Duvida Raid de discos mecanicos e SSD

icecosta

Power Member
Boas a minha duvida é a seguinte tenho dois discos mecanicos de 1Tb em raid0 e recentemente adquiri um SSD agility3 120Gb, andei a pesquisar no google e vi que existiam vantagens em ter o SSD em AHCI, mas a minha board só me permite ter a porta 5 e 6 em AHCI (são as 2 portas sata 6gbps o ssd está ligado na 5), se tiver as portas 1 a 4 em AHCI.

Como tenho as portas 1 a 4 em RAID as unicas hipoteses que tenho é colocar as portas 5 e 6 em RAID ou IDE, neste momento tenho em IDE e de 1 a 4 em RAID.

Qual será a melhor configuração para as portas 5 e 6 onde está ligado o SSD RAID ou IDE ?

Ou será preferivel tirar as portas 1 a 4 de RAID e desfazer o RAID e colocar todas as portas em AHCI ?

Não percebo porque é que a bios não me deixa colocar as portas 5 e 6 em AHCI estando as restantes em raid mas o facto é que não deixa, se alguem puder deixar umas luzes, quanto á forma mais eficiente de ter o SSD nesta situação agradecia.
 
Última edição:
Pelo menos nas SB750 antigas as configurações possíveis são:
1) todas as 6 portas em AHCI/RAID/IDE Legacy/IDE Native simultaneamente
2) ou o Combined mode que consiste em ter as 4 portas em RAID/AHCI mais as 5-6 em modo IDE por motivos de compatibilidade (com cd-roms problemáticos que não suportem modos nativos sata, ou para poder aceder aos discos/opticas em ide sem drivers especiais para a controladora, p.e, num cd boot simples ou OS antigo), podendo ser seleccionado emular um controlador IDE primário ou secundário nestas duas portas também por motivos legacy.

Julgo que combinar 4 portas em RAID + 2 AHCI não será possível a não ser que seja novidade nas SB850/950. No entanto, se desejares manter o raid poderás configurar todas em RAID (ou usar somente as 4 primeiras), manter uma array só com os 2 hdds, e deixar o SDD como single drive/JBOD numa das outras portas. Há a possibilidade do SDD não receber comandos de TRIM sem ser em AHCI, embora com algumas configurações seja possivel em modo RAID desde que não esteja numa array, o que dependerá da SB e drivers. Se deixares o SSD em modo IDE terás algum estrangulamento na largura de banda, além de ser de todo impossível o OS passar comandos TRIM.
 
Última edição:
Boas mais alguem confirma esta informação? Eu inicialmente coloquei o SSD em modo raid e penso que o Trim estava desabilitado mas ao mudar para IDE ele aparece-me como Habilitado


Existe alguma vantagem a nivel de performance em colocar a porta 4 e 5 onde está ligado o SSD em raid comparativamente a IDE?

Uploaded with ImageShack.us
 
Última edição:
O comando TRIM é enviado pelo OS (estando ligado por defeito) a um nível mais alto, tendo que passar por um driver que o suporte (o que não é o caso em IDE, pois não contempla sequer o comando), depois por um controlador (SB950) que reconheça o comando do driver, e por fim para o SSD que o faça.

O programa da OCZ pode ficar confundido por encontrar disponível o SSD (na porta 5-6), e ao mesmo tempo teres a correr um driver SATA/RAID que reconhece esse e outros comandos nativos SATA (quer o passe ou não a uma array ou JBOD) a funcionar apenas nas portas 1-4. Se com o SSD em modo JBOD (fora de array) sob RAID e o programa diz que não o suporta, então é possível que identifique com mais precisão que este não seja mesmo passado (ao invés de algumas combinações de sb+drivers intel que o permitem).
Poderei estar enganado, mas parece-me o mais plausível visto a impossibilidade de passar o comando TRIM a um SSD sob IDE.

Ainda há pouco tempo houve um user nesta thread com um Agility 3 em que o modo IDE prejudicava imenso a performance.
 
Última edição:
Andei a fazer uns testes com o ATTO e realmente os resultados estão um pouco abaixo do que encontro em reviews, vou ser obrigado a desfazer o raid e colocar os discos em AHCI para testar, quanto ao trim realmente a informação que encontro na net é confusa uns dizem que funciona em IDE e AHCI em RAID não outros dizem que em IDE não funciona...

Vou me entreter hoje á tarde a fazer backup´s

Depois de mudar os discos para AHCI e reinstalar o windows já me parecem velocidades mais normais


Uploaded with ImageShack.us
 
Última edição:
Back
Topo