1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Duvida] redhat, desapareceu!?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Core1, 28 de Janeiro de 2009. (Respostas: 10; Visualizações: 725)

  1. Core1

    Core1 [email protected] Member

    Boa tarde a todos, gostava de instalar uma distro de redhat no meu portatil, andei a procura mas nem no site encontrei nada... existe algum server ptg onde possa fazer o download da versão mais recente!?

    cumps
     
  2. Fork

    Fork What is folding?

    Sem ter a certeza toda, acho que o Red Hat agora só pagando, pois é mais vocacionada para empresas. Tens mais informação aqui https://www.redhat.com/

    Podes usar o Fedora que é apoiado pela equipa do Red Hat.
     
  3. Core1

    Core1 [email protected] Member

    Pois, parece q sim... digamos que o fedora veio substitui-lo... cheguei a usar o redhat 7.3 lol.. e agr passado uns anos queria voltar a ver no que se tinha tornado

    Obrigado
     
  4. iGama

    iGama Ubuntuguide Translator

    Usa CentOS , é a versão "Free" do RedHat, de tal forma que a RedHat contribui tb para o seu desenvolvimento.

    é praticamente a mm coisa, tirando as grandes valias do suporte pago da redhat
     
  5. Fork

    Fork What is folding?

    A sério?

    Pensei que tinha o Fedora é que era a versão free. Sempre a aprender.
     
  6. Dkid

    Dkid Power Member

  7. iGama

    iGama Ubuntuguide Translator

  8. PrOdG

    PrOdG Power Member

    A Red Hat (empresa) decidiu há uns anos acabar com a Red Hat (distro) e separar os seus produtos consoante o target. Assim, passou a produzir:
    Red Hat Enterprise Linux: para o mercado comercial, paga, em geral para mainframes.
    Fedora: para o mercado comunitário, grátis, em geral para desktops.

    O CentOS é uma distro baseada em RHEL mas que nada tem a ver com a Red Hat (empresa).
     
  9. iGama

    iGama Ubuntuguide Translator

    Mas a RedHat contribui para ela "off-the-records" para garantir que certos programas certificados em RH funcionem. é uma forma de publicidade para eles, já que testam e chegam a um ponto que preferem pagar o suporte RedHat.
     
  10. Red Hat existe e recomenda-se :)

    Explicando um pouco sobre este assunto :

    A red hat é uma empresa que resolveu criar uma distro voltada para o mercado empresarial (desktop e servidores) e vende subscrições que incluem o direito de usar a distro + suporte + acesso ao RHN (red hat network - para poder atualizar o sistema), tudo isso pelo periodo da subscrição 1 ano, 3 anos ou qualquer combinação dos dois.

    Como Linux é open source, a Red Hat e qualquer outra distro tem de disponibilizar o código fonte.

    O CentOS pega este código fonte, compila de novo, coloca a marca CentOS e disponibiliza esta distribuição - assim, é uma cópia exata do Red Hat (exceto os pacotes que têm o nome redhat e por questões legais, têm de ser trocados para centos ou outra coisa qualquer - mas só muda o nome).

    O projeto Fedora (que pertence à red hat) é uma distribuição que existe como filtro entre a comunidade de desenvolvedores de todo o mundo e aquilo que se pretende numa distribuição empresarial.

    O que acontece é que o projeto fedora desenvolve parte do red hat (existem engenheiros da red hat no projeto), junta-lhe tudo o que a comunidade desenvolve (filtrando o que não interessa), testa por uns tempos em releases periodicos (sai uma versão a cada 6 meses) e, se tudo estiver a funcionar e sem bugs, passa para a distribuição red hat ja filtrado, testado e com garantias de bom funcionamento.

    A red hat, como fica à espera que as coisas sejam bem testadas antes de colocar na sua distribuição, precisa de tempo de release maior. Assim, só sai uma versão nova de red hat a cada 18 meses.

    Além disto, a red hat é considerada a melhor para o mercado empresarial, por causa do suporte, da estabilidade e da garantia de que um servidor com red hat vai ter a versão instalada suportada por 7 anos!

    Espero ter ajudado,

    []'s
    Nuno Lopes
     
  11. Underground909

    Underground909 Power Member

    Estás a confundir. O Fedora é que é a plataforma "testbed" para o Red Hat Enterprise Linux.

    O CentOS é o RHEL, com a única diferença que é removido tudo o que é marca registada e logotipo da Red Hat. O CentOS simplesmente faz cópia directa da source do RHEL e compila. Por assim dizer, é um RHEL para quem quer ter o RHEL mas sem pagar à Red Hat. As relações entre a Red Hat e o CentOS não são amistosas, tendo o Centos chegado a receber alguns avisos legais.
     

Partilhar esta Página