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[Dúvida][Rpg maker vx]Criação de eventos

Discussão em 'Programação' iniciada por _Kenshin_, 13 de Novembro de 2008. (Respostas: 1; Visualizações: 1436)

  1. _Kenshin_

    _Kenshin_ I'm cool cuz I Fold

    boas

    Estou a criar um jogo para a minha PAT de 12º ano e estou a utilizar a plataforma Rpg maker vx para criar o jogo .Só que surgeriram-me umas dúvidas no seguinte :
    Queria bloquear algumas personagens para que aparecem-se só quando derrotava um boss e depois a personagem que aparecia iria para a minha party no jogo;
    Queria saber como é que faço para bloquear areas no mapa ,e essas mesmas areas só seriam desbloqueadas depois de ter sido derrotado um dertiminado boss/mob.

    A linguagem de programação utilizada no rpf maker vx é o RUBY(RGSS2)

    cumpz
     
  2. ribeiro55

    ribeiro55 Power Member

    A isto é que se chama desenterrar tópicos...

    Não precisas de pensar no RUBY.
    O RPG Maker está genialmente concebido para minimizar a necessidade de recorrer à linguagem pura.

    Se quiseres bloquear áreas, terás de as bloquear primeiro no desenho do mapa.
    Por exemplo, vou te ilustrar com ASCII, onde 0 = Passável e X = Não passável e Z = um item que só deve ser alcançável depois de derrotares um boss e E um evento:

    00000000000000000000000000
    00000000000000000000000000

    0000000XXXXXXXX0000000000
    0000000X0000000X0000000000
    0000000X000Z000X0000000000
    0000000X0000000X0000000000
    0000000X0000000X0000000000
    0000000XXXXEXXX0000000000
    00000000000000000000000000
    00000000000000000000000000

    Se depois de derrotares o tal boss, definires um Switch para ON, digamos BOSSMORREU = ON, tens o terreno preparado para que o evento E bloqueie ou não a passagem.

    No evento E teriamos de ter dois separadores de evento.
    No primeiro separador, sem condições de arranque, porias uma rocha ou algo que não permitisse a passagem, e no segundo separador não punhas gráfico nenhum, activavas a flag THROUGH e nas condições de arranque punhas a Switch BOSSMORREU = ON.

    Enquanto o boss não morrer, a Switch vai estar OFF e o gráfico em E será uma rocha que não te permite o acesso aquela área. Quando o switch estiver on, o gráfico desaparece e a flag THROUGH permite a passagem ao jogador.
     
    Última edição: 19 de Janeiro de 2009

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