1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvida RAID(0)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Madril, 27 de Março de 2006. (Respostas: 22; Visualizações: 1081)

1. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Pessoal, é assim. Vou ter que desmontar o PC para tirar a Prommy que parece k deu o berro de vez. Mas tenho Raid0 e queria saber se ao voltar a montar, as ligações dos SATAS têm que ser exactamente as mesmas ou tanto faz.

E precisava da resposta rápidamente se não se importarem ... tou sem pc :P (vendi o portatil e o pc na se liga pk a prommy deu o berro)

2. [BoB]Marley

[BoB]Marley To fold or to FOLD?

eu penso ke n será necessário ligar nos mesmos sitios... mas tb n custa nada marcar os cabos, e ligá-los nos mesmos discos :P

3. Madril

Alguém com certezas ? :P

é que é um bocado dificil ... na viram a desarrumação que vai na caixa :P

4. [BoB]Marley

é sempre uma bela oportunidade para a arrumar :P

5. Madril

Mete 4 SATA's + 2 x 6800GT (com adaptadores dos molex para alimentação pci-e) numa PC60 :D

Alguem tem certezas sobre a minha pregunta ?

6. MonkSP

MonkSP Power Member

tens que ligar EXACTAMENTE como estava antes. Claro que podes trocar os cabos MAS
    o disco que estava na porta SATA 1 tem que continuar na SATA 1 e o disco que estava na SATA 2 tem que continuar na SATA 2... SATA 3 ... por aí fora

7. Madril

e o 3 na Sata3 e o 4 na SATA 4 ... era o que temia :P

Que em vez de ter posto aquilo por ordem pus tudo trocado :S

Tks monk

8. MonkSP

MonkSP Power Member

Eu costumo escrever o número a lápis no disco...

9. VoRtAn_MaDgE

VoRtAn_MaDgE A.S.Team performed

Tem d estar na mesma mas s trocares na bios as portas sata para o raid0 mesmo continua a funcionar...

Tested at my barraca :)

10. Madril

Eu "só" tenho 4 discos e 4 portas SATA (SLI-D), queria saber era se a ordem dos discos era relevante.

11. VoRtAn_MaDgE

Mas essas 4portas ocupadas todas elas estão com discos em raid?

IMagina k tens o sata 1 e 2...ambas com discos lá ligados em raid...podes inverter os cabos satas desses mesmos discos nas portas sata da board k continua a funcionar...

12. Madril

Ou seja ... tenho raid0 dos 4 discos ... é indiferente a ordem ? :D

13. VoRtAn_MaDgE

sata1/sata2
    sata3/sata4

se os 4discos fizerem só 1 raid podes

Agora se por exemplo os satas 1 e 2 e os satas 3 e 4 cada um deles fizer um raid só podes alternar entre cada um dos satas dos respectivos raids.

14. Madril

São só 1 raid

15. DreamOn

DreamOn Folding Member

Podes trocar então. Já o fiz ( apenas com duas ligações sata, mas liguei noutras portas ) e continuou a funcionar.

16. Sway

Sway To fold or to FOLD?

podes por tudo á toa!

eu nunca olho e fica sempre bem e nao me parece que por obra do Senhor acerte sempre nos sitios certos!

17. teknix

teknix Power Member

Penso que as controladoras raid identificam os discos (ID) através de algum codigo(serial number,etc), por isso se trocares a ordem, ela deve voltar a identifica-los e fazer os ajustes necessarios.
    penso eu...nunca testei :D

18. MadOnion

MadOnion Folding Member

Só haveria problemas se fosse por exemplo numa SLI DR, onde tem 8 satas e duas controladoras, ou seja passares o array de uma controladora pra outra. Caso contrário, podes trocar os cabos desde que fiquem na mesma controladora.

19. trek_b

trek_b Power Member

Desde que esteja ligado no mesmo controlador a ordem não interessa. O sistema RAID escreve nos discos uma identificação, o que permite por exemplo passar os discos para outro sistema desde que o controlador seja da mesma familia.

20. [BoB]Marley

já agora uma duvida...

entao e se trocarmos de board, é necessário criar um novo array, certo? ao criarmos esse array na board nova, vai-se perder a informação dos discos?

Partilhar esta Página