[duvida]registo com o mesmo nome

username como campo primario ou unico (segunda opçao melhor).
ao fazer o registo (no teu lado) efectuar query à bd com username e verificar se retorna algo. Se retornar dá erro, se não retornar crias o user.
 
usei este codigo dentro do php e nao funcionou

else
{
<script language="Javascript">
alert ("Username existente!");
</script>
}

É normal que não funcione visto que não deste uma instrução para que esse bloco fosse escrito na página. Tens de colocar isso dentro de um echo, não esquecendo de fazer escape às aspas com "\":

else
{
echo " <script language=\"Javascript\">
alert (\"Username existente!\");
</script>";
}
 
não precisa de colocar isso dentro de um echo desde que coloque o fim do php.


else
{?>
<script language="Javascript">
alert ("Username existente!");
</script>
<?}
 
Ou ainda com heredocs:

else
{
echo <<< FIM
<script language="Javascript">
alert ("Username existente!");
</script>
FIM;
}

anjo2, não é muito bom aconselhares a entrar/sair do php com as short tags "<? ?>". É melhor dizer sempre "<?php ?>" ;)

GreenSpider, acho que antes de começares a mexer no PHP, deves perceber a diferença entre linguagens do lado do servidor/cliente e em que é que cada uma te é útil. Afinal, o PHP só serve para conseguires enviar ao utilizador diferentes respostas para a mesma página, mas essas respostas têm de ser enviadas através de comandos do PHP (echo/print) ou através do fluxo normal do programa (if (condição) { ?> algum HTML a enviar caso condição se verifique <?php }).
O código que mostraste é uma mistura de HTML com PHP, enquanto que tens de os ter bem distinguidos. Quando entras no PHP com o <?php, tudo o que está até ao ?> é PHP, e se quiseres que esse código envie HTML para o utilizador, usas o echo OU sais do PHP.
 
agora da! mas e ao fazer load da pagina, e eu queria que ele fizesse se o utilizador ja existisse, mas tambem nao consigo que nao se registe com o mesmo nome
 
O meu if ta certo, ele verifica se as variaveis que tenho de erro tas vazias, se tiverem ele insere senao eu queria que ele desse uma mensagem a dizer que o username ja existe
eu resolvi o problema de nao deixar registar com o mesmo nome, foi pela maneira mais facil, foi a tabela da bd e metin o campo username com unique e pronto
agora queria era a mensagem de erro, ou que ele fosse para uma pagina de erro
 
Se bem percebi, isto deve resultar, não?
PHP:
if (mysql_query("...")) {
  echo 'Utilizador criado';
} else {
  echo '<script>alert("O utilizador já existe");</script>';
}

Isto, caso eu esteja a perceber bem o problema.
 
e mais ou menos isso, mas a mensagem tambem aparece ao fazer load da pagina, e nao respeita o else

else {
echo
'<script>alert("O utilizador já existe");</script>'
;
}


 
e mais ou menos isso, mas a mensagem tambem aparece ao fazer load da pagina, e nao respeita o else

else {
echo
'<script>alert("O utilizador já existe");</script>'
;
}
Continuo a não perceber o que queres dizer com isso. Tem em conta que não sabemos mais nada do teu código senão o que mostraste!
Se não respeita o else (o que é isso?), provavelmente há um erro qualquer de lógica no If.
 
Back
Topo