Dúvida Router Wireless...

greven

Folding Artist
Pessoal, tenho aqui uma dúvida, comprei um Router WiFI da Asus o 500G e tenho aqui uma questão na configuração do wifi...

Tenho este menu:




Pelo que eu percebo é que ele no modem accept só aceita ligações wireless em que o determinado MAC adress esteja na lista...

Ok, até aqui tudo bem. Eu quero aceder com o meu Vaio que tem wifi integrado... ele tem um Mac adress para por na lista? Ou tou a perceber isto mal?


Já agora, mais uma dúvida, agora que tenho router posso utilizar um serviço como o no-ip ou assim para ter um "ip fixo" certo? Alguém sabe de um tutorial ou guia para ler sobre isso e para ver as vantanges?

Thx. :)


EDIT - Outra questão... o router traz um Printer Port e um USB port. Eu gostava de utilizar o printer port, mas infelizmente a minha impressora só tem porta usb, será que dá para ligar à mesma ao usb do router? É que esse usb penso que dê para ligar qualquer device USB... :)

Thx once again! ;)
 
Última edição:
Bem a impressora já tá a funcar pelo USB. Agora tenho ainda aquela dúvida (se a placa wireless do portátil tem algum Mac Adress e se tem... onde vejo isso) e agora não me consigo ligar com o portátil ao router wifi se ligar a encriptação! :S Se tiver o WEP - 64 ou 128 ligado, meto a chave e o gajo não se liga. Se desligar o WEP ligo-me na boa (mas a ligação obviamente fica vulnerável).

Será que tenho de mudar o SSID no portátil também? Como raio mudo isso? Thx.



~EDIT - Ok, já percebi o prob do WEP key, esqueci-me de mudar uma cena...

Só falta a questão do MAC adress, anyone?
 
Última edição:
=========
Agora tenho ainda aquela dúvida (se a placa wireless do portátil tem algum Mac Adress e se tem... onde vejo isso
==========

também tenho o meu router configurado dessa forma com MAC Address

Todas as placas de rede têm um endereço físico, podes vê-lo indo à janela de comandos DOS e fazer

IPCONFIG/ALL

como tenho o SO português, diz-me mesmo "Endereço Físico", algo do género de uma chave hexadecimal :

00-30-05-63-FB-ED
 
Obrigado Delta, já vou experimentar... noob me, nem me lembrei do ipconfig! :S Pensei que o Mac adress viesse debaixo do rouber (como vem normalmente) mas como o portatil tem wireless integrado.

Thx mate. :)
 
não são todas as placas que têm MAC mas sim todas as interfaces (isto é só para ser cócózinho :D ), em linux caso uses faz ifconfig interface que aparece :)
de resto em win foi como te disseram

uma vez que usas WEP vê se trocas as chaves partilhadas regularmente porque o WEP tem aqueles problemas que toda a gente já sabe...
 
fap, mas com o WEP e o Mac adress não fica suficientemente seguro? Por acaso o router tem um opção de trocar as WEP Keys de tanto em tanto tempo, mas depois tenho de andar a introduzir chaves gigantes...

Já agora, grande diferença de WEP64 para 128? O 64 não é suficientemente seguro?

Este router é mt fixe! :D
 
greven disse:
fap, mas com o WEP e o Mac adress não fica suficientemente seguro? Por acaso o router tem um opção de trocar as WEP Keys de tanto em tanto tempo, mas depois tenho de andar a introduzir chaves gigantes...

Já agora, grande diferença de WEP64 para 128? O 64 não é suficientemente seguro?

Este router é mt fixe! :D

Convém proteger a rede com WEP, a diferença entre 64 e 128 tem a ver com o tamanho da password.

Não se ao certo, mas WEP 64 permite uma chave até 10 caracteres, imaginas as combinações possíveis para quebrar essa segurança ? imensas...

Por isso eu tenho Wep64, é mais do que suficiente, e também MAC Address...
 
greven disse:
Thx pessoal, já agora mais uma dúvida. Devo deixar o UPnP ligado?

Depende depois da estabilidade da tua conexão, se ficar estável podes deixar...caso contrário desactiva isso e também no windows
 
Perguntei isto porque li algures que o UPnP tinha umas quntas vulnerabilidades... mas não sei se o router funca sem isto (apesar de ter a opção para desligar). Vou experimentar, thx mais uma vez Delta! :)

Mais alguma dúvida ponho aqui.... :D

Ah... alguém utiliza o no-ip.com ou assim para dar a volta ao ip dinâmico?
 
Obrigado pelo link fap. :) Já tinha ouvido dizer que WEP não era muito seguro, agora já sei a razão. Mas de qualquer forma como tenho Mac Acess e WEP não deve ser muito fácil de entrar aqui. Ainda tenho é de configurar a firewall, isto tem TANTA cena para configurar. :)
 
Alguém que tenha um router destes (Asus WL - 500G) para eu ter uma ideia como configurar a Firewall daquilo? Aquilo tem uma Firewall e tem outra para Wireless Firewall, e tem filtros LAN para WAN... :S Confused. Não consigo encontrar nenhum guia de jeito, aquilo parece baseado em iptables... argh. :P
 
Ninguém tem este router para dar umas hints?

Por exemplo... quero abrir umas ports para o bitorrent... 6881-6999, tenho de abrir uma a uma no Virual Server? É que aquilo não tem tipo Port 6881 to 6999 como alguns routers.. argh..


EDIT - Shame on me já percebi... :D LOL

Esta thread parece um monólogo!! :P
 
Última edição:
Back
Topo