[dúvida] Recomendam foldar com todos os núcleos do CPU + GPU

p4thos

What is folding?
Antes de mais, como sou novo nesta comunidade de folding, quero saudar todos os que apoiam esta causa.

Agora ao que interessa:

Podem verificar (olhando para a signature) que tenho um CPU de 4 núcelos e uma placa gráfica.

Neste momento estou a foldar da seguinte forma:

- 4 cpu-console-clients (para utilizar os 4 núcleos a 100%);
- 1 gpu-console-client (para foldar com a minha 4890)

...

Li algures na internet que não é recomendado foldar com GPUs AMD/ATI sem ter um core livre. Contudo, são recomendações que foram colocadas em 2006/2007, portanto, não sei se hoje em dia a sugestão ainda é válida com os GPU's modernos.

Queria saber se devo libertar um core do CPU para foldar com o GPU e se isso é rentável, isto é, se não será então preferível foldar só com o CPU.

...

Obrigado a todos pela ajuda!
 
Boas!!

Eu acho que o melhor para si, e partindo do princípio que vai foldar todos os dias, será a instalação do cliente SMP para a CPU e a instalação do cliente GPU para ATI, disponíveis aqui e seguir as recomendações de instalação que lá estão presentes (tomar atenção ao tipo de cliente pois depende do sistema operativo, etc.)

Eu, por experiência própria, quando estava a foldar com uma GPU ATI, só podia ocupar 3 cores do meu Q6600 para o cliente SMP e libertar 1 para o cliente GPU. Nunca percebi muito bem porque tal acontecia, mas era um facto. O cliente GPU da ATI (talvez por ter menos suporte, digo eu) está menos optimizado do que o cliente NVIDIA, quer ao nível dos ppd´s, quer ao nível da taxa de ocupação da CPU.


Cumprimentos.
 
Última edição:
Hum, realmente pensei que fosse possível ficar com todos os cores disponíveis, mas estou a ver que talvez assim não seja.

Será que as NVidia, por terem suporte CUDA, não necessitam de CPU?

Provavelmente é essa a diferença entre as NVidia e as ATI, como as ATI não têm CUDA nem nenhum sistema semelhante, necessitam de alguns recursos próprios de um CPU, que a NVidia tem com o CUDA.

Mas isso sou eu a deduzir... :s
 
Acho que terá mais a ver com a forma com que o cliente é "programado", uma vez que se em vez do F@H, utilizar os clientes do BOINC (outro projecto de computação distribuída), os resultados das ATI já são muito melhores.

Eu, por acaso, neste momento estou a foldar com uma GTX460 que me dá mais do dobro dos ppd´s que a minha antiga 4870 dava, mas no resto não é 2x superiores à ATI, apesar de ser melhor, sem dúvida.

Mas não há nada como experimentar e ver pelos próprios olhos. ;)
 
Back
Topo