1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

[Duvida(s)] - Componentes

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Schumy21, 4 de Novembro de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 553)

1. Schumy21

Schumy21 Power Member

Boas pessoal. :P

Tal como muitos, vou adquirir um PC novo nos próximos dias e ando no árduo processo de escolha de componentes.
    Em relação a alguns a escolha está praticamente feita como o processador Intel Core 2 Quad Q6600 e a placa gráfica HD4870 PCS+ 1GB DDR5 da Powercolor.

A motherboard será muito provalmente a boa/barata/popular ASUS P5Q PRO pelos 2 slots
    PCI Express 2.0 x16, a capacidade para CF e o suporte para RAID. A primeira dúvida que gostava de colocar resulta das especificações da motherboard no que toca á memória:

Memória:
    4 x DIMM, max. 16GB, DDR2 1200/1066/800/667MHz, non-ECC, un-buffered memory
    Dual channel memory architecture

Não só nesta placa como em (quase?) todas as outras não surge a frequência de 1000 MHz para as memórias. Vou adquirir 4GB DDR2 e estava a pensar precisamente dessa frequência pois em relação ao preço ainda compensam bastante em relação ás de 800 MHz e o mesmo não acontece no salto para as de 1066 MHz.

Existe algum problema de compatibilidade entre a board e memórias RAM dessa frequência? Serão no mínimo memórias pouco aconselháveis por correrem overclockadas na board (havendo neste caso compatibilidade claro) ?

Aproveito e deixo mais uma dúvida que se prende com a caixa. Para além da estética é claro que existem outras caracteristicas que condicionam a escolha. Qual o melhor material para a mesma (penso ser alumínio) ?
    Quantas mais fans melhor? Entre duas caixas de preços semelhantes se uma tem uma fan e outra 3 supostamente é melhor a segunda mas se não forem de grande qualidade também podem resultar em ruído significativo extra...
    Recomendações de marcas? Já li aqui no fórum que as fans das Coolermaster nem sempre são as melhores...
    Por fim deixo as duas que estou a ponderar sem gastar logicamente muito dinheiro:

LIAN LI PC-7BYCF BLACK -> http://www.globaldata.pt/#?p=ProdDetail&ProdId=8375

NOX COOLBAY BLACK (JANELA) -> http://www.globaldata.pt/#?p=ProdDetail&ProdId=8376

Se alguém me puder dar umas luzes sobre estas questões agradecia. Cumps ;)

2. Schumy21

Schumy21 Power Member

Então ninguém tem ideias? Teorias também são bem vindas, uma especulaçãozinha nunca fez mal nenhum...lol

Cumps.

3. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Qual será a funcionalidade do pc?
    Vais jogar a que resoluções?

em principio RAM a 800 será suficiente
    Caixa..lian li, antec são marcas mt boas mesmo

Cumps

4. Schumy21

Schumy21 Power Member

Boas Madcaddie, a funcionalidade é basicamente jogos, internet e trabalhos com base em nada de especialmente pesado (Photoshop e alguns ambientes de programação).
    Quanto a resoluções não sou daqueles que tem necessidade de puxar pelo jogo ao máximo, 1280x1024 costuma ser a minha resolução máxima, mas como faço tensões de no futuro adquirir um monitor "grandinho" e preparado para a alta definição já quero ter uma máquina preparada para isso.

Em relação à memória sei que por agora as de 800 MHz são mais que suficiente, a minha dúvida está relacionada com o facto das de 1000 MHz serem quase que o mesmo preço e por isso mais apetecíveis embora o facto dessa frequência não aparecer nas especificações das motherboards me faça questionar sobre se serão menos aconselháveis (compatíveis quase de certeza que são).

Obg pelas sugestões de marcas, por acaso entre as duas opções que postei em cima estou mais inclinado para a NOX por uma questão estética, mas sei que as Lian Li também costumam ser boas caixas.

Cumps.;)

5. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

As 1000 não aparecem nas especificações das boards, porque não é uma velocidade standard.
    Não existe qualquer problema de compatibilidade com a P5Q.

Quanto á gráfica, não vais tirar todo o rendimento da 4870 PCS+ com um Q6600. Tens que fazer um bom OC para aproveitar a capacidade da gráfica, senão mais vale poupar e meter uma 4850 PCS+ ou GS, que para 1280 chega e sobra.

Quando mudares de monitor daqui a uns meses, reavalias a situação.

6. lkezen

lkezen Power Member

Reavalias a situacao = comprar outra grafica?

Para isso nao cuta nada comprar uma ja' pronta para esse efeito que nao perde nada so' ganha, o processador la' esta' e' a tal base como ja' disseram.

7. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Toda a gente tem que se começar a mentalizar que a maneira de montar um pc e esperar que dure 6 anos, acabou. A industria hoje em dia movimenta-se a uma velocidade louca e quem não acompanha, perde imenso dinheiro.
    Quem quer um pc para ir á net ou office, dura muito tempo. Quem quer um pc para jogos, ou compra um pc de 2.000€ agora e depois estoura 2.000 novamente daqui a 3 anos, ou entao faz como eu e estoura 150€ por ano.. agora faz as contas e ve lá quem é que poupa mais dinheiro...

Acho um disparate comprar uma 4870, que é quase um canhão em termos de jogos, para ser aproveitada a 20%...
    Mas cada um faz o que achar melhor com o dinheiro, não estamos aqui para fazer juizos de valor, apenas aconselhamento e quem quiser aceita. Quem não quiser, não aceita ;)
    Como eu já sei o teu ponto de vista, já relevo :D

8. Schumy21

Schumy21 Power Member

Boas.
    Em primeiro lugar obrigado pelo feedback e pelas opiniões aqui postadas. Em relação às memórias obg pelo esclarecimento Stormgiant, talvez a melhor compra sejam mesmo então as de 1000 MHz pois a diferença de 66 MHz parece-me insignificante.

Na questão do monitor não fui muito específico, mas estou a pensar adquiri-lo muito brevemente (possivelmente Natal) por isso a HD4870 é mesmo a gráfica que pretendo para agora.Não duvido que nestes 2 meses que faltam não notaria qualquer diferença nos jogos com uma HD4850 mas sempre fico com uma placa preparada para grandes resoluções e que no fundo correrá os próximos jogos em excelentes condições durante mais tempo que a sua antecessora.

Sobre o conjunto Q6600+HD4870 essa questão já me tinha passado pela cabeça pois é claro que o "nível" da gráfica é superior ao do processador, mas acho os 20% que mencionaste bastante exagerados pois pelo menos para os jogos que estão no mercado actualmente um Q6600 é mais que suficiente em termos de processador. Claro que no futuro é previsivel que a HD4870 continue a ser capaz de grandes desempenhos e o processador já a limite ainda que num cenário sem considerar OC.
    Vou ter essa questão em consideração pois nunca fiz OC e para já não estou a pensar colocar o processador acima do standard logo após o comprar embora o Q6600 até seja ironicamente considerado um processador de futuro devido aos 4 cores.

Seria então melhor considerar um E8400 ou um E8500 para este sistema? Sem considerar pra já OC pois assim acho que até um Q6600 se portaria bem.

Cumps.;)

Última edição: 6 de Novembro de 2008

Partilhar esta Página