[Dúvida] Relação Domínio/Alojamento

Hannibal King

Power Member
A minha dúvida consiste em saber qual a relação domínio/alojamento. Mais concretamente, eu tenho um domínio ao qual criei uma conta de email (imaginemos [email protected]), a dúvida consiste qual devo de manter (pagar) para não perder o email do domínio?

O alojamento interfere com o domínio ou este só suporta o domínio em termos de acesso?
 
Uma coisa é o domínio, outra é o alojamento (espaço em disco para website/emails/...)
Há empresas de alojamento que na compra do dominio oferecem espaço para email, outra não (e nesse caso tens de comprar alojamento)
 
O domínio é o nome, nome este que aponta para servidores de dns a partir de nameservers, os servidores de dns servem como placas de indicações, por exemplo os registos MX para que a "internet" saiba para que servidor deverá enviar os emails (pode nem haver o email criado, desde que tenha um registo MX ele envia o mail para esse servidor e depois o servidor é que decide o que fazer com ele).

Um serviço de alojamento geralmente já inclui muito outros serviços, seja de dns, de email, entre outros, facilitando assim a vida ao cliente que não precisa de andar a configurar tudo sozinho e em vários sítios, tendo assim um pacote global e facilitado.

Algumas empresas já fornecem um serviço de dns e email, no entanto para o usar é obrigatório que usem os dados por eles fornecidos (em termos de nameservers).

Resumindo, o domínio é obrigatório, mas este não funciona sozinho.
 
Back
Topo