Dúvida RAID

zelv

Power Member
Alguém me poderá dizer em que circunstâncias posso fazer RAID. Os discos têm de ser exactamente iguais (velocidade, cache, tamanho, marca)? E qual o mais rápido: um sistema RAID a partir de discos IDE ou um disco SATA?
Thx in advance.
 
zelv disse:
Alguém me poderá dizer em que circunstâncias posso fazer RAID. Os discos têm de ser exactamente iguais (velocidade, cache, tamanho, marca)? E qual o mais rápido: um sistema RAID a partir de discos IDE ou um disco SATA?
Thx in advance.

Acho que só dá para fazer raid com SATA, e sim convem os discos serem mesmo completamente iguaizinhos !
 
tb dá c discos IDE, mas os SATA têm maiores velocidades, lg sao melhores... qt as caracteristicas dos discos convém serem mm iguais em tds os aspectos d forma a ters um melhor desempenho e aproveitamento dos mesmos
 
Podes fazer RAID com o que quiseres. Se for soft RAID até podes misturar discos diferentes em controladores diferentes... Dependes mais do OS/software que de outra coisa qqr...

mas os SATA têm maiores velocidades, lg sao melhores

Sheshh... há ppl mesmo vitima do marketing...

O interface SATA é mais rápido que o ATA100/133 sim. O problema é que os HDs em si nem por isso... É a mesma coisa que comprar uma placa UltraSCSI320 + respectivo HD SCSI e pensar que vais ter 320MB/s... Se atulhares akilo com HDs em RAID, talvez lá chegues perto... Com 1/2 HD's nem sequer a 1/2 caminho ficas...

Atm estamos no ponto onde a questão mecânica dos HD se sobrepoe e muito á questão de banda do interface... Alias, o conceito de RAID em muitos casos é chamado a lume pq tens um interface com banda X mas dispositivos ligados a ele que só debitam X/4. Tentasse minorar isso com mais rpm, mais cache, melhor firmware, etc e tal, mas o problema continua.

E se duvidas, posso garantir-te que tou ao lado de 2 HDs 120Gb Seagate 7200. Um ATA e outro SATA. Se o SATA der mais 1/2 MB/s que o outro já é uma sorte, e provavelmente deve-se mais ao mecanismo (mecânico, lógico e firmware) do SATA ser mais recente do que o do outro...

d forma a ters um melhor desempenho

IMMV. O teu desempenho depende do HD mais lento. Ao serem iguais simplesmente descartas essa parte da equação. Se criares um soft RAID entre um HD SCSI e o seu equivalente IDE, o IDE provavelmente vai estar a limitar a performance do RAID... E se o CPU da box for um P100, vai ser o P100 a limitar o RAID... IMMV
 
Back
Topo