1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Dúvida] Qual cartão comprar ? São todos iguais ?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por RahMan, 5 de Janeiro de 2009. (Respostas: 18; Visualizações: 1305)

1. RahMan

RahMan Banido

Boas, tudo bem ?

Comprei recentemente uma Samsung S860 e agora, vou comprar o cartão de memória.. mas quando chego ao site da vobis, é só cartão e mais cartão..

Ora bem, qual aconselham ? São todos iguais ? eu tava a pensar num de 4GB, á volta dos 10€ - 13€ .

Cumps e obrigado,

RahMan

2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

4Gb é demasiado, especialmente porque só vais fotografar em jpeg. Compra dois ou três de 1Gb ou 2Gb no máximo. E compra cartões rápidos de preferência.

3. rekarde

rekarde Power Member

eu tenho um sandisk extreme III q me custou 30 e tal euros, de 2 GB e um emtec de 1GB que me custou 3,5€
    eu não costumo fazer de metrelhadora, normalmente no máximo 3 fotos... a fotografar não noto diferença nenhuma entre os cartões!...

4. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Quanto a capacidade _mínima_, a minha recomendação é, em primeiro lugar, comprar _dois_ cartões. Assim se um der problemas tens sempre o outro. Isto é, se os encheres totalmente e um pifar ainda ficas com 50% das fotos.

A capacidade mínima recemendável é 2 GB por cartão, mas o sweet-spot (o ponto onde a relação GB/euro é máxima) está nos cartões de 4 ou 8 GB, e nalguns casos nos 16 GB. Mas volto a frisar: se achas que 4 GB te chega, é mais seguro comprar 2x2 GB.

5. ruimoura

ruimoura Power Member

Eu recomendava 2x4GB por uma questão de preço, ficam bem mais em conta (proporcionalmente), e espaço nunca é demais :-)

Recomendo também comprar cartões de qualidade (Sandisk Ultra II têm uma relação preço/fiabilidade gigantesca).

6. adolfo dias

adolfo dias Power Member

o que interessa saber na altura de comprar cartões é para que máquina é.
    actualmente mm os cartoes mais ranhosos escrevem a velocidades decentes, daí importar sobretudo a máquina.

se a máquina escreve a 3mb/s é inutil comprar um sandisk ultra XPTO1/2 tal como numa slr n vamos meter um cartão de 2€

tenho um team 2gb 80x na compacta e a 6mp dá-me para centenas de fotos, pelo que julgo ser mais que suficiente

7. ruimoura

ruimoura Power Member

Os Sandisk ultra II não são "rápidos" (têm velocidade perfeitamente normal), nem falei sequer de rapidez, falei de fiabilidade. É o mesmo que comparar uma lente Sigma a uma Nikon ou Canon, a possibilidade de a Sigma dar barraca é muitíssimo superior, o que não quer dizer necessariamente que a lente seja de melhor ou pior qualidade.

Depois de já ter ficado sem dois cartões, só porque sim, cheguei à conclusão que não é por 5 ou 6 euros de diferença que vou andar com cartões de maravilha.

8. adolfo dias

adolfo dias Power Member

n ha verdades universais
    n é por ser canon que está menos sujeita a avarias que uma tamron

as coisas avariam qd tem que avariar.
    comprei um disco seagate (que n é propriamente marca desconhecida) e avariou no proprio dia

no fundo as marcas brancas são por vezes propriedade de alguma marca "boa"
    a team pertence à samsung por ex.

9. ruimoura

ruimoura Power Member

As marcas brancas não têm praticamente nenhum controlo de qualidade, passa tudo, em quantidades gigantescas, e se der asneira, temos pena. É a diferença para as marcas que fazem controlos de qualidade apertados (tudo isto tem um preço para o fabricante).

Claro que uma coisa de marca também pode avariar assim do nada, mas a probabilidade é bem menor. Nas lentes, por exemplo, é uma questão de qualidade/perfeição do material à saída da produção. O exemplo que dei, as Sigma, como se sabe, vêm muitas vezes cheias de pequenos defeitos, que são precisamente derivados do facto de não haver quase nenhum controlo de qualidade. O que sair, saiu :)

Nos cartões as diferenças de preço são tão pequenas (ninguém morre por 5 ou 6 euros) que prefiro comprar material de qualidade. É como as baterias, seria incapaz de comprar uma de marca branca (uniross não é marca branca :-)).

10. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Eia isso não é bem assim desculpa lá. As marcas brancas têm controlo de qualidade como todas as outras. É obrigado por lei. Dou-te o exemplo de um monitor Asus que comprei há uns anos, em que após a 3ª troca desisti, pois vinham todos riscados e avariados. Já com Samsung a mesma coisa. As marcas brancas simplesmente são é produzidas com outros critérios. Basta ver nos produtos alimentares que muitas das marcas acabam por ser exactamente iguais às marcas brancas que encontramos nos supermercados. Se leres bem algumas elas até referem que são produzidas na mesma fábrica. A diferença exactamente não sei, talvez tenha a haver depois com a assistencia final, entre muitas coisas. Mas a verdade é que a maioria das coisas são exactamente iguais. Não se pode confundir é marcas brancas com marcas más lol. Ainda me lembro dos Dvd's Mitsai que eram péssimos. No entanto nem considero marca branca. É somente uma marca de má qualidade.

11. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Ao preço a que estão aconselhava-te a comprar 2 de 2GB porque vai dar jeito para o modo de vídeo (+- 15min.), quando pretendes fazer com mais algum tempo de duração. Para fotos em jpeg não há problema para encheres 2 GB de jpeg´s tens de lhe dar muito!!!

4GB só se for para uso frequente e intenso de vídeo!

Quanto a marcas os mais fiáveis são da Sandisk mas os Lexar, Take ms ou Emtec também são bons e ficam a preços mais convidativos! Apesar de se notar a diferença...

12. ruimoura

ruimoura Power Member

Eu não disse que não tinham controlo de qualidade, disse que é quase inexistente. O facto de serem muitas vezes produzidos na mesma fábrica, com os mesmo componentes, é a prova do que digo. Estou a falar de componentes electrónicos, não de cereais :-)

Uma das marcas que gasta mais tempo no controlo dos componentes é a Leica, por exemplo.

13. adolfo dias

adolfo dias Power Member

n é por isso que estão mais ou menos sujeitas a avarias.
    invariavelmente há compoentes que n se controlam, sejam parafusos, plasticos, aneis, whatever...

a leica montar cd lente à mão n invalida uma delas ter um vidro de menor qualidade ou mal posicionado.

todas as marcas dão garantia e fora da garantia todas as marcas cobram reparação, nenhuma é especial.

há é uma mentalização que "ah é de marca é melhor", qd nem sempre é assim.
    ofereci um candeeiro de lava dos chineses à minha namorada, que ainda hj funciona. ela ofereceu-me um duma loja td pipi de candeeiros de lava que custou prai o dobro do que lhe dei e ao fim de 3x estalou o vidro :rolleyes:

14. ruimoura

ruimoura Power Member

A possibilidade de um produto da Leica vir com defeito é ínfima. Mais uma vez, eu não estou a falar da possibilidade ou não de avariar, estou a falar de controlo de qualidade na produção. Depois se avaria ou não é muitas vezes uma questão de sorte ou azar.

E sim, invalida quase a 100% que possa vir com um vidro de menor qualidade ou mal posicionado. Claro que isto tudo custa dinheiro às marcas. Algo montado com a maior das calmas, com controlo apertado de qualidade tem um custo final superior ao mesmo material montado de modo completamente industrial e com controlo de qualidade mínimo (o mínimo obrigatório).

A própria Sandisk tem cartões iguais (tecnologicamente) a preços diferentes, de gamas diferentes, onde o que muda é a garantia (que é como quem diz que têm controlo de qualidade muito superior).

A marca de lente smais famosa por ter um controlo desleixado (os preços baixos têm que vir de algum lado) é a Sigma. Os reports de lentes com defeitos de origem são aos pontapés.

15. adolfo dias

adolfo dias Power Member

mas que há marcas com mais controlo que outras ng disse o contrário, mas n invalida que haja falhas na mesma, nem que seja 1 em 10000
    a discussão inicial era se por ser de marca seria mais dificil avariar e com isso n concordo.

16. RahMan

RahMan Banido

n resisti.. acabei por comprar um silicon 4gb por 8€ na ***** !! o preço estava irresistível =/ espero que n venha a ter nenhum azar.. c perda de informação =/ de kkl maneira, irei fazer sempre o devido backup para o pc :D

obrigado pelas opiniões :D

17. xtr3me

xtr3me Power Member

O meu irmão tem um desses, acho eu, de 2 gb. Acho que uma vez deu-lhe um stress a gravar umas fotos e a partir daí pouco entrou na máquina dele. Agora anda com uns Sandisk pois claro.

Eu também só tenho cartões de marcas conhecidas. Acho que compensa dada a pouca diferença. Agora também acho que é preciso ver se, de facto, uma pessoa precisa mesmo de um extreme IV ou de um Ducati, por exemplo. É como tudo, a oferta está lá, mas não quer dizer que toda a gente precise ou que seja o recomendado. Acho que a maior parte do pessoal mesmo o Ultra II serve perfeitamente e é baratinho, por isso quase nem compensa comprar marcas brancas.

Ou então apostar em outras marcas mais baratas como a Kingston, Samsung ou assim. Não é preciso ter o supra sumo dos cartões (em velocidade) se realmente não se tirar partido.

18. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Fotos não é coisa que se faça backups para o PC. Usas o cartão e depois descarregas para o PC, mas com cartões desses é provável que um dia chegues a casa e acabes por nãod escarregar nada.

19. Warlord

Warlord [email protected] Member

sempre tive cartoes de marcas "menos boas" e nunca tive problemas, geralmente kando os cartoes comecam a ter certa idade acabo por trocar de makina e comprar cartoes novos de maior capacidade, por isso...

Partilhar esta Página