esse 1gbps será usado pelos 4.


Se isso te é relevante diria que para um usos doméstico provavelmente não, mas tu melhor que ninguém saberás o tipo de uso que dás à rede
 
Entendo bem o que dizes, no entanto não esqueças que mesmo com os in-wall, vais precisa de espaço para um switch com PoE algures, ou os injectores, o ATI não vai ter espaço para isso sem uma CATI.

Se não gostas de ver ou vais tentar esconder os AP's atrás de algo pensa no que faze com os equipamentos do operador também :) só a dizer, no entanto como o colega também refere, tu melhor que ninguém saberás o que pretendes melhor que nós.

Eu pessoalmente é como disse, prefiro ter apenas um equipamento ou o mínimo de equipamentos e tudo ligado o mais centralizado possível, poderei ganhar ou não com os consumos eléctricos e torna-se mais fácil de ter controlo sobre a rede quer por software quer fisicamente por hardware.
 
Entendo bem o que dizes, no entanto não esqueças que mesmo com os in-wall, vais precisa de espaço para um switch com PoE algures, ou os injectores, o ATI não vai ter espaço para isso sem uma CATI.
Sim, eu sei, e isso está planeado também, ter um switch com PoE, junto ao ATI (detalhes mais abaixo).

Se não gostas de ver ou vais tentar esconder os AP's atrás de algo pensa no que faze com os equipamentos do operador também :) só a dizer, no entanto como o colega também refere, tu melhor que ninguém saberás o que pretendes melhor que nós.
Eu já mencionei isto uns posts mais atrás, não voltei a mencionar porque não achei relevante para a discussão. Contudo, os equipamentos como o router do ISP, switch, NAS, whatever, irão ficar dentro de um bastidor num armário que está à entrada da casa, armário esse que também tem lá o ATI na parede. Portanto, todos os equipamentos vão ficar escondidos.

Eu pessoalmente é como disse, prefiro ter apenas um equipamento ou o mínimo de equipamentos e tudo ligado o mais centralizado possível, poderei ganhar ou não com os consumos eléctricos e torna-se mais fácil de ter controlo sobre a rede quer por software quer fisicamente por hardware.
Mas eu vou ter exactamente o mesmo número de equipamentos quer tenha uma fila de espelhos RJ45 na parede ou só tenha 1, o In-Wall vai ser ligado a uma dessas fichas em qualquer dos casos, pois eu preciso de WiFi. Não vou ter menos equipamentos se optar pelo que sugeres.

Eu percebo o que tu dizes, acredita que sim, mas não vejo mal nenhum em ter um pequeno switch como o In-Wall (que fica colado à parede, ligado por PoE) em determinados sítios, principalmente se o mesmo não incomodar nada, evitando assim ter uma fila de espelhos RJ45.

Percebo a questão dos consumos eléctricos, mas não penso que vá ter um gasto por aí além. Mas dou-te razão no controlo da rede por software e fisicamente por hardware, mais no hardware, porque no software está tudo integrado no UniFi Controller e a gestão é simples.

@0xKubo tecnicamente a principal diferença será que se tiveres 4 ligações individuais poderás ter por exemplo 1gbps disponível em cada, se tiveres 1 ligação que depois divides em 4 esse 1gbps será usado pelos 4.
Tendo em conta os equipamentos que irão ficar ligados, não me parece que isso seja um problema para mim, mas percebo o que dizes.
 
Com o UniFi In-Wall não, fica esse problema resolvido.


Fica feio se ficar visível, no caso da sala a ideia é ficar em baixo, tapado pelo móvel da TV. Não concordo com ser pouco prático, aliás, acho precisamente o oposto, acho bastante prático.

Eu vou querer ter APs pelas divisões maiores da casa (sala, quartos, talvez cozinha, ainda não sei se vai ser open space), e não gosto muito dos "ovnis" da Ubiquiti no tecto, portanto vou instalar In-Wall (a mulher também os acha mais discretos, se ficarem num cantinho de uma parede, possivelmente tapados por um móvel). Ou seja, se eu vou instalar os In-Wall da Ubiquiti de qualquer maneira, por que não juntar o útil ao agradável?


Eu percebo o que dizes, e idealmente tinha um bom switch num bastidor no armário das telecomunicações que ligava a todos os pontos de rede espalhados pelo apartamento. Mas, como disse mais acima, se tiver um In-Wall num cantinho da parede com 4 pontos de rede, do que ter 4 espelhos em filinha na parede, qual é o mal? Assumindo que de um ponto de vista técnico não tem nenhum problema, e que o In-Wall pode até ficar escondido atrás de um móvel?

Posso estar a perceber algo mal, mas parece-me a mim que aqui discutimos mais estétic, e não propriamente se uma opção é tecnicamente melhor que a outra, sendo isso que eu gostava de perceber.


Isto não vai ser a única alteração que vamos fazer ao apartamento, temos muitas outras na lista. Tudo acumulado não serão 500€, mas bem mais. Tendo eu a possibilidade de ter uma alternativa diferente, que não me incomoda muito, não vejo razão para não poupar 500€ em algo.


É um apartamento, não é uma casa, a maior parte das coisas já estão estipuladas pelo empreendimento, não basta eu querer, pedir, que vou ter. E já vou eu com muita sorte na flexibilidade que permitem numa data de coisas, a maior parte dos empreendimentos não deixa alterar quase nada. Também tenho de ter em consideração que não pretendo que este apartamento seja para vida toda, e quantas mais alterações "estranhas" fizer (como meter tubos largos do ATI para um armário de arrumos), pode ser pior quando quiser revender.

Eu concordo em grande parte contigo, e preferia ter tudo como dizes, mas eu querer não é suficiente, há uma série de considerações a ter. Se isto fosse a minha casa a ser construída de raiz, era diferente, e muito provavelmente faria o que dizes.
Esses APs in wall têm 4 saídas rj45 é?
Será que terei algum problema cabo tenha esses APs em termos de vistoria sobre o ited no final da construção?
 
Eu já mencionei isto uns posts mais atrás, não voltei a mencionar porque não achei relevante para a discussão. Contudo, os equipamentos como o router do ISP, switch, NAS, whatever, irão ficar dentro de um bastidor num armário que está à entrada da casa, armário esse que também tem lá o ATI na parede. Portanto, todos os equipamentos vão ficar escondidos.

Não tinha lido esta informação antes (escusava de ter feito "barulho"), assim já ajuda com muita coisa.

Em todo o caso eu deixava alguns tubos de reserva, se for possível. nunca se sabe, mas também não é necessário crivar paredes de caixas e espelhos.
 
Última edição:
@NVRSystem

Já tive uma resposta da senhora que vai acompanhar o meu processo de personalização do apartamento que comprei. Perguntei-lhe se era possível instalar um mural em vez do típico ATI e disse-me que sim. Também mencionei que podia precisar mais do que os 8 pontos de redes que instalam por default, e que queria saber os custos. Tal como me disseram que instalam Cat6 e eu vou ver se pelo menos me instalam Cat6A.

Não tenho mais detalhes, não sei valores, não sei o tamanho do mural, etc., mas vou ter uma reunião para a semana onde vamos falar desses pormenores e muitos mais, assim como orçamentos para as alterações. Alguma coisa adicional em particular que recomendes perguntar/pedir, ou achas que já vou bem encaminhado?
 
@NVRSystem

Já tive uma resposta da senhora que vai acompanhar o meu processo de personalização do apartamento que comprei. Perguntei-lhe se era possível instalar um mural em vez do típico ATI e disse-me que sim. Também mencionei que podia precisar mais do que os 8 pontos de redes que instalam por default, e que queria saber os custos. Tal como me disseram que instalam Cat6 e eu vou ver se pelo menos me instalam Cat6A.

Não tenho mais detalhes, não sei valores, não sei o tamanho do mural, etc., mas vou ter uma reunião para a semana onde vamos falar desses pormenores e muitos mais, assim como orçamentos para as alterações. Alguma coisa adicional em particular que recomendes perguntar/pedir, ou achas que já vou bem encaminhado?

Boas, uma vez que é apartamento o espaço não é muito, um bastidor tem o mínimo 400mm de fundo, eu tenho um com 400 de fundo e de 800m de altura (+/- 15U se não me engano) tem servido embora comece a ficar curto.

Já cobriste das partes mais importantes que todos se esquecem que é o tentar espalhar o sinal wifi pela casa com harware teu, descartanto o operador.
Tirando o que se referiu para trás, só ter atenção a tubos de 25mm para as tomadas de rede e tv, isto porque ficas sempre com margem para colocar mais um cabo de rede caso necessites no futuro, já me deu jeito numa instalação, onde tinha 2 pontos em duas tomadas de tv e meti mais 2, também já fix em tubo de 20, mas nunca mais quando o cliente quer poupar 5€ em 50mts de tubo quem se lixa é o electricista.

Para mim uma parte importante é a instalação de tubo e tubos e tubos e caixas :D, e ficar com a ideia ou fotos de onde ficam as reservas caso fiquem escondidas, isto porque hoje está tudo bom, mas daqui a uns tempos falta mais isto e aquilo.
 
Boas, uma vez que é apartamento o espaço não é muito, um bastidor tem o mínimo 400mm de fundo, eu tenho um com 400 de fundo e de 800m de altura (+/- 15U se não me engano) tem servido embora comece a ficar curto.

Já cobriste das partes mais importantes que todos se esquecem que é o tentar espalhar o sinal wifi pela casa com harware teu, descartanto o operador.
Tirando o que se referiu para trás, só ter atenção a tubos de 25mm para as tomadas de rede e tv, isto porque ficas sempre com margem para colocar mais um cabo de rede caso necessites no futuro, já me deu jeito numa instalação, onde tinha 2 pontos em duas tomadas de tv e meti mais 2, também já fix em tubo de 20, mas nunca mais quando o cliente quer poupar 5€ em 50mts de tubo quem se lixa é o electricista.

Para mim uma parte importante é a instalação de tubo e tubos e tubos e caixas :D, e ficar com a ideia ou fotos de onde ficam as reservas caso fiquem escondidas, isto porque hoje está tudo bom, mas daqui a uns tempos falta mais isto e aquilo.
Aproveitando o tema, para passar 4 canos de rede, qual é o tamanho do tubo que recomendas? Já a pensar que futuramente possa querer passar mais 2, como margem.
 
Boas, uma vez que é apartamento o espaço não é muito, um bastidor tem o mínimo 400mm de fundo, eu tenho um com 400 de fundo e de 800m de altura (+/- 15U se não me engano) tem servido embora comece a ficar curto.
Vou ter de ver isso porque no andar modelo (que tem um ATI) a profundidade disponível era de 39cm, e eu até andei à procura de bastidores menos profundos (e encontrei um: https://www.amazon.es/dp/B00U31EPX4/ref=nosim?tag=zwame00-21) para comprar eu (e ligar ao ATI) caso eles não me instalassem um bastidor.

Aquilo no fundo, estará num armário à entrada que tem 3 portas, uma delas é onde está o quadro da luz e o ATI/bastidor. As outras duas é para casacos e assim e a profundidade é superior aos 39cm. Parece-me a mim que é menos profundo no armário do quadro da luz porque precisa de uma parede maior para encastrar o ATI, talvez essa parede encurte caso não instalem ATI.

Vou ter de ter atenção a esses pormenores, mas disseram-me que dava, portanto, assumo que estejam conscientes desses pormenores (ou talvez não).
 
Última edição:
Em últmo caso metes um armação de bastidor, tipo bastidor aberto :D, mas esse parece bem, só tens de ter atenção caso dos equipamentos activos, isso fica com menos de 200 de profundidade útil, pode não dar para colocar um switch, quando estiver em casa vejo quanto o meu tem.
 
Em minha casa sempre tive o router dentro do ATI (4anos), mas agora com a troca para o FGW , pensei que se calhar compensa colocar o router fora do mesmo.
A pergunta é. É algo fácil com este ATI ?

É fácil de fazer - como referes abaixo, terás de adquiri um patch de fibra com o devido tamanho (apenas 1 fibra chega) um acoplador simples SC para poderes ligar a fibra que está agora no router à nova e ligar na sala nos conectores que lá estão, depois um patch pequeno de 1 ou 2 metros para ligares o router à tomada óptica.


A nível de WiFi compensa assim tanto ?

Só notas se tiveres as redes 2.4Ghz e 5Ghz separadas, se a casa for grande, pois se o router estiver dentro do ATI sendo a porta metálica piora o sinal da rede de 5Ghz, no entanto provavelmente no ATI está mais centra com a cada que a Zap e ganhas na melhor distribuição do sinal.

É que o meu irmão tem o mesmo router na cozinha de casa dos meus pais, e a velocidade de WiFi é semelhante a minha que se encontra dentro do ATI.
A ideia seria ligar a fibra da MEO pelo ATI e passar para o ZAP que está na sala.

Acima

É algo assim tão vantajoso, ou é meio indiferente ?

Dá mais trabalho, se não souberes o que fazes vais continuar a "procurar" problemas, pois vais ter de enviar o sinal novamente para o ATI por outro cabo para outra divisão, poderás necessitar de um switch dentro do ATI para ligar as restantes portas

EDIT:
Retirei o router e a prateleira onde este estava colocado.
E ao procurar no meio dos cabos todos, que estão ocultos no ATI, realmente o ATI não tem nenhuma entrada óptica como o ZAP da sala.
A conduta que vai para o ZAP desde o ATI parece estar vazia.
Ou seja provavelmente não colocaram lá nenhuma fibra a ligar ao ZAP.
Não sei se a ideia seria ligar a fibra do Operador directamente no ZAP, ou se tenho de comprar uma fibra para fazer uma ligação da caixa da fusão da fibra da MEO até ao ZAP.
De qualquer das formas, como está tudo a funcionar bem, e realmente não me parece que perca grande sinal de wi-fi, acho que vou optar por continuar como está, que aliás, comparado com o que já vi, parece estar bem.

Ja procurei pelas entradas ópticas do ATI e não as vejo, creio que devem estar escondidas, porque o router foi colocado onde supostamente devia ter as entradas.


Não tens o cabo da fibra, porque deve ser ITED v3, nesta versão não era obrigatória a instalação fibra, no entanto é obrigatória o espaço para ela, tubagens e caixa de ligação na ZAP.

Da maneira que está simplifica pois centraliza tudo no mesmo síto, só podes precisar de um switch para colocar o sinal de rede nas restantes divisões, se precisares de sinal wifi depois metes um AP, do modo que está, se ligares o cabo do telefone, por detrás do painel, do lado direito deve ter uma porta que tem escrito "entrada" ou phone, é para colocar o sinal do telefone em todas essas tomadas rj45 através do selector de 4 posições acima, normalmente em OP1 e ainda injectas no próprio ATI o sinal Coaxial par ver tv sem box em toda a casa.


Eu aconselho sempre que possível deixar no ATI, depois se houver falta de sinal wifi há solução que podem ser melhores que andar a mudar o router do operador de sítio.
 
Última edição:
Back
Topo