1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Dúvida] Que distro de Linux utilizar?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por kripton2007, 11 de Janeiro de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 801)

1. kripton2007

kripton2007 Power Member

Boas pessoal...

Estou aqui com uma dúvida!
    Sempre utilizei linux, mais concretamente Ubuntu, mas devo dizer que me cansei dele, tenho neste momento a 8.10 instalada no meu pc.

Não sei bem porquê, mas estou farto de o utilizar... estou à procura de algo mais avançado, se é que me percebem. Gostava de algo que desse mais "pica", não no sentido de ser mais complicado, mas sim no sentido de ser mais agradável trabalhar, com bom ambiente gráfico, estabilidade, enfim... algo melhor que o Ubuntu. Não é que tenha nenhum defeito a apontar a essa distro, mas já não lhe acho assim tanta piada.

O meu problema recai em qual distro escolher, tendo em conta a inúmera quantidade delas. A distro irá ser utilizada num portátil Toshiba A200-21T, e não queria ter problemas em relação ao funcionamento de determinadas partes do seu hardware e capacidades.

O hardware está especificado na minha signature...

Ja agora, precisava que a distro não desse problemas com a ligação wireless Eduroam, nem com conteúdos multimédia...

Preciso de ajuda em decidir a melhor distro para utilizar!
    Será que me podem indicar alguma?

Cumps kripton2007

2. kripton2007

kripton2007 Power Member

então ninguém diz nada???

3. wedlled

wedlled Power Member

A malta não deve gostar muito de se repetir, por isso não respondem.
    Este assunto já foi abordado mais que muitas vezes pelo forum.

Acho que se resume a ires à distrowatch e escolheres uma. Tens as masive distros (Slackware, Debian, Gentoo, Fedora...) que toda a gente conhece e depois tens outras menos conhecidas que de certeza vai vir aqui alguem a dizer que é a melhor e outros a contrariarem.

Minha aposta: Arch... Tenho-o sem problemas a rodar em Desktop e Laptop como sistema único à algum tempo.

Quanto ao eduroam penso que não depende da distro. Multimédia não sei a que te referes. Tratamento de video? Sistema de som e precisas de kernel em tempo real? Ai deve haver preferências. Se falas de ver filmes / ver fotos / ouvir musica, mais uma vez... isso é igual em todas!

4. Corpsegrinder

Corpsegrinder Banido

Se já usas ubuntu e estás farto.... pelo que disseste, eu diria "Muda de window manager" :004:

Ou então... muda para um debian stable. E muda de window manager! :D

5. kripton2007

kripton2007 Power Member

eu estou a pensar no Arch...

mas pelo que vi este não tem modo live cd para experimentar e para depois instalar em modo gráfico! Certo?

6. firedrops

firedrops Power Member

arch é 'fofinho'. acho que basta não ser castanho :009: e não o considero mais difícil que o ubuntu, apenas menos mainstream. go for it

7. HellSpider

HellSpider Power Member

Podes testar numa máquina virtual... mas de qualquer maneira podes ter certeza que não te arrependes de o instalar... é a distro que uso e não tenciono mudar...

Cumps

8. amoreto

amoreto Power Member

Eu usei ubuntu,mas ja estava farto.eu antes usei o linux mint ,tb e baseado em debian,mas e muito mais engraçado,alem de instalares pelo synaptics,no site tb tens programas ,jogos, multimedia,editores para instalares ,e muito bom,gostei msm de o usar ,so tinha um bug :p,era kuando clicavas no icone para mostrar o ambiente de trabalho,as janelas minimizavam,e se carregasses outra vez no icone para elas aparecerem ,umas vezes elas nao apareciam,e msm clicando na barra de tarefas,foi mesmo so isso.
    Agora instalei o fedora 10 e estou a gostar :D.

em relaçao a eduroam,com o network manager .7 ,pelo menos no meu caso ia sempre abaixo.
    Se usa kanguru ou vodafone o network manager .7 liga-t logo sem problemas.

abraço

Última edição: 25 de Fevereiro de 2009
  9. HaLf-LiFe

HaLf-LiFe Power Member

Há uns tempos atrás estava um pouco farto de ubuntu...mas veio se a mostar que afinal tava era farto de gnome..qualquer distro que tenha gnome agora fica-me sp com sabor a ubuntu :002:
    Comecei por apimentar um pouco o ubuntu, instalar umas docks, themes novas, usar conky para dar um novo ar..mas por fim acabei por mudar de window manager, mudei para KDE (Opensuse, PCLinuxOS, Mandriva e Pardus tudo distros acessiveis como o ubuntu)

Partilhar esta Página